Olá amigos,

Estou desenvolvendo um sistema para monitorar a energia da concessionaria e acionar um gerador Branco BD-2500E (http://www.branco.com.br/produtos/geradores/bd-2500-e/) caso a concesionaria falhe. Tenho um nobreak de 2500VA onde suporta os equipamentos por 1:30hr. Quero fazer com arduino ou raspberry pi, com um ADC MCP3008.

Qual a melhor forma de fazê-lo?

Exibições: 4041

Responder esta

Respostas a este tópico

Adriano e Sidney boa noite,

Os comentários do Adriano são perfeitos. Uma STS trabalha dessa forma mesmo. Ela pode ser um componente entre duas fontes individuais que irá selecionar a que possuir melhor qualidade (na ausência de uma das redes ela comutará para a outra). Ela comuta automaticamente via diversos tipos de componentes, desde sistemas de chaveamento até os mais avançados com relés de estado sólido de alta potência (temos um NB que possui esse tipo de transferência). 

Existe a CTA que é muito semelhante à uma STS porém o acionamento entre as fontes é feita por um gatilho de mola extremamente rápido e existe um controle dos GMG`s. Geralmente são sistemas usados em cargas críticas pois, em conjunto com nobreak`s e geradores, ela garante disponibilidade perto de 100%, cerca de 99% de sua vida útil. Ela comuta de forma tão veloz entre as redes que nenhum sistema, complexo ou simples, sente a transição.

Usamos as CTA`s aliadas a NB`s e GMG`s desde 30kVA até 1MVA (errei a unidade em meu comentário anterior). Em caso de ausência de rede da concessionária, os NB`s entram em ação fornecendo energia ao sistema. Em paralelo a CTA comanda a USCA para que os GMG`s entrem em acionamento e ficam cerca de 30s rodando em vazio até atingirem a rotação mágica de 1850rpm. A CTA irá "sentir" a rede do gerador ativa e com qualidade estável e comutará, sem interrupção, para o sistema GMG. Quando a rede da concessionária retornar ela tranfere de forma macia (soft transfer) a carga. É transferido cerca de 50kVA/s ainda com o sistema de GMG`s ativo. Após a carga ser transferida completamente a CTA desatraca completamente os GMG`s (ainda sem interrupção) e dá o comando para a USCA desabilitar os geradores, o que demora uns 3min para que eles se resfriem.

O que o Sidney comentou também concordo, sobre a utilização de sistemas "profissionais" e "amadores. Uso aspas pois o que define um e outro é apenas questões comerciais, em minha opinião. Sempre que conseguirmos uma redundância (no caso de sistemas críticos) de forma confiável e barata, é uma enorme vitória mesmo se o sistema crítico é um NB com um PC e um modem ligados. Acho que indiferente do tamanho temos que ver o tipo de avanço que conseguimos.

Forte agraço garagistas.

Opa já ia esquecendo, Sidney me fala mais do seu sistema. Achei bem interessante.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço