Gente, estou desenvolvendo um projeto de automação residencial e gostaria de saber se eu posso ligar mais de um led em uma unica porta do arduino.

seriam as luzes externas da casa e devem ser acesas juntas mesmo!

se posso, quantos leds a porta "sustenta"?

agradeço desde já.

Exibições: 3215

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Você pode ligar o equivalente a 40mA, esse é o limite de dreno de corrente de cada porta Arduino.

Caso seu led sejam de 5mm de uso geral, o consumo destes para máximo brilho é de 20mA. para isso você deve limitar a corrente colocando um resistor em serie com o LED.

Caso perceber que com 10mA é suficiente a intensidade do brilho de cada led poderia usar até 4 limitando a 10mA (Veja desenho apenas para ilustrar a ideia), ou 2 no caso anterior, 20mA.

ou vc pode usar a saida do arduino junto com um resistor na base de um transistor e ligar os LEDs ao proprio transistor...

UI!!  Muito bem respondido amigo! muito grato pela atenção e pela força.

duvida respondida! 

Salve Carlos Kwiek!

 Boa tarde Marcos,

Ficamos todos contentes que tenha satisfeito sua duvida, por favor, se considera que esta solucionado, edite o atual titulo do seu tópico, e coloque antes do titulo atual a palavra RESOLVIDO, desta forma ele passara a ser um fonte de consulta para outros garagistas que procurem por soluções similares.

Abs.

Senhores uma pequena correção, o pino do Atmega328 não suporta essa corrente no nível 1, ou seja 40mA, recomendo a inserção de um transistor para poder ligar todos estes leds.

Boa tarde CM,

Seria interessante para todos que esclareça melhor sobre o assunto que abordou, abaixo segue original e tradução das referencias do site do Arduino, e também o link onde esta a informação.

Input and Output

Each of the 14 digital pins on the Uno can be used as an input or output, using pinMode(), digitalWrite(), and digitalRead() functions. They operate at 5 volts. Each pin can provide or receive a maximum of 40 mA and has an internal pull-up resistor (disconnected by default) of 20-50 kOhms. In addition, some pins have specialized functions:
Input and Output

Cada um dos 14 pinos digitais do Uno pode ser usado como uma entrada ou saída, usando pinMode (), digitalWrite (), e funções digitalRead (). Eles operam a 5 volts. Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40 mA e tem um resistor pull-up interno (desconectado por padrão) de 20-50 kOhms. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:
Entrada e Saída

Link: https://www.arduino.cc/en/Main/arduinoBoardUno

Ou, você pode usar uma porta do arduino pra acionar um relé e assim alimentar os leds externamente. Dessa forma o número máximo de leds vai depender da capacidade da sua fonte.

Se entendi bem sua pergunta, a sua ideia é usar cada led como indicador de que uma ação foi tomada, ou seja indicador de luz X lugar acessa, etc. led indicador, usar um rele neste caso não seria a melhor escolha é obvio, imagine um rele que deva ser ativado para acender leds, deixaria seu projeto grande e outras implicações que não tem sentido comentar neste momento, caso deseja-se usar uma interface poderia optar por um CI como 74HC595 por exemplo, um mesmo um driver como o ULN2003.

Abs.

Marcos, bom dia.

seria interessante voce postar um desenho esquemático da sua ídéia de ligações das lampadas,

no arduino.

Rui

Rui, queria usar mesmo uma porta do arduino para mais de um led, é coisa simples mesmo, eu que sou leigo. Como disse o Carlos, o ideal é dividir os 40mA para os leds, eu só não tinha uma boa noção de eletronica.

Não precisa ligar mais de um led só precisa ligar um relê, que vai ligar todas as lâmpadas, sendo que estas devem estar ligadas em paralelo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço