Pessoal tenho um microcontrolador uln2003, como utilizo ele para controlar motor de passo?

Exibições: 18701

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcos procure no Google por: "Step motor" +"ULN2003"

Provavelmente vai aparecer alguma coisa interessante.

Boa sorte.

Rogercom manolo, procura lá!

Deixa ver se ajudo:

N consegui usar em um bipolar.

Esse é o ULN2803 mas é praticamente o mesmo esquema. Se voce precisar do ULN2803 tenho aqui. Abraços!

Motor de passo?

Precisa de algum software tambem?Ou é so fazer as ligações?posso tambem colocar algum controle para fazer que rode sentido horário e anti-horario?

Obrigado pessoal!

ULN 2003 não é um microcontrolador, é apenas um CI com 8 transistores dentro (acredito ser isso) que consegue chavear correntes de até 500mA.

O controle dos passos deve ser feito via software normalmente ou usando portas lógicas.

Use este exemplo como quia.

O controle dos passos você deve fazer via programação no Arduino.

Lembre-se que a alimentação do CI e do Motor devem ser diferentes do Arduino, apenas o GND deve ser inteligado.

seria correto colocar transistor(BC 548) em cada saida do CI para que amplifique o sinal impedindo que nao exceda a corrente que o CI fornace?

Marcos se for usar  apenas como isolação poderia sim, já que a corrente máxima que o BC548 suporta é de 500mA e você não teria ganhos de corrente, porém acho que não seria o mais indicado, já que próximo do seu limite ele iria aquecer muito, para isso você poderia utilizar um transistor da familia TIP, (TIP4*,TIP3*).

Se for usar correntes maiores, ou até mesmo próximo de 500mA o mais indicado seria mudar para outro CI ou Usar Transistores de Potência.

Já que o BC548 suporta até 500mA não irá adiantar muito coisa, pois queria amplificar o sinal que sai so CI, porque o motor usa + ou - 1,6 ampéres e a saída do CI é no máximo 500mA.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço