Olá amigos,

Estou desenvolvendo um sistema para monitorar a energia da concessionaria e acionar um gerador Branco BD-2500E (http://www.branco.com.br/produtos/geradores/bd-2500-e/) caso a concesionaria falhe. Tenho um nobreak de 2500VA onde suporta os equipamentos por 1:30hr. Quero fazer com arduino ou raspberry pi, com um ADC MCP3008.

Qual a melhor forma de fazê-lo?

Exibições: 4039

Responder esta

Respostas a este tópico

Com uma attiny85 vc faz isso, não precisa nem de um arduino inteiro.

 Que tipo de "monitoramento" você deseja fazer e quais os equipamentos envolvidos?

bom, tenho na mao hoje, um arduino uno um modulo de rele. Creio precisar de contatores, pois a corrente de partida do gerador é mais alta que dos relés que tenho. A lógica que pensei é a seguinte: tenho que monitorar a rede da concessionaria. Caso caia e demore mais de "n" minutos pra voltar (sendo "n"  bem menor que autonomia do nobreak), aciono o gerador, aguardo um tempo para estabilizar a tensao (ou aquecer o gerador), coisa de 3 minutos e jogo a tensao do gerador na rede do nobreak. Depois que a rede da concessionaria for reestabelecida, monitoro a tensao da rede para verificar a estabilidade da rede por alguns minutos. se tudo tiver ok, mudo pra rede da concessionaria e desligo o gerador .

Aqui no bairro tivemos problemas sérios com falta de energia e acabei colocando um Nobreak e depois um gerador tb.

Fiz de forma bem simples:

- O Nobreak alimenta um circuito especial que atende algumas lampadas mais criticas, o computador, a baba eletronica, DVR e uma das TVs. 

- Na entrada do Nobreak coloquei um rele que comuta entre rede e gerador. 

- A bobina desse rele liguei no gerador. Quando o gerador está funcionando ele bate o rele (transferindo sua entrada para o gerador).

Assim quando cai a força o Nobreak garante. Se julgo que não vai dar conta ligo o gerador (que é na cordinha...) aih ele alimenta o Nobreak, que automaticamente tem funçao de estabilizador, carrega as baterias, etc.

Claro, isso pesa um pouco mais para o gerador pq ele alem de alimentar a carga tem tb que gerar um pouco a mais para as perdas do nobreak e para carregar a bateria, mas fazer o q ? de qualquer jeito o gerador precisa ser comprado com um pouco de folga.

Enfim, voltado a sua pergunta.. Como já foi dito, mesmo os mais simples microcontroladores resolvem bem sua questão.

O que pretendo adicionar como sugestão seria não ter uma chave com 3 posições para a carga: Rede, Nobreak ou Gerador e sim manter a carga sempre no nobreak, só alternar a entrada desse entre rede e gerador.

Um bom nobreak tem um sistema interno para validar a rede e desconsiderar quando a qualidade não é boa o suficiente. Diria que vc pode ligar direto que o Nobreak "se vira". Esse sistema, inclusive, pode te dar algum trabalho se seu gerador não tiver uma senoide boa.

Para ficar bonito vc poderia colocar um display LCD indicando tensões AC, DC, autonomia estimada, etc, aih ficava show !

Caro Eduardo,

Para ambientes mais simples e menos criticos, essa solucao é bacana. No meu caso, é para uma estrutura de Telecom e a energia pode cair de madrugada. Hoje tenho alertas que me chegam via SMS que estando na localidade consigo ir ate lá e acionar o gerador. Mas gostaria de automatizar isso.  Alguma coisa já ate tenho pronto, como por exemplo um divisor de tensao pra monitorar as tensoes, mas acho que isso poderia ser simplificado. Hoje em dia sou adepto à metodologia K.I.S.S. (Keep It Simple, Stupid). hehehehe. Quanto mais simples pra mim melhor.. Abraço.

Mto boa a do KISS.

Entendo seu ponto perfeitamente, minha solução é KISS demais para o seu caso. Mas ela aconteceu pq não priorizei a partida eletrica quando comprei o nobreak e morri com um de cordinha... Já que vc tem essa opção nada mais interessante que automatizar.

Acredito que vc poderia usar uma logica simples, como sugerida pelo José Gustavo:

- Deu 15 mins e não voltou a luz -> Liga o gerador.

- Gerador ligado a mais de 1 minuto (o tempo vc escolhe) -> Chaveia para o gerador.

- Voltou a luz e já se passaram 3 mins ? Desliga o gerador.

- É sexta pela manhã (exemplo) liga o gerador por 10mins (para o teste semanal).

Do que eu disse acho que só se aproveita a parte de ligar na entrada do nobreak, pq ele já tem a função de estabilizador.

Essa logica pode tranquilamente ser implementada com o Arduino Uno (o mais simples), não precisa de um raspberry. Ele já tem entradas analogicas suficientes. Só precisa bolar os circuitos para medição.

Exatamente isso! Na verdade so preciso de um dimensionamento dos contatores, pois os relés que tenho não aguentariam a corrente de partida do gerador. Ai o meu relé acionaria o contator e daria partida no gerador.

Quanto ao rele, vc pode usar esses auxiliares para alarme de carro.

Não sei esse seu nobreak, mas em motores com partida eletrica em geral o que vc aciona é um solenoide que atraca o motor de arranque. Esse solenoide também aciona um contato que de fato energiza o motor de arranque.

Para saber a corrente necessária o jeito mais eficiente (se vc não tem manuais) é medir a corrente com um amperimetro lá no botão de partida. Não deve ser tanto assim.

Se precisar de reles reforçados para 12V peça rele de farol para qualquer carro antigo. Evite os modernos pq tem conectores estranhos. Existe um rele auxiliar para alarme que já vem com o chicote, inclusive, e certamente aguentaria. Eles prometem até 40A, mas são 40A chineses... Então 20A aguenta bem.

Se quiser algo mais profissional ainda tem os reles para motor da Hasco: HAT903CS Eles são totalmente fechados e inserem um gás dentro que evita arcos. Mas acho exagero.

Para ficar mais bonito pode-se usar o shield de rele para acionar o rele auxilliar preso no motor (ele vem com fixação para parafuso).

Minhas sugestões :

- circuito de monitoração de tensão 

- circuito de monitoração de corrente 

Os circuitos fariam a monitoração na rede elétrica de entrada ( rede pública), saída do gerador  e na saida do Nobreak.

Com a duração da queda de energia maior do que 15 minutos, seria acionado o gerador.

(para evitar acionamentos desnecessários do gerador) .

A maioria dos piques de energia são resolvidos dentro desse tempo.

(trabalho com manutenção de servidores, Mainframes e storages em grandes Datacenters) 

Recomendo testes periódicos com o gerador. 

Já vi muitos casos, em que o gerador falhou quando preciso.

Se o gerador falhar, envio de mensagem SMS.

Isso! O teste periodico é extremamente importante mesmo, tinha esquecido de colocar na lógica que postei anteriormente.

Acho que seu problema é resolvido com 2 supervisores de tensão e 2 contatores intertavados eletricamente por segurança, a bobina dos contatores seriam alimentadas pelo nobreak que teoricamente terá tensão constante.

Se quiser utilizar o arduino, pode utilizar uma entrada para receber o status do supervisor de tensão 1 outra para o supervisor de tensão 2, uma saída para dar partida no gerador e mais 2 saídas para comandar os contatores do gerador e concessionária.

Entao, o gerador é bifasico e a rede é bifasica. O problema maior que estou encontrando é o dimensionamento dos contatores. Os Monitores de tensao pra mim é novidade. Se tiver alguma especificacao tanto dos contatores quanto dos supervisores de tensao agradeco. O arduino seria exatamente pra dar partida no motor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço