Pessoal bom dia, Gostaria de ler o sinal RS232 emitido por 2 aparelhos de medição, um medidor de PH e outro de condutividade pelo Arduino. Sei que a saída dos medidores que liga o plug do RS232 são 2 fios ligados a TX e RX portanto acredito ser relativamente simples, onde o sinal emitido em ambos medidores sai com (valor ph; valor de temp) e (valor de condutividade; valor de temp). Ex.: (7,4;24,5)

Sou novo neste mundo de automação e tenho duas duvidas, uma se é simples a leitura basta ligar as saídas RX e TX no arduino e terei estas leituras ou se não qual a melhor forma de receber o sinal.

A outra duvida é se vou precisar de um arduino MEGA para ler mais de um sinal RX TX por conta da porta limitada no arduino uno (porta digital 0 e 1), ou é possível transformar as outras portas para este tipo de leitura?

Exibições: 4707

Responder esta

Respostas a este tópico

Provavelmente terá de converter o nível de sinal recebido do aparelho externo para os níveis aceitos pelo Arduino.
A serial do Arduíno (ttl) trabalha entre 0 e 5 volts, e o nível de sinal rs232 trabalha se não me engano entre -12 v e 12 v.
Para fazer essa conversão você pode usar um CI max232. É um CI bem comum e fácil de achar, ele trabalha junto com 4 capacitores de 1uF.
Quanto a ler duas portas seriais existe a possibilidade de latitudes por software. Tem algumas bibliotecas feitas para Arduino que fazem isto.

Olá bom dia, para você fazer essa leitura você deve usar a biblioteca SoftwareSerial, ela lhe dar a possibilidade de fazer leitura de pinos rx e tx sem ser pelos pinos 0 e 1 que são o hardware serial.

em relação a ligação você deve ligar os pinos invertido tipo:

RX do sensor no TX do arduino

TX do sensor no RX do arduino

e mais o pino gnd do sensor com o gnd do arduino.

aqui está um exemplo de uso do SoftwareSerial:

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/SoftwareSerialExample

espero ter clareado suas idéias

Oi BD, bom dia,

existem equipamentos no mercado que utilizam o RS232 com saída "TTL", ou seja,

utilizam o protocolo de software RS232, mas não utilizam o protocolo físico (ou elétrico RS232) e sim um 

variação do mesmo, com saída de nível TTL( 0V para bit 0 e  +5V para bit 1).

O importante é ver na documentação dos seus medidores que níveis elétricos tem as saídas RS232 deles.

Caso seja a saída nível TTL, não será necessário o circuito de equalização de níveis, por exemplo o MAX232.

Como bem colocou o ES, com arduino além das saídas físicas(port 0 RX e port 1 TX no UNO), você pode

simular portas virtuais com esta biblioteca indicada por ele.

No caso do arduino Mega, ele tem 4 seriais físicas.

Att:

Rui

RUI obrigado,

questionei o fabricante e o mesmo não soube me dizer o nível de saída do sinal do RS232 emitido, disse apenas ser uma saída RS232 padrão e me disseram também que é um sinal digital e não analógico.

Estou um pouco confuso, é arriscado portanto ligar a saída TX do aparelho no Arduino pois nao sei a corrente, correto? ou se for realmente um sinal digital nao terei problemas ligando a qualquer porta digital do arduino?!

Oi BD, bom dia,

quais são os modelos dos seus equipamentos?

Você tem algum equipamento de medida como um osciloscópio, ou mesmo um multímetro?

Rui

ola, boa noite, aproveitando o topico, eu tenho um computador antigo de 8 bits, e ele o que parece nao tem os 12 v na saida, posso ligar direto no arduino? este sinal e analogico, Eu teria que usar um convesor ttl/serial? obrigado!

Para conectar em um porta serial RS232  à um Arduino precisará de um conversor de Tensão. 

Esse PC antigo não tem conector USB ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço