Boa tarde galera,

Depois de muito bater cabeça para resolver a situação, vou ter que recorrer aos amigos universitários.

Estamos trabalhando a alguns meses em um projeto para ligar e desligar luzes de hotel.

O sistema se baseia em 45 arduinos nanos, 45 relés, 4 arduinos UNO controlando os arduinos nanos e 2 arduinos principais, controlando todo sistema, um recebe sinal e outro envia. Estes arduinos estarão futuramente conectados a um software que fará o envio do sinal pelo arduino uno mestre que enviará um sinal de high ou low a um arduino nano, o nano acionará o relé e que por fim irá acionar uma contatora.

Problemas que resolvermos, apenas 1:

Delegação de sinal aos quatro controladores(arduinos UNO que controlam o sinal para os nanos), resolvemos com uma porta analógica OR que delega o pulso para cada arduino nano evitando assim o loop de informações.

Depois descobrimos que todos grounds dos arduinos precisam estar juntos para que possam se comunicar devidamente entre si, testamos com placas jumper (uma placa com vários pinos interligados, brilhante idéia do meu colega) que funcionava, porém, os cabos não ficavam fixos devidamente na placa o que ocasionava mal funcionamento do sistema. Colocamos por fim bornes de mola, utilizados em quadros de comando, porém, após isso, os arduinos pararam de comunicar entre sí, e tem apresentado problemas.

O que fazer?

- Existe uma pequena volta de corrente no GND dos arduinos 0,01v. (como corrigir? é o ocasionador do problema?)

- Minha dúvida mais cruel, o Arduino POSSUI TERRA? ou o GND é apenas um polo negativo?

Se  não consegui me expressar direito, por favor avisem, estamos com o projeto parado e para variar precisando entregar.

 

Exibições: 424

Responder esta

Respostas a este tópico

Seguem fotos do projeto quase finalizado depois de alterações.

- Alteramos a fonte chaveada por réguas USB
- Ligamos os GND's em um borne de mola
- Mudamos o layout do quadro para uma melhor forma de fazer manutenção.

Nossos problemas realmente eram relacionados a alimentação, os conectores de 5v, que eram muitos, criavam arcos voltaicos que interferiam o sinal. então uma vez que se ligava um relé de um lado do quadro, um, ou outros mais eram ligados.

Compramos fontes usb (carregadores) que servirão de alimentação.

Temos mais 2 destes para montar, para outras duas empresas diferentes, e vamos migrar os Nanos, para módulos ESP8266, como citado nos comentários dos colegas de fórum, afim de reduzir custos e fiação.

Obrigado galera, em dias, se houver alterações posto.

Infelizmente o código não posso postar, pois, como o código é pertencente a empresa posso acabar tendo alguns problemas.

Viva a essas pequenas coisas chamadas Micro controladores.

Abraços!

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço