Olá Pessoal,

Estou querendo acionar ar condicionado através do modulo rf 433Mhz.

O projeto seria assim:

Uma casa há dois ou mais ar condicionados e através de um comando para o arduino ele envia o dado para um ar condicionado e os demais ficam desligados até q haja um comando para eles.

Ou seja ha como um transmissor enviar dados para vários receptores de mesma frequência independentemente? enviar um dado para o receptor 1 sem acionar o receptor 2.

Exibições: 2534

Responder esta

Respostas a este tópico

Prezado Eclizares: Uma sugestão pode economizar o Arduino, procura por HT12E - HT12D e com criatividade pode aumentar para 8 canais ate 16 canais,usando só um modulo transmissor e um modulo receptor mais unos CI da linha TTL e Cmos. 

Olá ES,

Você já tem os componentes e quer saber se um modulo não vai interferir no outro? ou somente esta iniciando uma pesquisa para fazer  um futuro  projeto.

Abs,

Tenho alguns componentes.

Estou iniciado uma pesquisa para fazer um projeto futuro,porem o mais barato e eficiente.

A ideia seria através de um comando dado ao Arduino-> Transmissor Rf-> Recepitores Rf.

Todos os Receptores Rf recebem do Transmissor Rf, no entanto somente um deles executa o comando.

exemplo: peço para ligar o ar condicionado do quarto 01. o receptor 01 e 02 captam o comando, mas somente o receptor 01 executa. se pedir para liga o ar condicionado 02 somente o receptor 02 executa.

Abs,

Neste caso eu sugiro  que conheça o ESP8266. Ja pensou em controlar tudo via WI-FI? modulo barato e pequeno, mas muito versátil, não precisa do Arduino.

No grupo criado pelo colega Wiechert voce encontrara informação a respeito, e poderá obter também na net entre eles no youtube.

Link do grupo:

http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem

Ou também veja este video no meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=bHonsmC_Sow

Abs,

Olá Carlos,

Muito obrigado pela atenção e dicas.

Irei olhar agora.

Abs,

Avantagem do RF433 é maior alcance do que WIFI.

Isso mesmo Gustavo.

Outra vantagem de utilizar o Rf 433 áreas com muitos WiFi não há interferência.

aqui é Fortaleza existe área, Beira Mar, que é horrível  utilizar WiFi, pois existe muitos por perto.

Obrigado! 

Não entendi porque você sofre interferência com wi-fi, mas... este não é o assunto deste tópico.

Abs.

O uso do mesmo canal de WIFI por varios usuarios, pode interferir na comunicacao

Um possível problema de vc usar o RF 433 Mhz é algum engraçadinho (vizinho) "sniffar" suas transmissões, armazenar e reproduzir na hora que ele bem entender.
Imagine que vc transmitirá: "01_ON"
Aí o vizinho capta esse sinal e, quando vc menos imaginar, seu ar condicionado do quarto 01 estará ligado.

Mesmo que vc codifique o sinal, isso não resolve essa vulnerabilidade

Se usar o rolling code, 'e impossivel clonagem.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço