Olá pessoal,

Preciso acender uma certa quantidade de leds através do arduino. Preciso fazer mais ou menos o que acontece com aquelas luzes de natal, ligando-os como em uma linha, um caminho de Leds.

Então, fiz alguns testes com uma bread-board ligando 5 leds em paralelo (o que através de pesquisas me pareceu a melhor forma), mas todos os Leds ficam com um brilham muito baixo, exceto o ultimo que fica mais brilhante.

Não sei como fazer para que os Leds recebam a mesma carga e consequentemente fiquem com o mesmo brilho, mas sem haver divisão, por exemplo, eu mando os 3V e todos os Leds acendam cada um com 3 volts.

Não sei se me entenderam, e nem sei se isso que eu quero é possível (não sei quase nada de eletronica), mas quem poder me ajudar de algum a forma, já agradeço.

Valew pessoal

Exibições: 4516

Responder esta

Respostas a este tópico

Pode usar o CI 741 que é um amplificado e configura-lo para ser um aplificador  de corrente, mas mantendo a tensao de 5 volts. vc ta usando os resistores limitadores de tensao nao estar!?

fico a disposição;

Não não, usei apenas os Leds.. rs

Como eu disse, sou muito leigo em eletronica, e não sei as técnicas ninja que vcs usam.. kkk

O que eu tentei fazer foi exatamente isso:

http://www.instructables.com/id/How-to-make-a-string-of-LEDs-in-par...

Como eu uso esse CI 741? É fácil de encontrar? Teria uma maneira mais fácil para executar isso?

Dá uma olhada em utilizar transistores como switches, você coloca o arduino acionando a base de um transistor de potencia (pode ser um TIP41) e o transistor com uma alimentação extra (interligando os pinos GND) e em cada led coloca um resistor assim todos os leds vão receber a mesma alimentação e brilhar por igual.

Como valor de resistor você pode utilizar um com 150 ohms e 1/4 de watt, funciona muito bem, utilizo esses para ligar os LEDs em até 6V.

Só um aviso, os pinos do arduino liberam 5V, com exceção do pino 13 que ja possui um resistor para poder acionar o LED SMD que está no mesmo, portanto cuide para não queimar os seus LEDs colocando eles nos outros pinos sem um resistor...

Luis, O seu interesse e so fazer uma sequencia de led's?

tem uma maneira de usar mais led's e ainda fica com toda qualidade..

fazendo uma matriz de leds.

essa apostila pode dar algum esclarecimento.

http://www.ikware.com/seeuinmytee/pdf/matriz.pdf

José, ele ta tendo dificuldade para ligar alguns leds em paralelo que usa apenas um pino do arduino, criar uma matriz de LEDs vai ser mais complicado ainda para ele, tanto na parte de fazer as conexões como na parte de programar, ja que para ele acender um LED precisa saber o "endereço" do mesmo na matriz para programar.

Ele ja entrou em contato comigo por MP e lhe passei o esquema de como utilizar um transistor e ligar tudo de uma vez como ele quer, vamos ver como ele vai se sair agora no desenvolvimento.

Boa, ótimo feeling da situação.

dê uma olhada neste projeto, tem o esquemático e acho que é justamente o que vc esta procurando:

http://www.esd-talk.com/2010/12/launchpad-arvore-de-natal-com-leds....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço