Olá Pessoal,

Estou querendo acionar ar condicionado através do modulo rf 433Mhz.

O projeto seria assim:

Uma casa há dois ou mais ar condicionados e através de um comando para o arduino ele envia o dado para um ar condicionado e os demais ficam desligados até q haja um comando para eles.

Ou seja ha como um transmissor enviar dados para vários receptores de mesma frequência independentemente? enviar um dado para o receptor 1 sem acionar o receptor 2.

Exibições: 2530

Responder esta

Respostas a este tópico

como rolling code, aí fique chique mesmo...

o duro é implementar na raça esse sistema no arduino.

Sei lá, mas é o caso de se ponderar o uso de rede wifi, como sugeriu o Carlos. Nesse caso, o protocolo de segurança já é definido nas configurações do roteador. Já com o RF433 vc teria que implementar o sistema de segurança pra evitar usos não autorizados

Quanto às interferências ou problemas relatados com redes wifi, sugiro investigar melhor o que ocorre. Duvido que numa residência haja tantos dispositivos assim, a ponto de congestionar ou comprometer a rede. E mesmo com vizinhança com redes wifi, é possível configurar seu roteador para usar algum canal menos congestionado.

Será que não é o caso de trocar o roteador wifi por um mais potente ou moderno?

Lembrando que a frequencia mais usada atualmente é a de 2,4Ghz.

Seu roteador, seu smartphone,seu laptop, seu teclado, seu mouse,  sua TV , seu Drone , seu telefone sem fio , etc etc. 

sim, apesar da frequência mais usual atualmente ser a de 2,4 GHz, existe a possibilidade de fazer um "ajuste fino", que são justamente os canais.

Há 14 canais disponíveis dentro dessa banda de 2,4 GHz:

Os roteadores mais modernos teoricamente deveriam se auto-configurar para usarem o canal mais apropriado, ou menos congestionado. Mas já houve momentos que eu tive que configurar o canal manualmente.

Um app ótimo pra android é o WIFI ANALYZER, que é capaz de exibir na tela do seu smartphone quais as redes wifi detectadas naquele momento e quais os canais que eles estão ocupando. Portanto, se vc perceber que sua rede wifi está sofrendo interferências demais por causa das redes dos vizinhos, basta baixar esse app no seu smartphone android pra descobrir quais são suas alternativas para mudança de canal, no intuito de amenizar o problema.

Veja uma tela desse app:

Perceba que na imagem da esquerda, há 4 redes detectadas no momento. E se tivesse que implantar nova rede wifi, o canal 6 seria a melhor escolha, pois mostra-se livre e há menores chances de interferência. Outro aspecto que se deve levar em consideração também é a potência do sinal das outras redes. Isso está diretamente relacionado com o potencial de interferência na sua rede (significa que vizinho com sinal menos potente tem menos potencial de te interferir, e vizinho com sinal muito potente tem maior chance de interferir)

Segue um link contendo um texto fácil de entender sobre esse assunto:

http://www.hardware.com.br/dicas/troque-canal-da-sua-rede-wi-fi-min...

Muito bom.

Gostei desse WIFI analyser.

Parce ser muito util no momento atual.

Obrigado por compartilhar . 

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.anal...

Talvez possa ser util, quando varios colegas usam Drones ao mesmo tempo.

Pra quem estiver disposto a implementar o rolling code segue um application note da ATMEL ensinando como implementar o algoritimo:

http://www.atmel.com/Images/Atmel-2600-AVR411-Secure-Rolling-Code-A...

Boa sorte.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço