Olá Pessoal, Estou com problema. Estou com um projeto humilde em minha cabeça, onde nesse projeto tenho que usar o emissor e o receptor de radiofrequência. Porém quando faço os teste de funcionamento ele não funciona direito. vou contar oque acontece:

para testar os módulos RF eu monto o circuitinho numa protoboard numa extremidade o Emissor e na outra o Receptor. monto tudo certinho. como monstra na foto abaixo

Nessa imagem temos o fio verde como +, o vermelho -(groud), amarelo e preto DATA.  Ai vem a questão: o lede está aceso mesmo sem ter sinal do EMISSOR. se eu der usinal 1(colocar ele no + da protoboad) no emissor noto uma piscada no LED. porém só isso. 

Ai tipo, quando eu retiro o emissor, o LED ainda continua ligado. como se o DATA do receptor sempre tivesse tensão(sinal lógico alto).

são 10 pares de emissores e receptores e todos eles tão com o mesmo resultado. O problema tá comigo ou com os eletrônicos?

Me ajudem. Valeu Galera.

Exibições: 2453

Responder esta

Respostas a este tópico

vc ligou errado seu circuito, amigo.

o pino DATA do módulo não deve ser ligado ao led. O led deve ser ligado a um  pino do arduino.

Do jeito que vc fez, vc estaria pressupondo que o módulo rx é igual um interruptor, onde ele faria ligamento e desligamento do pino DATA com o VCC. Não é assim que funciona. No pino DATA circulam DADOS, que são justamente os DADOS recebidos que vieram do módulo TX. Tais DADOS deverão ser enviados ao arduino, para então vc tratar os dados.

Em resumo: o pino DATA do módulo RX deve ser conectado a um pino do arduino. Conforme os dados que o RX receber é que o arduino irá decidir o que fazer, como por exemplo acender o led através de outro pino

é assim, veja:

existem muitos  tutoriais na net mostrando como se dá os primeiros passos com módulos de RF. Dê uma pesquisada

Pelo que você disse, o receptor tem que tá ligado ao arduino. Eu quero fazer um projeto onde apenas o emissor esteja ligado ao arduino. Mesmo assim eu fiz como vc mostrou acima:

Obrigado pela Resposta.

Dessa vez eu fiz com arduino com o código abaixo.


int entrada = 2;
int saida = 7;
int aux;
void setup() { 

pinMode(entrada, INPUT); 
pinMode(saida, OUTPUT); 
}

void loop() 
{

aux=entrada;

if (aux == HIGH)
{

digitalWrite(saida, HIGH); 

else

digitalWrite(saida, LOW); 


}

(o LED tá ligado porque escrevi o código errado no if eu coloquei ''aux = HIGH'', depois que corrigir ele apagou e não dá sinal de vida. kkkkkkkkkkkkkkkk)

Obrigado. Ricardo Santiago.

amigo, não é pra vc ficar lendo apenas HIGH ou LOW no pino que conecta o arduino ao pino DATA do módulo RX.

sugiro vc pesquisar alguns tutoriais a respeito da lógica por trás do funcionamento desses módulos rx/tx de RF. 

Tente entender o que o módulo TX envia de sinal e o que o módulo RX deveria receber de sinal. Depois tente entender como tratar o sinal recebido pelo módulo RX para então decidir como fazer o arduino agir

Repito: o módulo RX não é um comutador (interruptor) para fazer liga/desliga de led do jeito que vc planeja. Ele não funciona igual um relê.

Cara, na verdade oq ta acontecendo é que sempre precisa existir variação no dado transmitido, ou seja ele nao pode ficar muito tempo em zero nem em um.

Para tal cria-se um protocolo como o hopping code.

experimente criar oscilador na frequencia de 1,5khz no arduino e então seu led piscará nessa frequência, mas você não conseguirá ver. para isto vc tem que colocar algum tipo de decodificador do outro lado, na recepção.

um sistema basico seria: se tem 1,5khz, no outro lado um detector de frequencia detectaria isso e acenderia o led.

repetindo, o pino não pode ficar no mesmo estado por muito tempo pois isto não caracteriza fluxo de informações, pense em um radio am fora de sintonia, ele não fica simplesmente mudo. ele é obrigado a capturar harmônicos e interferencias, e é isto que ocorre com o receptor

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço