Letras do display enfraquecem ao acionar módulo relé

Fala Galera,

estou fazendo um projeto para acionar um solenoide de uma catraca e no circuíto que eu criei tenho: Um teclado, um display lcd, um resistor 1k, um módulo relé(5V) e um solenoide(12V), alimentados por uma fonte 12V 1A e ligado também ao computador para comunicação serial.

Quando eu tenho que mostrar alguma informação no display e acionar o relé as letras do display ficam bem fracas difíceis de ler, e quando eu mostra alguma informação sem acionar o relé fica normal.

Vou colocar o desenho do circuíto para ver se alguém já passou por isso ou tem alguma dica para resolver esse problema.

OBS: No desenho do circuito estou usando um relé mas na verdade é um módulo relé, também estou usando no desenho um motor para ilustrar o solenoide.
Estou usando o pino A0 para controlar o contraste do display no código uso analogWrite(A0, 10), fiz um teste ligando o pino de contraste diretamente no gnd mas continuou enfraquecendo as letras ao acionar o relé.

As ligações são essas:
Teclado (Linhas [6, 7, 8, 9], Colunas [10, 11, 12]);

LCD (GND[gnd], VCC[5V], V0[A0], RS[5], RW[gnd], E[4], DB4[3], DB5[2], DB6[A2], DB7[A1],LED+[5V(resistor 1k)], LED-[gnd]);

Módulo relé (IN[A3], 5V[5V], GND[gnd], NF[], C[Vin], NA[Solenoide+]);

Solenoide (+[Módulo Relé], -[gnd]);

No código não tem nada de mais, só fico varrendo o teclado e a porta serial caso tenha que acionar o relé eu mostro alguma informação no display e aciono o relé e também estou passando 10 para a porta A0 na função setup() para dar contraste nas letras do display.

Exibições: 400

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Que relé é esse ? 

Meça a tensão 5V e 12V ao acionar o relé. Deve estar sobrecarregando a fonte. 

Que estranho, quando fui fui medir desconectei o pino dos 5V que estava ligado na parte positiva da protoboard direto no relé e conectei em uma linha da protoboard e pequei outro fio e conectei na mesma linha da protoboard e no relé, só para eu poder colocar as pontas do multímetro na protoboard para facilitar, depois disso não enfraqueceram mais as letras, ficou normal agora mesmo acionando o relé.

Agora a pergunta é: Que diferença faz ligar um fio da parte positiva da protoboard direto no relé ou ligar um fio da parte positiva da protoboard a um linha da protoboard e ligar outro fio nesta linha conectado ao relé?

Não sei se consegui ser claro, caso fique dúvidas faço o desenho do antes e depois do circuíto.

 

É, acho que eu liguei o resistor errado, bom agora ta resolvido, valeu pessoal.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço