Boa Noite garagistas! 

Após longas pesquisas e quase nenhum resultado resolvi abrir esta discussão. Eu comprei a algum tempo um módulo Ethernet com o intuito de fazer um sistema supervisório aqui em casa com o scadabr, mas não encontro nenhuma informação inicial, já faz tempo que procuro e só acho discussões com todas as implementações ja feitas, as discussões são somente de problemas pontuais.

não acho nenhum código para me dar uma ideia básica, ou até mesmo as bibliotecas que serão utilizadas. espero que possam me ajudar neste caso.

Exibições: 1253

Responder esta

Respostas a este tópico

Pedro,

procure pela biblioteca "Mudbus", que é MODBUS IP. Lá tem um exemplo.

Lembrar que essa biblioteca só é válida para o ethernet shield W5100.

Depois posta suas dúvidas aqui.

Obrigado Sidney,

Até agora eu consegui fazer a comunicação por usb, e funcionou legal, mas me deparei com um outro problema, não consigo acessar o ScadaBR por outro computador, tanto na rede local quanto na internet, já liberei a porta no meu roteador e nada!

Enquanto ao shield isto não vai ser problema, vou procurar a biblioteca e estudarei!

Paralelo a isso fui pesquisando, encontrei um pessoal que roda o ScadaBR em Raspberry PI, isto ampliou alguns horizontes e penso até em implantar no meu ramo de trabalho. 

Sidney, já estou conseguindo dar alguns passos com a comunicação em modbus ip, mas acho que vou deixa la para o final, agora eu tenho duvidas de como acessar o HMI builder do ScadaBR, e li em alguns fóruns, e vi alguns videos mas acredito que são de versões anteriores ou versões modificadas, não encontro um tutorial ou algo assim, sera que você pode me ajudar?  uso Windows 7 a versão do ScadaBR é a 1.0 e do java é a ultima se não me engano é a 8.

portanto continuo sem acesso via rede e não consigo acessar o hmi Builder.

Obrigado!

Quanto ao problema de acesso via rede local ja foi resolvido, era o firewall do windows bloqueando o tomcat

isso graças ao mallakabadu no fórum do clube do hardware

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/587113-problemas-ao-acess...

 

Pedro,

sobre o HMI realmente era as versões anteriores. Agora vc deve fazer sua aplicação na área gráfica. Isso se tiver usando a versão 1.0.

Só para você saber eu rodei o scadabr na beagleboard. Funcionou legal. Hoje minha aplicação é mais exigente e a beagle está parada. Rodo em um servidor.

Quando vc estava usando o USB vc usava o MODBUS RTU e agora quer usar o MODBUS IP não é.

Não tenho noticias do scadabr funcionando corretamente em um java sem ser o 6. Cuidado com isso.

Segue o trabalho que to acompanhando. Eu gosto de videos. Se inscreve no meu canal no youtube que vc verá mais coisas. youtube.com.br/farmsidney

Obrigado pela resposta Sidney,

Minha placa RaspberryPi ja esta a caminho, quando chegar vou testa lá com o ScadaBR.

quando a comunicação via protocolo Modbus IP será meu próximo passo, pois já desenvolvi todo o surpevisório via  Modbus RTU e ja me "entendi" com o ScabBR, 

Quanto ao projeto em si, eu estou pensando em alguns arduinos com o módulo ethernet se comunicando via wireless, pois a distancia sera grande, estou pesquisando algumas antenas, acredito que utilizarei esta aqui http://www.ubnt.com/airmax/nanostationm/ o modelo loco M5, pois aqui na minha cidade é utilizada em um provedor de internet e não costuma dar problema.

quanto ao java eu uso a versão 8, vou fazer um downgrade para a versão 6

Já estou inscrito no canal

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço