Senhores, estou implementando um monitor de energia conforme o site http://openenergymonitor.org e comecei os testes na rede ontem, porém tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se alguém que já tem experiência pode dar uma força.

Sou de Belo Horizonte, rede monofásica 127v em casa, fiz a calibração básica no software e medi alguns aparelhos com o arduino alimentado via USB do PC. Os valores mostrados ficaram muito próximos da potência nominal dos aparelhos que medi. Até aí tudo bem. (estou usando o SCT-013-000 de 100A)

Daí, adicionei um Ethernet shield na receita, implementei o código e passei a enviar os dados para meu banco de dados. Tudo Ok também.

Porém, quando larguei o PC de lado e pluguei o SCT na fase principal da casa usando como alimentação pro Arduino uma fonte genérica de 9v/1A as medições ficaram totalmente avacalhadas. Exemplo: imaginem que naquele momento o consumo aproximado da minha rede era de 200w; o monitor não saia da casa dos 90w.
Achei estranho e resolvi trocar a fonte que alimentava o Arduino. Resultado: o monitor passou a me informar constantes 500 a 600w nas leituras.

Ou seja, parece que a fonte de alimentação do arduino estava interferindo nas leituras. Como posso ajustar isso?

Obs: Não estou usando aquele circuito AC/AC pra ajudar na calibração(de acordo com o site é opcional). Seria este o problema talvez?

Se puderem dissertar sobre ficaria muito grato desde já e se tiver alguém por aqui que já tenha tido sucesso nesta implementação melhor ainda! 

PS: Minha dúvida de uma forma diferente seria: as leituras das portas analógicas do Arduino podem ser afetadas de acordo com a fonte de alimentação da placa? Como resolver isso?

Exibições: 9398

Responder esta

Respostas a este tópico

Zan, bacana demais!

To usando burden de 18ohms ligado na porta de 5v do arduino.
Já tentei outras configurações, porém meu problema está na fonte usada. Se for USB ocorre tudo bem, se uso alguma outra fonte AC/DC as medições dobram de valor.

Suspeito que a fonte AC/DC pode estar me ferrando devido a diferenças de construção/qualidade...

Por hora só usando USB mesmo... :-/

Abraço!

Senhores, um parênteses aqui...

Vou comprar um alicate amperímetro pra usar de referência no projeto.
Esses modelos de 50 reais dão pro gasto ou devo gastar cento e poucos num modelo melhor?

Sei que um com TRUE RMS seria perfeito mas foge do orçamento...

Abraços!

Ignorem pessoal.
Acabou que nesse meio tempo passei em uma loja e comprei um Hikari HA-3600.
Agora terei como validar com muito mais precisão a corrente da minha rede pra poder comparar e calibrar o meu projeto.

Aguardem...

Senhores, virada de ano, tudo corrido demais mas agora voltei a mexer no projeto.

Agora tenho o amperímetro pra usar como referência, porém infelizmente ainda não consegui sucesso ao alimentar o arduino via fonte AC/DC.

Só tem funcionado bem usando a porta USB pelo PC ou via fonte AC/USB que comprei recentemente. Sei que meu problema provavelmente tem a ver com o AREF devido a variação do VCC entre as fontes, mas ainda não sei o que fazer...

Vejam abaixo o gráfico do consumo das últimas 12 horas.

Pergunta: ocorreram alguns picos aleatórios. Alguém sabe como resolver isso ou é normal?

Abraços e valeu!

Bruno, por curiosidade, qual programa você usa para desenvolver esse programa de aquisição ?

Diego, estou gravando os dados num banco Mysql usando shield ethernet.
Após um export gero o gráfico acima no Excell mesmo. ;-)

2500 Watts ? Isso é mais que um ferro de passar.

Aparentam não serem normais,

Sei que lâmpadas modernas com acionamento eletronico geram ruidos na rede.

Pode ser isso...

2500 W é um valor compatível com um chuveiro elétrico, pelo menos é  oque os picos mais largos entre 19:38 e 20:46 sugerem.

Quanto aos outros picos estreitos aparentam ser transientes pois aparecem na borda de subida do gráfico, provavelmente gerados no momento que uma carga é ligada.

Bruno, sugiro que faça testes acionando as diversas cargas uma de cada vez, registrando o horário e depois confira no gráfico qual foi o comportamento de cada uma.

José, os 3 primeiros grandes picos foram por conta do chuveiro. hehe
Me refiro do quarto em diante. Veja que a duração deles nem justifica...

Forno de microondas chega fácil em 1000-1200W por um período muito rápido, poderia explicar os picos mas nesses horários provavelmente não seria... ou seria? rsrss

Como o meu projeto não faz log, não tenho dados para comparar. O meu é em tempo real e quando o microondas liga, passa de mil watts fácil. Secador de cabelos passa fácil de mil também.

Só pra ajudar, de 00:00 às 08:00 eu estava dormindo. hehe
Os picos padronizados na casa dos 250w na madrugada são os acionamentos da geladeira.

;-)

Tá explicado então, os picos são referentes as partidas do motor, que costumam mesmo ter este comportamento...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço