Boa noite pessoal.

Esta semana, comprei 3 display matriz 8x8 (verde).

Já obtive alguns progressos no estudo desta matriz, pretendo fazer um letreiro, onde será controlada por um Arduino (nada de especial). 

Talvez por motivos estético compre mais um ou mais 3. 

Pelo datasheet da matriz, ela é uma coluna catodo. O CI controlador será um MAX7219.

Também não tem tanto segredo na ligação, uma vez que é só seguir os pinos de ligação (coluna, linhas).

Primeira dúvida: O que acontece se no lugar da matriz coluna catodo, inserir uma matriz coluna anodo ?

Quem determina a polarização é o CI ? Irá funcionar ? Irá queimar ?

Explicando melhor:

Hoje por curiosidade comprei no ML um deste módulo que já vem para montagem com o CI e a matriz. Só que pelo que percebi, a matriz é coluna anodo, e meus display são catodo.

Como estou com um tempo disponível, estava pensando em desenvolver esta placa no Eagle e depois comprar os CIs e eu mesmo montar sem problema algum. 

No caso terei de inverter os pinos para poder funcionar (trocar os anodos com os catodos) ? Ou isto tudo que expliquei é determinado via Arduino ? 

No aguardo das contribuições.

Obrigado e boa noite e boa semana a todos,

José Antonio

 

Exibições: 1010

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi JAN, bom dia.

Se a matriz a que você referre for similar a esta da foto, verá no diagrama que ela tem tanto o

catodo dos LEDs  interligados por linha/coluna ou os anodos interligados por linha/coluna.

Rui

 

Bom dia RV.

As 3 que comprei primeiramente é desta ai, coluna catodo. A minha dúvida é que se eu posso ligá-la ao MAX7219. 

Comprei um módulo deste aqui que vem com uma matriz anodo coluna: 

 

Como os pinos são inversos o que fazer ? 

No aguardo, 

Boa semana.

Oi JAN, qual o modelo (Pnumber) da matriz que você que usar ?

Voce pode postar foto de ambas (catodo comum/coluna e anodo comum/coluna) vistas pelos pinos?

Rui

Oi RV,

as 3 tem o part n. NFM-12281-BG-11, onde segundo o datasheet, NFM-12281 é o modelo. as duas seguintes letras exemplo XX-11 se for A... é coluna anodo, se for B... é coluna catoodo. Agora quanto a segunda letra exemplo BH é red, BS hi-red, BD superred, BE  orange, BY yellow, e BG verde. 

A que comprei como dito na figura acima ainda não chegou mais como disse eu pesquisei e é uma anodo coluna. Quantos aos pinos 8 de cada lado.

Vamos descobrir.

Abçs

 

Rui Viana, olha que eu decobri no datashhet:

"The MAX7219/MAX7221 are compact, serial input/output common-cathode display drivers that interface microprocessors (µPs) to 7-segment numeric LED displays of up to 8 digits, bar-graph displays, or 64 individual LEDs."

São compactos, para display COMUM CATODO.  

Agora não entendi mais nada. Se o módulo que comprei vem com display anodo e ele é feito para catodo ? A não ser que tenham invertido os pinos na placa. Vou esperar para ver. 

Bom dia galera, 

recebi meu módulo como na figura acima, retirei o esquemático e pude tirar as conclusões:

O CI é do tipo common catodo como já pesquisado. Segundo o esquemático, os segmentos estão ligados as colunas que são anodo comum. Os dígitos (displays) são catodo comum, razão pelo qual o CI é CC. 

Se por acaso tiver uma matriz cuja colunas forem catodo comum, basta inverter os segmentos com as colunas.

Em breve os esquemas retificados.

Abçs

JA 

José Antonio, será que é esse circuito do seu módulo ?

Sim Murta, este é o que eu comprei. O display é coluna anodo. 

Os displays que adquiri anteriormente, as colunas são catodo. Basta inverter as colunas com as linhas.

Estou acabando de desenhar no Visio e depois posto aqui para a galera.

Valeu, 

J.Antonio

Bem, nessa figura não consegui ver diferença entre ROW ANODE e ROW CATHODE, ou estou cego????

Eu também não vi diferença. Creio que o desenho deva estar errado. 

Chinês é avacalhado demais. Eles não se preocupam em passar as informações corretas.

Bom dia a todos, ontem até ia ia comentar com você Gustavo, mais acabou por eu postar a resposta e não voltar para editar. Acontece que na figura realmente também não vi a diferença, mais existe sim as matriz coluna catodo (são as 3 que comprei) e a coluna anodo (que veio com o kit que adquiri no ML). 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço