Boa tarde Pessoal.

Seguinte, estava pensando em medir o consumo da minha geladeira através do tempo que ela fica com o motor ligado, ou outra solução menos complicada.Gostaria de armazenar estas informações durante um período de tempo (ex.: 10 dias) e pegar estas informações para avaliar se o local que a geladeira está é o ideal.

Sabemos que dependendo da temperatura, o motor da geladeira é disparado, se em determinado local da casa é mais quente a geladeira irá ficar mais tempo ligada.

Será que um medidor de corrente + arduíno + Shield Cartão SD, seria um bom projeto ?

Abraços a todos.

Exibições: 6771

Responder esta

Respostas a este tópico

Uma vez fiz isso, mas foi vergonhoso... Liguei um relogio analogico comum (um despertador de mesa a pilha) num rele 110. quando ligava o motor batia o rele e o relogio andava...

O relogio virou um horimetro... 

A corrente é sempre a mesma, basta medir uma vez.

Mas se quiser fazer o medidor para consumo de qualquer produto seria mto interessante.

Aih vc pode só medir a corrente ou a corrente e a tensão. 

Pra medir corrente modernamente se usa muito o tal sensor de efeito hall, mas também pode ser um trafo de corrente.

Obrigado Eduardo. Irei estudar sobre o trafo de corrente e sensor de efeito hall. Este ultimo ja tinha visto, mas acho que não irá me dar uma medição precisa.

Grande abraço !

Bom lembrar que tem que considerar o fator de potencia. O certa era ter uma wattímetro pra medir a potencia ativa, ai depois pode deixar só no temporizador mesmo. 

Lembrando que a Tensão é uma grandeza primaria

Corrente uma grandeza secundaria

Watt = tensao X corrente   resumindo quem tem tensao e corrente tem potencia

porem o que você paga não é a potencia ativa e sim a potencia aparente, que nada mais é do que a potencia ativa + potencia reativa

Cara, se vc fizer, marca tb quantas vezes a porta foi aberta, o tempo que ficou, com o horário do dia e temperatura ambiente.

Quem sabe vc poderia equacionar tudo isso e predizer o consumo para o ano?

Se tivesse que apostar, que em nossas casas frequência da abertura da porta influencia tanto ou até mais  que  a temperatura que as coisas são guardadas na geladeira.

Falo isso por que dizem (ou diziam) que colocar coisas quentes na geladeira "força" o motor. E com isso, deixavam os alimentos muito tempo fora (mas fora da geladeira eles ficam muito tempo na temperatura perigosa (microbiologia) (perto dos 40graus)...

A industria controla muito bem isso, mas em casa, nunca vi muitos esforço ...

Boa sorte!

Aproveitando, comentario paralelo...

Fala-se que uma das coisas mais dificeis de se incorporar às fontes alternativas de energia é a geladeira, pq precisam de grandes inversores ou serem adaptadas pra 12V (tem mas é caro).

Uma ideia, que acho até que já postei aqui no passado, seria colocar um "catavento" direto pra bombear o gás refrigerante...

Imagino ou colocar o compressor lá no telhado mesmo (ruim por gastar mais cobre e mais gás) ou colocar um sistema de transmissão (eixo) pra trazer o movimento até o compressor.

Poderia ter uma "catraca" de forma que caso a temperatura caia abaixo de certa marca o motor eletrico entra no lugar da energia eolica.

Acho que na praia, por ex, que se tem sempre vento pela manha e ao final da tarde seria otimo. Se não conseguir um freezer consegue pelo menos uma geladeira...

Um projeto completo, imagino, seria o seguinte:

Uma caixa dagua para agua gelada e outra para agua quente.

Dois radiadores mergulhados, um em cada caixa. Um para gelar e outro para esquentar, como num ar split.

Aih o "catavento" acionaria o compressor, que teria que ser daqueles antigos, com motor e compressor separados (o "bola preta" não permitiria, quem sabe um de carro ou onibus..).

A agua quente segue para o chuveiro (de rua);

A agua gelada teria que ser aditivada com anticongelante (sal ou alcool) e serviria tanto para o ar condicionado quanto para a geladeira. Pode circular primeiro pela geladeira para garantir ela, o que sobrar vai pro ar. Essa agua não trocaria, ficaria no circuito.

A grande vantagem alem da refrigeração seria o funcionamento no inverno, dia, noite, temporal então....  Só não serve pra lugares que não ventam, como florestas...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço