Bom dia Galera,

Pessoal, trabalho com Arduino já algum tempo e me deparei com algo inexplicável até então.

Liguei no meu Arduino Uno um sensor LM35, na porta analógica A0. O LM35 está alimentado com os 5V do próprio Arduino, que por fim está ligado na USB do PC.

Até ai tudo bem, tudo funciona direitinho. 

Adicionei um potenciômetro também ligado entre o 5v e o GND. Seu pino central na porta A1.

O problema é que quando a tensão do potenciômetro vai a 5V, ou seja, quando jogo 5V no pino A1, o LM35 para de funcionar corretamente, e começa a oscilar em valores diferentes do normal. Chega variar em torno de 50 , a 60 inteiros. O que acarreta um erro enorme na temperatura.

Já fiz de tudo, não adianta. Porém, (isso é curioso) quando eu tiro a linha  AnalogRead(A1) do código (potenciômetro)  a medida do LM35 volta a ser normal.  Já pensei em interferência, queda de tensão em função do potenciômetro e nada. Quando o LM35 oscila, o potenciômetro indica 5V. Porém a tensão de alimentação em cima do LM35 continua intacta, ou seja, não vejo interferência nenhuma do potenciômetro no barramento de 5V.

Bom, quem não intendeu e quer tirar a prova. Só ligar o LM35 em uma porta analógica e um potenciômetro em outra. Compare as leituras do LM35 antes e depois do potenciômetro. Se alguém tiver uma explicação e solução agradeço, pois já testei com vários LM35 e com Arduinos diferentes. Aliás, estou com o UNO Rev 3.

Grande abraço!

Exibições: 4234

Responder esta

Respostas a este tópico

...

Você esta queimado comigo pq sabado eu falei para você que você deveria aprender a se virar sozinhoe perguntar para os outros so em ultimo caso, e infelizmente você não entendeu isso de forma construtiva, parabens, voce será um otimo profissional

Breno Oliveira, entre a noite no labdegaragem, que eu te ajudo a resolver teu problema.

Abraço.

Sander, obrigado pela disposição. Vou postos os códigos aqui e as ligações. Fds vou voltar a mexer no circuito.

Problema que eu sou de Ilha Solteira - SP. Muito interior do Estado!! hasuas

Valeu

acho que nesse tópico tem algo que pode te ajudar

http://labdegaragem.com/forum/topics/multiplas-leituras-analogicas-...

abraço

Valeu Lucas, vou ler sim. 

Brigadão!

Outro teste que poderia fazer era ligar as entradas analógicas A0 e A2 ao GND.  Colocar o lm35 na A1 e o potenciômetro na A3. Ai fazer a leitura dessas 4 entradas analógicas como ja vem fazendo com as 2. Claro que o valor da A0 e A2 nao vai ser ultil pra nada, mais isso ja deve resolver bastante o problema das oscilações e pertubações entre o potenciômetro e o LM35. 

Também já tive este problema, pode ser melhorado um pouco enchendo um array de 20 leituras espaçadas de 20ms. Acabado este ciclo soma-se as 20 leituras e divide-se por 20, estamos portanto fazendo a média.

Cara.. acho que é a única forma mesmo. 

Porém é difícil aceitar ou entender o porque! 

Valeu!

Moçada, Segue a Screen do código. Variando  o potenciômetro, olha a variação na temperatura : 

O que se está fazendo aqui é a leitura de 2 medidas analógicas. É isso que vc. quer demonstrar?

Se sim, está correto. Mas uma não (deveria) interfere/ir na outra...não há nada no circuito que motive isso.

Sempre achei gozado de porque multiplicar por 100 e não retirar os 2 "zeros" a direita do ponto...no número 0,004887. A operação matemática resulta igual.

Mas nada como algumas marretadas nas rodas dos trens, e o ctrl-c/ctrl-v...rsrsrsrsrsss...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço