Senhores, estou implementando um monitor de energia conforme o site http://openenergymonitor.org e comecei os testes na rede ontem, porém tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se alguém que já tem experiência pode dar uma força.

Sou de Belo Horizonte, rede monofásica 127v em casa, fiz a calibração básica no software e medi alguns aparelhos com o arduino alimentado via USB do PC. Os valores mostrados ficaram muito próximos da potência nominal dos aparelhos que medi. Até aí tudo bem. (estou usando o SCT-013-000 de 100A)

Daí, adicionei um Ethernet shield na receita, implementei o código e passei a enviar os dados para meu banco de dados. Tudo Ok também.

Porém, quando larguei o PC de lado e pluguei o SCT na fase principal da casa usando como alimentação pro Arduino uma fonte genérica de 9v/1A as medições ficaram totalmente avacalhadas. Exemplo: imaginem que naquele momento o consumo aproximado da minha rede era de 200w; o monitor não saia da casa dos 90w.
Achei estranho e resolvi trocar a fonte que alimentava o Arduino. Resultado: o monitor passou a me informar constantes 500 a 600w nas leituras.

Ou seja, parece que a fonte de alimentação do arduino estava interferindo nas leituras. Como posso ajustar isso?

Obs: Não estou usando aquele circuito AC/AC pra ajudar na calibração(de acordo com o site é opcional). Seria este o problema talvez?

Se puderem dissertar sobre ficaria muito grato desde já e se tiver alguém por aqui que já tenha tido sucesso nesta implementação melhor ainda! 

PS: Minha dúvida de uma forma diferente seria: as leituras das portas analógicas do Arduino podem ser afetadas de acordo com a fonte de alimentação da placa? Como resolver isso?

Exibições: 9392

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns Bruno!

Projeto muito legal e pode ser muito útil no controle de energia residencial.

Acho que toda casa deveria ter um controle assim.

Abraços 

Gustavo Murta

Muito obrigado Gustavo.

Já foi um avanço, mas enquanto não resolver a questão da variação das leituras conforme a fonte usada, não vou me dar por satisfeito.

Já entendi que a conversão feita pelo ADC precisa de uma tensão de referência(VCC no caso) e que se esta varia, afeta o resultado.

Naturalmente meu código está calibrado para alimentação fornecida pela porta USB do pc que é bem estabilizada(daí quando plugo a fonte externa é gerado um offset nas leituras).

Acho que vou testar fazer a calibragem usando a fonte AC/DC como referência agora e assim que as leituras casarem com o amperímetro eu encerro o caso...vamos ver.

Abraços!

Olá Bruno tudo bem?

Eu focaria a atenção na fonte de alimentação que estás usando neste arduino. 

a fonte que voce ta usando vc ta alimentando pela porta USB ou pelo Jack ?

se for pela USB precisa ter um valor de 5V. Não custa fazer o teste.

para fonte do jack verifique se a corrente consumida é a mesma. Já tive problemas quando alimentava varios sensores com Arduino e necessitava de uma corrente maior; quando troquei a fonte tudo funcionou perfeito.

Espero ter contribuído.

Um forte abraço

Renne Takao

Amigos,

será que minha conclusão é correta? Se nesse caso a voltagem de alimentação influencia na medida de vários outros sensores, portanto podem ser prejudicadas as leituras. Estou trabalhando no projeto do emontx também (openenergymonitor).

Sidney, é isso mesmo.

Pelo que pesquisei é o seguinte:

- As leituras analógicas usam o ADC.
- O ADC usa uma tensão como referência para fazer a conversão.

- Por padrão essa tensão é o VCC no arduino(espera-se 5v porém isso provavelmente vai variar conforme a fonte usada e é aí que está a pegadinha).

- É pra ajudar contornar esse problema que existe a entrada AREF assim como o comando para usar um referencial interno.

Ainda não obtive êxito usando o AREF...

Abraço!

Pessoal, finalmente resolvi o problema da instabilidade no ADC devido ao VCC variando entre as fontes!
O esquema está no AREF mesmo.

Usei o método analogReference(EXTERNAL); no código definindo assim o uso do pino AREF do arduino como VCC.

Fiz um jumper entre o pino 3.3v e o AREF e voilá! ADC muito mais estável independente da fonte usada! :-D

Bruno,

espera ai. Conte mais detalhes. Vc pegou o 3.3v e encaminhou para o AREF. Colocou no sketch algo dizendo que aquela entrada é 3.3v.

Foi isso? Qual a diferença agora? Mostre-nos como fez no código. Temos muito que ver.

Sidney

Foi isso aí mesmo.

No código só mudou essa linha: 

analogReference(EXTERNAL);

A diferença agora é que tanto usando alimentação USB quanto a da fonte AC/DC a leitura fica estável pois o ADC não espera 5v exatos mas apenas 3.3v. Daí que se a alimentação variar pouca coisa abaixo dos 5v isso não me afeta mais.

Abraço!

Olá

    Bem sou novato em projetos com Arduino e muito interessante esse seu projeto, se você poder disponibilizar o código fonte para que eu possa estudar agradeceria. 

Olá bruno estou desenvolvendo um projeto parecido com o seu e gostaria de saber se voce pode me ajudar.O projeto visa além de monitorar a energia ele tambem vai desligar e  ligar equipamentos de acordo com a demanda ,impedindo que a demanda de energia no mes ultrapasse um valor pré estabelecido, sou um pouco leigo em arduino e toda ajuda será muito bem recebida.    Grato

Sérgio Costa

muito bom, meu parabéns. cara o investimento deste projeto? e como adquiri-lo? obrigado desde já.

Ola jackson,ainda nao sei quanto vou investir, pois nao sou avancado em arduino, e estou tendo dificuldades tenho muito conhecimento em eletrica e eletronica mas empaco na horade programar o que preciso,tambem nao sei bem quais modulos usar, ou seja sei fazer uma parte mas apanho na parte do arduino. Se puder ajudar...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço