Localização em uma peça dentro de um tabuleiro de jogo

Boa noite pessoal,

Seguinte, acho que como muita gente por aqui, to desenvolvendo um trabalho para conclusão de curso. Basicamente a minha proposta é baseada em Brinquedos de Programar. Geralmente estes brinquedos são utilizados sobre um 'tabuleiro'. A ideia é conseguir rastrear em qual parte do tabuleiro o brinquedo está, para assim conseguir criar interações com o ambiente em que ele está sendo usado. A suposição inicial era utilizar 4 torres, uma em cada extremo do tabuleiro, e então triangular a posição da peça dentro do tabuleiro, mas pelo que vi até agora, com RFID e Bluetooth, as opiniões não foram muito favoráveis.

Alguém tem uma sugestão de tecnologia viável para localização em uma área tão pequena?

Obrigado!

Att,

Marcelus Oldoni

Exibições: 2032

Responder esta

Respostas a este tópico

Se forem poucas peças, como num tabuleiro de xadres, com 4 peças, vc pode direcionar leds IR de um lado e receptores de outro, fazendo uma matriz (2 lados com leds e 2 lados com receptores)

Se forem muitas peças, bom, colocar um led e um receptor (como ese aqui http://www.labdegaragem.org/loja/34-sensores/optico/breakout-de-sen...) um em cada casa do tabuleiro.

Se for um tabuleiro sem casas...2 ou 4 ultra-sons dando a distancia de outros objetos (ou de uma parede limitadora)...

 

outra coisa, é utilizar uma webcam olhando de cima do tabuleiro, ligada a um PC e um programa  fazendo as leituras. (em processing)

Uma camera localizada sobre o tabuleiro poderia fazer a captura do video e extrair uma imagem estática.

Fiz um codigo que captura , filtra cores  numa imagem e salva usando o Lazarus ( linguagem pascal orientado a objetos ).

É possivel também recortar a imagem do tabuleiro em frações de cada quadro.

leds nas casas ou divide o tabuleiro igual a divide mapas... por quadrantes... igual a batalha naval... leds de um lado, ldrs de outro...

Pessoal, muito obrigado pelas sugestões!

Pro meu caso, o tamanho do tabuleiro pretende ser dinâmico, e não tem casas definidas. Até o momento, percebi que os sensores ultrassônicos podem ser a melhor opção. 

Basicamente, abstraindo a ideia do tabuleiro, e do jogo, o que eu preciso é localizar um objeto dentro de uma área média de 2m² utilizando 4 sensores ultrassônicos nas extremidades diagonais, com uma precisão considerável.

Alguém conhece algum projeto semelhante para que eu posso estudar uma solução de localização utilizando estes sensores ultrassônicos?

Obrigado!

Att.

Marcelus Oldoni

Vi essa semana, um cara usou NFC reader.

Não sei como ...Veja o primeiro projeto Minecraft

https://www.youtube.com/watch?v=wPUK_9MaTBY

Seria interessante primeiramente , e acredito com maior facilidade de implementação a definição de "casas" ou coordenadas num eixo cartesiano (X,Y), e ai todas as opções sugeridas poderiam ser implementadas pois mesmo para localizar com ultrassom será necessário definir as coordenadas como referência...

Se todas peças são iguais e somente deseja identificar a localização das peças, poderia usar um super sensor de membrana. Uma malha de plastico com uma matriz de contatos X e Y.

Agradeço a todos que responderam o tópico.

Estou trabalhando nesse projeto e pretendo finalizar até o fim do ano, já que é meu trabalho de conclusão de curso.

A ideia inicial visava reconhecer a localização do brinquedo através de sensores de medição de distância e triangulação 2D, porém como se trata de um brinquedo de programar, onde as crianças utilizam para aprender e estão constantemente entrando em contato com o mesmo, os sensores não iriam funcionar corretamente pois haveria muita obstrução das crianças nos sensores. Então optamos por definir um tamanho de célula do tabuleiro específico e vamos adicionar sensores em cada célula para saber onde o brinquedo se encontra. A priori, a tecnologia escolhida é o RFID, pois não necessita de uma interligação entre si. 

Estou a procura de um local para compra de etiquetas RFID. Não preciso de chaveiro, ou cartão. Apenas da etiqueta, com proteção plástica mesmo, pois estou procurando menor custo. Alguém sabe sugerir onde consigo isto?

Obrigado!

Att.

Marcelus Oldoni

Marcelus , você vai colocar um sensor de RFID para cada célula?

Qual o tamanho das células e quantas são ? 

Como vai limitar que um sensor de uma célula não vai capturar a etiqueta da outra célula?

Fiquei curioso...

Bom, o brinquedo tem passo definido, ou seja, cada instrução de movimento, ele anda 15 centímetros. Então cada célula do tabuleiro terá 15cm².

O brinquedo de programar que eu vou usar tem o funcionamento bem semelhante ao do BeeBot: https://www.youtube.com/watch?v=4TjwU1N7gxU

A ideia é que o leitor fique na parte inferior do brinquedo, fazendo a leitura da tag que fica no meio de cada célula. Sinceramente eu não testei a distância da leitura, mas acredito que 15cm separando cada uma das tags não haverá interferência de uma tag na outra.

Cada celula tem 15 x 15 cm ? Área = 225 cm² ?

Eu acho que essa distancia é muito pouca para um sensor não interferir em outro.

Ou então terá que desenvolver um sensor que tenha o alcance de recepção limitado. 

Na ignição dos carros atuais existe uma bobina e um circuito que detecta o sinal RFID da chave. 

Talvez esse sistema seja o mais indicado. 

Está certo, são 225cm².

Bom, o que eu já li, é que os RFID de 13,56MHz tem um alcance menor. Até hoje só lidei com cartões de RFID pra controle de acesso, e acho que o leitor não conseguia ler o cartão a uma distância de 15cm.

Esse artigo, é um trabalho bem similar: http://www.vs.inf.ethz.ch/publ/papers/mlampe-pg07-akc.pdf. E nele contém o seguinte paragrafo:

"RFID technology proves to be an appropriate means to automatically and unobtrusively detect the state of play. The advantage of RFID technology that operates at 13.56 MHz (high frequency, HF) for our application is the limited read range that allows clearly specifying the zone to be observed by an RFID antenna."

Enfim, só vou saber testando...

Vou pesquisar este sistema que você indicou. Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço