Olá pessoal ,  estou com um projeto para comunicar o PIC com o PC em uma rede ethernet e pretendo utilizando o módulo ENC28J60 (SPI) para comunicar o PIC com o PC na rede por meio de uma aplicação feita em C++ . 

Por acaso algum de voçês teriam algum material a respeito da comunicação deste módulo com o PIC ? pois com o arduino tem a rodo por ai , eu quero desenvolver uma placa de I/O com o PIC  e o módulo , comunicando com o PC em uma rede , demonstrando o controle inteligente de equipamentos em uma empresa , eu sei que poderia ter escolhido comunicação MODBUS mas eu preferi o desafio da ethernet , se algum de voçês podessem me ajudar eu fico grato desde já .

Exibições: 7663

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Ilgner.

Qual pic você pretende usar?  Ja tentei usar o 18f4620 com o ENC mais não tive sucesso. Ja fiz teste com o 18f87j60 e 18f97j60 que ja tem hardware Ethernet e foi de boa rodando como servidor, os exemplos testados tem na pasta das apps solutions da microchip. Pretende usar o pic como servidor ou fazer uma rede modbus TCP/IP?

Pretendo utilizar o pic como um servidor ou cliente da aplicação , ele recebe e executa , a placaira consistir em I/0's a MCU e o modulo ethernet  , onde encontro esses pics que me falou para comprar ? Aqui no Brasil vende , porque estou procurando e não acho em lugar nenhum.

Tem o codigo exemplo para CCS?

Obrigado

Amigo, já trabalhei com o ENC e realmente não recomendo, ele não é bom para aplicações de Web  Server ou Cliente, só coisa muito básica mesmo ou estudos, principalmente com a biblioteca que tem no CCS.  Recentemente adaptei uma biblioteca do Enc para o Arduino mas ainda sim muito fraco. Estou pretendendo trabalhar com esses controladores que o amigo citou, mas creio que terá que desenvolver as biblioteca, também estou a procura.

Pode passar algum material sobre o que você fez? Qual compilador você usou e qual biblioteca?

Opa.

Compilador é o C18, e os exemplos estão no site da microchip. Tem exemplo com direito a tudo, até enviar email automaticamente e possibilidades de armazenamento de paginas em memoria interna (flash), externa eeprom e cartão SD.

ONde eu compro esses PIC's ???

Farnell, mais é melhor comprar uma placa de desenvolvimento pronta para testes e desenvolvimento. . 

E eu acho essa placa na faixa de quanto?

Esse é um ótimo kit, tenho ele aqui na empresa, ele também vem com exemplos.

http://www.ebay.com/itm/PIC-Ethernet-Development-Board-for-PIC18F97...

Consegui com o PIC18F67J60 , aos poucos vou implementando 

http://www.youtube.com/watch?v=lnB4Gvad9O8 

Só uma demonstração , agora falta a parte do envio de dados do PIC para o PC , fiz com bibliotecas do CCS mesmo .

Obrigado , consegui utilizando a biblioteca do CCS

Confira os videos:

http://www.youtube.com/watch?v=2wfhaKgOpao

Muito obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço