Ola pessoal..

Eu preciso de fazer um projecto para medir o ph da agua...

Ao ver este video penso que consigo fazer algo facil e barato..

https://www.youtube.com/watch?v=IBv7mx8Cxxw

Ou seja, com o fio positivo e negativo de um multimetro na agua, caso a agua seja menos açida o valor é diferente de uma agua mais ácida..

Sera que eu com um arduino ligando um fio ao pino analogico, atraves de os valores que ele me da... consigo determinar o valor de ph?

Obrigado

Exibições: 21522

Responder esta

Respostas a este tópico

Caiu as fezes na fossa, ele detectaria? no exato momento?

Neste caso você precisaria de outro tipo de sensor, talvez algum de vibração/movimento e não um sensor analítico de pH.

   é pode ser, obrigado

Boa noite Eduardo,

você poderia saber se esta passando algum liquido na tubulação colocando dois eletrodos na tubulação, um com um sinal de 5 volts e o outro em uma entrada digital, assim quando o fluxo de esgoto se iniciasse ia fechar o circuito e a entrada digital ia reconhecer como High, os eletrodos são como se fossem dois fios desencapados

Boa ideia Pedro, um abraço e obrigado

Bom dia amigos,

Alguns de vcs chegaram a fazer algum eletrodo de PH?

abraços

Amigos,

estou na luta com a calibração dos eletrodos. Cuidado com esse elemento é o mais delicado do sistema.

E o pior que é um parâmetro muito importante para esses trabalhos.

Galera, sou formado em automação industrial e estudante de engenharia química e participo de uma IC. Nessa pesquisa, estou desenvolvendo um equipamento que efetua o controle de uma reação e verifica o pH da solução para efetuar alguns cálculos e me dá retorno de concentração.

Pois bem, já faz um tempo que venho tentando fazer essa leitura de pH pelo arduino ou PIC. Acontece que o princípio de funcionamento de um eletrodo de pH (aquele vidro do pHmetro que coloca na solução) é exatamente da mesma forma que uma pilha eletrolítica funciona. Ou seja, utiliza de uma reação química para gerar uma ddp entre o anodo e o catodo e essa diferença de potencial pode ser convertida para valor de pH. As reações nesse eletrodo são dependentes do ion H+ e por isso variam com o pH da solução.

O eletrodo do pHmetro gera uma ddp de +40 mV até -40 mV e isso é convertido em valores de pH de 0 até 14 formando uma reta. Nessa reta, ddp = 0 representa pH = 7, ddp = +40mV representa pH = 0 e ddp= -40mV representa pH = 14.

Existe um pequeno erro a partir do pH 12, mas isso é normal.

O fato é que a ddp gerada pelo eletrodo é muito pequena e precisa de ser amplificada e convertida para 0 a 5V para assim fazer uma boa leitura pelo arduino ou PIC.

Bom dia,

Tenho buscado algum material também para medir pH e EC. Encontrei esses dias um site onde já tem um interface que pode ser usada pra isso. Ainda não consegui testar, pois a probe para pH que comprei ainda não chegou.

https://www.sparkyswidgets.com/portfolio-item/leophi-usb-arduino-ph...

https://www.sparkyswidgets.com/portfolio-item/miniph-i2c-ph-interface/

Galera, estou pensando em fazer um projeto de tcc em Hidroponia, mas a minha principal duvida é justamente essa, como medir o ph e a condutividade da agua junto com os nutrientes.

Eu encontrei esse produto no mercado livre -> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711782590-medidor-ph-arduino...

será q presta? e como programaria ele?

Qualquer ajuda será bem vinda.

Olá pessoal, sou novato aqui e não entendo nada ainda de Arduíno, mas tenho o mesmo problema

 Bom, estou precisando desenvolver algum equipamento que, com um sensor submerso em água (tanque de água salgada para criação de peixes e camarão) e se comunicando com um PC ou arduíno, possa monitorar alguns parâmetros de qualidade de água como pH, temperatura, oxigênio dissolvido, amônia...

Já vi que existem kits prontos e sensores também já para interligar ao arduíno. Alguém aqui já fez algo parecido ou poderia me ajudar? Grato.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço