Olá pessoal,

 

Sou iniciante em arduino e estou tentando montar um controlador de temperatura para o meu projeto de aquaponia doméstica (http://labdegaragem.com/forum/topics/aquaponia).

 

Estou tendo um problema que não sei exatamente a causa, vou tentar explicar. O esquema que montei é com um LM35. Quando a temperatura está abaixo de uma temperatura X eu aciono um pino do arduino, que aciona um relé, que liga um aquecedor (resistência elétrica). Bom, enquanto estou lendo a temperatura com o aquecedor desligado, ok. Mas quando ele liga, a temperatura "salta" exatamente 4.4 graus (digamos, passa de 50 para 54.4). A que se deveria isso, alguém sabe explicar? Pensei talvez que mude a referência do GND, já que tanto o LM35 quanto o pino que aciona o relé estão no mesmo GND. Mas se for isso, há como corrigir? Via software sim (só subtrair o desvio), mas via hardware? Tentei colocar um resistor entre o relé e o GND e não funcionou. Se não for isso, o que poderia ser?

 

Agradeço qualquer ajuda.

 

A ideia por enquanto é fazer tipo um termostato - o aquecedor ficaria ligando e desligando com potência fixa, ou seja, a temperatura ficaria oscilando. Mais tarde, pretendo usar PWM para variar a potência da resistência e usar uma malha feedback PID, de forma que a temperatura ficaria constante.

 

Abraços

Daniel

Exibições: 1477

Responder esta

Respostas a este tópico

Não sei se pode ser, mas como você está acionando esse rele? Direto na porta do Arduino ou usando um transistor NPN (BC 548, por exemplo) para acionar o rele? Se você não fez isso ainda, seria muito bom você colocar esse transistor, até para evitar a queima da porta do arduino.

Aproveitando, eu achei interessante o seu projeto. Ve se você pode me ajudar...que tipo de sensor ou componente você usa para verificar o Ph da água, nitrito, nitrato, salinidade, etc etc..

É que eu quero controlar tudo isso no meu aquario de água salgada.....

Abraços, espero ter ajudado.

Sim, estou aprendendo eletrônica, estou lendo coisas que falam sobre proteção com diodos e transistores.

 

Sobre sensores, por enquanto ainda não tenho nada, o primeiro será o de temperatura. pH e condutividade pretendo comprar os sensores e ler as medidas com o arduino (acho que não conseguiria construi-los, pelo menos por enquanto). Quanto a nitrato e nitrito, existem eletrodos de íon seletivo (ISE), mas eles são muito caros (milhares de reais). Então pretendo monitorar a nitrificação usando três ou quatro eletrodos entre: pH, oxigênio dissolvido, potencial de oxi-redução e condutividade. Todas estes parâmetros variam casa haja problemas com a nitrificação, de forma que seria um monitoramento indireto de amônia/nitrito/nitrato, já que por enquanto o monitoramento direto é economicamente inviável.

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço