Pessoal, boa noite. 

Pretendo realizar a leitura de um sinal senoidal com o conversor AD do Microcontrolador.

Alguém poderia me dar uma ideia de como faço para ler a parte negativa do sinal.

Por exemplo, um sinal que varie de -3V - 3V. Preciso ler tanto a parte positiva, quanto a negativa.

Obrigado.

Exibições: 10251

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Diego,

Um simples divisor de tensão e um acoplamento por capacitor resolve o seu problema.

O circuito abaixo serve para ler sinais de até 5VPP, ou seja, +2,5V a -2,5V. 

O divisor de tensão cria um potencial de 2,5V na entrada analógica que será somado ao sinal AC, portanto, quando o sinal AC estiver em 0V a entrada analógica estará lendo 2,5V.

Quando o sinal estiver no pico positivo (+2,5V) a entrada lerá 5V.

Quando o sinal estiver no pico negativo (-2,5V) a entrada lerá 0V.

Portanto, para ter a leitura do sinal é preciso apenas subtrair o valor do divisor de tensão (offset) da leitura, obtendo assim valores entre -2,5V e +2,5V.

Espero que isto te ajude.

Abraço. 

Diego para medir tensões negativas com ADC, precisará de um amplificador de offset.

Algo como esse circuito.

http://www.eeweb.com/design-articles/output-limiting-amplifier

Amplifier Driving ADC

http://electronics.stackexchange.com/questions/56747/adjusting-offs...

enter image description here

Diego, acrescentando...

Os circuitos indicados por mim podem cpaturar sinais DC e AC.

O circuito do Wiechert é bem simples, mas só captura sinais AC.

Se deseja capturar somente AC, use  o do Wiechert que parece ser muito bom.

Mas CUIDADO - ambos circuitos não tem proteção - recomendo colocar um zener de 4,7V na entrada do Arduino, pois se injetar um sinal com tensão maior, vai queimar o seu Arduino.

Diego, segundo o datasheet, os pinos do ATmega podem resistir a tensões de -0,5V a VCC+0,5V relativos ao GND, conforme se pode ver no capítulo 29.1Absolute Maximum Ratings.

 http://www.atmel.com/images/atmel-8271-8-bit-avr-microcontroller-at...

Na verdade a maioria dos PIC da Microchip também suportam essa mesma faixa de tensão.

Portanto, siga a recomendação do Gustavo referente ao uso do zener para proteção do microcontrolador.

Mas se usar o diodo de 4V7 você terá que descartar as leituras do final do AD pois o diodo começa a conduzir e irá grampear a tensão, ficando limitado a leituras entre 0 e 4,6V aproximadamente.

Eu pessoalmente prefiro usar diodos de 5V1 pois desta forma fica garantida a integridade do pino em caso de sobretensão e ainda mantenho toda a faixa do AD.

Irei usar outra linha de Microcontrolador. Eu uso o MSP430.

O MSP trabalha com VCC de até 3V6 não é? Neste caso um diodo de 3V3 ou 3V6 deve proteger.

Isso mesmo, wiechert!

O meu circuito já foi usado em multímedidores, para medir tensão, corrente, potência, fator de potência, distorsão harmônica, e funciona direitinho, apesar da sua extrema simplicidade. 

Ei Wiechert, qual  a função desse capacitor nessa sua configuração ?

Os resistores do divisor geram o offset de tensão e o capacitor faz o acoplamento entre a fonte do sinal e o circuito, impedindo que qualquer componente DC presente no sinal ou no circuito anterior influencie na medição.

A imagem abaixo mostra o funcionamento do circuito usando o osciloscópio do Proteus a linha amarela é o sinal AC de 5VPP, variando entre +2,5V e -2,5V em relação ao GND. A linha rosa é o nivel do GND e a linha azul mostra o sinal presente na entrada analógica. Se aumentar o valor de C1 a sua impedância será diminuída e em consequência a queda de tensão nele.

Alterando C1 para 10uF já conseguimos ver a tensão correta e diminuir a defasagem entre a entrada e a saída. A linha verde representa o nível 2.5VCC do divisor, ai fica mais fácil entender que a linha azul é a soma instantânea dos niveis das linhas verde e amarela.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço