Resolvido - Ligação interruptor em paralelo com relé

Mestres,

Como eu ligo esse módulo de relé em paralelo com os interruptores de luzes da casa? Ele só tem o contato NO (eu acho).

grato,

Fabio.

Exibições: 2367

Responder esta

Respostas a este tópico

Essa opção é ótima para saber se a lampada está acesa pois detecta até se a lampada estiver queimada.

Completando a minha sugestão de substituir o botão atual por um botão push, este botão poderia ter um LED nele, dando um feedback REAL da lampada acesa ou não.

Bom dia FRC,

Uma sugestão para ligar interruptores em paralelo e saber se a lampada está acesa ou não,

sem ter que usar sensor de corrente ou LDR.

RV

Boa!

Tem interruptores com lampadas internas (o que vi usava neon) que ficam acesas enquanto a lampada está apagada. Usam esse principio.

sugestão pra fazer um circuito menor: Trocar a ponte por só um diodo, pode até ser o 1N4148, que é o mais barato, menor e mais simples diodo que conheço. Funciona bem em baixas correntes assim. O capacitor nem precisa. Vejo um risco aí de sobrecarga no 4n25 pq no instante inicial ele seria um curto...

Outra seria colocar um opto menor (4 pernas) que já é bipolar. Elimina os diodos e fica com 4 pernas:

https://www.mouser.com/datasheet/2/365/pc8141xnsz_eJ-184310.pdf

Um buguinho que daria é que se a lampada queimar ele vai indicar como acesa.

Vocês são muito bons. Muitíssimo obrigado.

Versão com ponte e com um só diodo.

Top, RV. Top top top. Vou comprar as peças que faltam pelo Mercadolivre e já montar. Muito obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço