Alguem pode me dar uma luz e dizer uma maneira de eu determinar o volume de um fluido que passa por uma tubulação.

Algo como esse video:


Lembrando que a viscosidade dos fluídos serão diversas

Existe algum sensor qu faça isso?
Obrigado

Exibições: 1412

Responder esta

Respostas a este tópico

Veja esse video:

https://www.youtube.com/watch?v=12quiUOMiAg

Acredito que vc pode ajustar a questão da viscosidade somente com um coeficiente multiplicador. Basicamente passou alguma coisa gira a turbina e gera pulsos, sem complexidade.

Acredito que usar sensor de fluxo não seja adequado. Pois o bombeamento ocorre por ar comprimido, e o fluxo vai se alterar de acordo com a pressão de ar que entra no sistema. A viscosidade tambem é indeterminada, tanto por causa da temperatura, como por causa do tipo de fluido. Aí toda hora que fosse utilizar o dosador deveria fazer uma calibração, o que torna inviavel ao meu ver.

O prototipo é assim:

O ar vem do compressor pela mangueira preta. Tem um regulador de pressão que limita o valor da pressão dentro do sistema. (isso é ajustável dependendo da necessidade do uso). Dentro do cilindro existe o fluído que será bombeado. comforme o ar entrar por cima o fluido será empurrado para baixo através da mangueira transparente. Na pistola o operador aperta o gatilho e injeta o fluido de acordo coma a necessidade.

Será que existe outra maneira de dosar o fluído?

amigo, mas a viscosidade do óleo afetaria o seu volume? A meu ver, volume é volume, não importa se é mais viscoso ou mais fluido. 

A viscosidade afeta a pressão que deve ser exercida pra injetar o óleo, e não o volume

Concordo, volume é volume e líquidos não são comprimíveis. Se estivesse bombeando gás ai tudo bem que a pressão e temperatura irão determinar o volume do gás e  e por consequência o volume bombeado. Mas em relação a líquidos sem bolhas pode se usar sensor de fluxo sem medo, mas é preciso verificar se o material do sensor resiste ao fluido sem reagir, pois certos plásticos não resistem a certos produtos.

Concordo que o volume não é afetado pela viscosidade.

Também concordo que a viscosidade afeta a pressão a ser exercida para o fluido se movimentar, ou seja numa pressão constante dois liquidos com viscosidades diferentes terão fluxos diferentes.

Por isso minha indagação! Foi sugerido usar um sensor de fluxo de liquidos para determinar o volume. Mas ao meu ver a viscosidade afeta a vazão do liquido, e isso iria comprometer o calculo do volume usando o tal sensor de fluxo.

Essa é minha dúvida, não sei qual tipo de sensor esse dispositivo utiliza pra medir o volume.

As opções de medição que encontrei na internet foram duas. Uma usando o sensor de fluxo, e outro por controle de tempo de funcionamento de uma bomba eletrica. Mas nas duas situações o liquido foi sempre o mesmo e a vazão pode ser determinada previamente, pra ai calcular o volume.

Nesse meu problema, tanto o liquido a ser bombeado é indeterminado, como também a pressão exercida pelo compressor pode variar de 0,1 bar até 2,7 bar.

Antônio,

Vamos por partes:

Volume é o espaço físico ocupado por um corpo, no caso de líquidos o volume não é afetado por pressão ou viscosidade, podendo ser medido em litros ou metros cúbicos por exemplo. A temperatura sim afeta o volume de qualquer corpo.

Vazão é a quantidade de fluido que passa por um determinado lugar em um determinado tempo, podendo ser medido em l/s, l/h, m³/s, m³/h, etc.

Para o caso de líquidos sem bolhas, o volume não vai ser alterado com a variação da pressão, e a vazão irá aumentar proporcionalmente com o aumento da pressão ou com a diminuição da viscosidade. A única preocupação é sangrar o sistema para eliminar bolhas de ar.

Mas entenda que o seu objetivo é medir o volume de fluido bombeado, assim o que irá variar é o tempo que se leva para bombear a mesma quantidade de fluido a pressões diferentes, da mesma forma que para bombear a mesma quantidade de dois fluidos de viscosidades diferentes submetidos a mesma pressão terão tempos diferentes.

O sensor de fluxo é um medidor de volume, veja que a hélice da turbina tem várias câmaras que são preenchidas de fluido e a cada rotação do eixo sabemos exatamente a quantidade de fluido que passou, ou seja, o volume bombeado (em l, ml, m³, cm³, etc), a vazão pode ser calculada em função da velocidade da rotação do eixo (em l/s, m³/s, etc).

Portanto meu caro colega, a viscosidade e a pressão irão influenciar a vazão, mas não o volume medido.

Identifiquei meu erro.

Eu estava pensando no sensor de fluxo não como um "Sensor" mais como um dosador.

O sensor só vai ler o valor e ele não tem como controlar o fluxo... E na minha cabeça eu estava querendo controlar o fluxo com o sensor.

O certo é usar o sensor de fluxo pra medir e usar uma solenoíde pra dosar!

solenoide pra dosar? não precisa!

a pistola azul já tem um gatilho pra permitir controle do fluxo.

Ahhh!  tipo,  teorias a parte,   será que na pratica não seria apenas um desses aqui a baixo que nosso amigo quer:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=12quiUO...

poderia arrumar o link, não estou conseguindo ver o seu video.

Obrigado

É que na verdade a pistola está aí pro caso de uso manual.

Mas o que eu desejo é setar eletronicamente o volume a ser injetado, aí a solenóide fará o papel da pistola. Porém injetando apenas a quantidade exata.

Então, de fato, vc precisa de 2 coisas:

- Um sensor para medir quanto passou;

- Válvula.

O sensor de liquidos parece perfeito, salvo problemas de corrosão.

A válvula pode acabar sendo seu maior problema, pq valvulas comuns de mercado são para ar ou agua. A densidade aumentada pode não abrir uma valvula comum de maquina de lavar roupa. O orificio é pequeno e ela fecha por mola. Vc liga para abrir. A mola pode não ser forte o suficiente. Enfim, só testando. Se for um trabalho de escola que precisa funcionar por alguns minutos e trabalhando com oleo (não graxa) pode ser que funcione bem.

Caso negativo vai precisar de uma válvula de esfera motorizada. Aih encarece um pouco, mas tem no mercado. Vc ainda pode montar uma usando uma valvula de esfera por ex de 1/4 (usada em ar comprimido) com um servomotor meio grande preso nela. 

Poderia se falar em controlar pela injeção de ar, mas dependendo da viscosidade vai ficar pingando, mto ruim.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço