Olá pessoal, tem um tempo que não volto aqui.

Estou a procura de um modulo LCD para um equipamento que estou utilizando em um laboratório ( modeloCK66 UL94V-0 ).

O equipamento é um medidor de potencia, muito parecido com uma bike ergométrica, mas como o equipamento é um tanto antigo, o lcd acabou pifando. estou a procura deste lcd pela net e encontrei alguns modelos similares na china e no e-bay, mas todos esgotados, a minha segunda alternativa é perguntar pelos foruns se alguem possui este lcd no meio de suas sucatas ou conhece alguem que o venda novo.

Como já acho dificil encontrar, minha segunda ideia, é usar um arduino ou similar, para extrair as informações via serial e fazer a leitura pelo pc.

E isso me parece um tanto complicado, então em ultimo caso, operar o eletrima e ler o sensor e calcular a potência, a parte mais dificil disso é operar o eletroima que aumenta a carga do equipamento, não tenho ideia de como fazer isso com um arduino.

LCD pifado:

Sensor que mede a rotação e Eletroima que gera controla a carga gerando uma Corrente de Foucault na roda metalica:

lcd desmontado: 

Controladora do eletrima(aparentemente):

Exibições: 1252

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Tarde Amigo, hoje pela manhã consegui fazer alguns testes, ainda limitado a um multimetro, fiz agumas adapações ao seu codigo e coloquei para rodar, funcionou perfeitamente, a tensão de saida do MAX504 foi controlada pelo arduino (pino 12), não tenho certeza quanto a precisão, preciso de um osciloscopio para concluir isto. porem, acho que coloquei uma frequencia muito alta de atualização, (delay de 10 ms) e o TIP137 sobreaqueceu (estava com dissipador e pasta termica nova), esperei esfriar e fui medir a tensão de saida para o eletroima, e ela se manteve constante a 11.5v mesmo com o max504 alterando a tensão de referencia do TIP. devo trocar o TIP? ou isto deve ser normal?

Boa tarde Sayid, 

1) " a tensão de saida do MAX504 foi controlada pelo arduino (pino 12), não tenho certeza quanto a precisão, preciso de um osciloscopio para concluir isto." 

- Você precisa de um multimetro para medir a tensão de saida CC do MAX504. Não de um osciloscópio. Conseguiu obter valores de tensão entre 0 e 5V, modificando os valores de controle (10 bits)?

2) "porem, acho que coloquei uma frequencia muito alta de atualização, (delay de 10 ms) "

Entendo que a frequencia do PWM (saida do KIA494) seja constante! O que deve variar é a largura do pulso PWM. Quanto maior a largura do pulso, maior será a Tensão de saída (dá para medir com Voltimetro CC). Meça a tensão no pino 8/11 do Kia 494. 

Se suspeita do transistor, solte-o e teste-o. 

https://www.citisystems.com.br/pwm/

Me refiro a precisão da tensão enviada do arduíno e da tensão de saída do Max, meu multímetro, comprado na feira tem precisão de um dígito decimal, o ociloscópio tem 3 haha
Quanto ao pwm creio que devo ter comido bola mesmo, achei que variando o pwm a tensão que vai para o eletroímã deveria variar também, vou média no KIA então, sobre o aquecimento, acho que foi apenas a forçada de barra que dei ao deixar tudo sem delay, agora tudo parece estar normal, ou talvez fosse a falta de carga conectada ao TIP, vou fazer mais alguns testes e ligar logo o eletroímã e ver no que dá

Testado e aprovado, carga do eletroima variando muito bem, agora é calibrar e validar, muito obrigado pela ajuda caro José Gustavo.

Bom dia, 

Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta! KKKK

Sempre me lembro da SEARS no Brasil, na década de 80 (acho). Esse era o lema da loja. 

Infelizmente abandonaram o Brasil.

https://www.sears.com/

Abraços.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço