Medidor de Energia 220v/110v com arduino

olá gostaria de saber se é possível eu monitorar o consumo de energia, como eu faria este sensor para ler no arduino?

att

abraços

Exibições: 2893

Responder esta

Respostas a este tópico

Fabio,

Existe o projeto openenergy ( http://openenergymonitor.org/emon/ ) que utiliza o arduino e TC para medir o consumo de energia.

outro projeto utilizando como base o projeto anterior: http://blog.fazedores.com/construindo-um-medidor-de-consumo-de-ener...

Outra maneira seria utilizar um shield ( Arduino Energy Shield - Olimex - chile )

É possivel também comprar um medidor de consumo digital ( ML ) que fornece um sinal digital ( pulso ) proporcional ao valor instantâneo do consumo. Com esse sinal é possivel com o arduino; enviar para um web server ou um cartão SD ( estou utilizando essa solução ).

Sds,

Cinesio,

Qual o modelo do medidor com saída pulsada que vc esta utilizando? qual o método que vc esta utilizando para pegar a saída pulsada do medidor , mandar para o arduino e jogar para web server ?

Desde já agradeço.

Gabriel,

Estou utilizando o modelo bifásico ( 220V ) + terra. Não irei colocar o link, porque irão bloquear.

Procure no mercado livre por "medidor de consumo". Todos os modelos vendidos, tem uma saída pulsada ( 5V - 1600pulsos/Kwh ). Esse sinal é proporcional ao valor instantâneo do consumo atual.Esse medidor acumula o valor total, por isso é necessário um microcontrolador para poder fazer um gerenciamento de consumo por dia/semana/mês. Esse sinal coloco no pino de interrupção 0 do arduino ( pino 2 ). Na rotina de interrupção faço a contagem dos pulsos.No loop principal utilizo a instrução millis para saber quando passou 1 s e fazer  o calculo do valor atual do consumo e armazenar esse valor e zerar o contador da interrupção 0. Após 1 hora, faço o calculo do consumo KWh e armazeno. Utilizando o shield ethernet, envio essas variáveis ( consumo atual , acumulado ultima hora, etc ) para o webserver. Estou testando agora, utilizando o raspberry pi e programa-lo para enviar os dados para um site Cloud ( http://freeboard.io ; https://dweet.io/ ; etc ).

site de referencia para contagem de pulsos rápidos: http://arduinoprojects101.com/arduino-rpm-counter-tachometer/

Sds,

Olá Cinesio, Estou com um projeto igual ao seu e estou tendo alguns problemas. Iniciei com os SCT013, mas ele funcionam bem quando você trabalha em uma faixa de corrente (Amper) estável, ou seja você tem uma carga quase fixa, como medir o consumo de um motor. Porém quando você quer medir uma o consumo de uma residência, fica complicado, pois você ajusta para trabalhar em uma faixa  de corrente e você liga um ar condicionado ou um aquecedor a medição precisa ser reajustada e isso inviabiliza o projeto. Optei em comprar esse medidor bifásico 220 v + neutro e comparei em três dias o consumo registrado no display e do contador de energia da concessionária e fico igual. Porém utilizei para ler os pulsos uma programação parecida com a sua, muda que utilizo as funções sei() e cli() para contar o tempo, não utilizei detachInterrupt(0); assim como o attachInterrupt(0, rpm_fun, FALLING); dentro do void loop() só do void setup(). Verifiquei que a leitura gerada pelo arduino, não bate com a leitura do medidor, apresenta um pequeno erro que vai aumentando ao longo das leituras. Comprei ele no ML (reeletricidade) e ele não sabe nada sobre essa saída paralela. Você ja comparou a sua medição do arduino com a medição do display? elas estão idênticas? o que você alterou na programação do tachometer? Obrigado

Desculpe, acabei esquecendo: você utilizar algum circuito para conectar a saída do medidor no pino 2 do arduino? ou só GND e Pino 2? estava utilizando um arduino nano que transmite os pulsos por nRL24l01 (wifi) e tudo cabe dentro do painel de disjuntores e substituir para ver se o problema era dele, mas nada mudou, você pode disponibilizar o código ou mim ajudar como fazer? Obrigado.

Welligton boa tar !!

Você consguiu comunicar com medidor ? Estou envolvido em projeto mas não conseguindo capturar os pulsos, sou novo na tecnologia, a pergunta é a seguinte eu ligo digial Pino 2 e GND  pinMode(Pino2, INPUT) e capturo pela anlogRed(PINO2) ?  Obrigado.  

Pesquise sobre os sensores SCT-013-000 e ACS712.

Veja qual deles atende melhor suas demandas.

ola obrigado pelas respostas,

então comprei 2 unidades deste sensor a ideia é começar calcular em tempo real o gasto de consumo em reais

alguém já fez isso?

att

Sim, eu já fiz isso no meu projeto de conclusão de curso , o famoso TCC.

Utilizei exatamente esse TC tipo janela e + um transformador simples de 127V - 9V e fiz divisão de tensão para leitura no Arduino, assim como precisei fazer o divisor de tensão para o TC também.

Um amigo aqui já disse o site que utiliza esses equipamentos, é só se basear nele e fazer as adequações necessárias.

 (openenergymonitor.org/emon/)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço