Olá amigos, tenho algumas dúvidas em relação à sensores indutivos

Tenho um sensor que funciona em 6-36V DC 3 fios PNP, quero fazer um circuito para um contador de peças metálicas, quando o sensor detectar, enviar o sinal para o arduino e fazer a contagem.

Se eu alimentar o arduino com uma fonte de 9V, e alimentar o sensor pelo pino 5V, posso receber o sinal normalmente em uma porta digital? Precisarei de resistores ou dispositivos de proteção ou é só ligar o fio de sinal direto lá?

Exibições: 4894

Responder esta

Respostas a este tópico

Este sensor de metal, não pode ser ligado diretamente no pino digital do Arduino, pois como a saída é do tipo PNP, quando ele for acionado pela passagem de um metal ele mandará na saída a tensão que ele esta alimentado, sendo menor tensão de trabalho dele de 6Volts isto causará a queima da entrada que foi conectada.

Portanto tem que colocar um opto acoplador nesta saída PNP, ligando no led deste opto e o transistor desse mesmo na entrada do Arduino.

Mesmo que eu alimente ele com os 5V do Arduino, ele trabalharia com 6 Volts?

A menor tensão de trabalho deste sensor  é de 6 Volts, utilizar tensão menor, irá comprometer o funcionamento dele, está bem explicito, a mínima de 6 Volts e a máxima de 36 Volts tensão de trabalho, garantido pelo fabricante, qualquer valor diferente poderá acarretar a queima do sensor ou

operação errática.

Segue em anexo o desenho do acoplamento.

Só pra completar, esse circuito eu poderia usar em um sensor trabalhando com uma tensão maior certo, 12V, 24V? E eu poderia usar um transistor no lugar do octo? Qual seria a diferença? Obrigado desde já

Sim você poderia usar este circuito e também poderia substituir por um transistor, desde que o seu sensor tenha a saída PNP.

Acho essa coisa de PNP e NPN meio confusa kkkk, simulando aqui um sensor de 5V: No caso do PNP a saída é positiva, isso quer dizer que quando o sensor for atuado, ele vai gerar uma tensão na porta do arduino, no caso do NPN, a saída é negativa, então ele só vai gerar tensão na porta do arduino quando estiver não atuado (longe de metal), é isso ou viajei?

A definição de PNP ou NPN, vem do tipo de saída, explicando melhor, o sensor do tipo PNP tem um transistor pnp cujo emissor está ligado diretamente na alimentação positiva deste, quando acionado este transistor liga fluindo esta tensão para o coletor que é a saída, conforme falei anteriormente, já no caso do tipo NPN, ele tem um transistor npn, cujo seu emissor está ligado diretamente no gnd, quando o sensor é atuado este transistor faz a tensão externa, independente do valor dela mas claro respeitando os limites máximo de trabalho do sensor, especificado pelo fabricante, fluir para o gnd, no caso para o negativo da fonte que alimenta o sensor. Neste caso bastará por um resistor pull-up na referida entrada do Arduino e ligar diretamente na saída deste sensor NPN.

Espero com isso e tenha tirado as suas dúvidas, mas elas persistirem, eu desenharei ambos modelos para melhor entendimento.

NPN e PNP não é uma coisa confusa, é simples, você esta confuso a respeito.

Entendendo:

http://www.digel.com.br/novosite/index.php?option=com_content&v...

Sensores indutivos PDF:

http://www.metaltex.com.br/downloads/I_C.pdf

Sobre sua pergunta:

Quando sobre a superfície frontal do sensor, aproximadamente a 5mm, passar um elemento metálico, o cabo de saída assumira uma tensão positiva se PNP, e negativa se NPN, isso permite que seja adequado a nossa necessidade e deve ser decidida a  escolha, depois que tenhamos o projeto definido, o sensor deve adaptar-se ao projeto, e não o contrario.

Existem sensores deste tipo cuja saída é neutra de certa forma, já que a saída é a rele, desta forma os contatos secos do rele podem ser alimentados com a tensão e polaridade desejada e obter o resultado que quisermos, neste caso o sensor tem 4 fios em vez de 3, dois para alimentar o sensor, um comum e a saída que será a mesma que alimentar o comum.

Estude o funcionamento de um transistor, NPN e PNP e ira entender o principio básico, coloque no Google, e se possível associe ao nome Newton C Braga,

Ainda com respeito a sus pergunta, sim, caso use um NPN, quando o sensor esta sem atuar a tensão no fio de saída será de potencial positivo (Se a saída do seu sensor for a transistor) quando atuando será negativo, o contrario ocorre com o PNP.

Os sensores não "geram" tensão, apenas mudam o seu estado logico na saída, alto o baixo, high ou low, 1 ou 0, já que estarão no corte ou saturação, existem apenas dois estados possíveis.

Também  existem no mercado sensores com saída analógica que incrementam ou decrementam sua saída em função do elemento aferido, não é o seu caso.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço