Leitura de corrente alternada usando SCT-013-000 e NodeMCU ESP8266

Boa tarde pessoal!

Sou iniciante no mundo da eletronica, estou tentando fazer um projeto de monitoramento do consumo de energia eletrica, utilizando o CT013 000 e o NodeMCU ESP8266. Porem não estou obtendo sucesso na leitura que esta sendo feita pelo NodeMCU, acredito que possa ser algum erro no circuito, estou utilizando um resistor de carga de 20 Ohms e para o divisor de tensao, estou utilizando 2 resistencias de 10k, com um capacitor de 10uf. Alguem saberia informar se os resistores utilizados estao corretos?

Para calcular o resistor de carga, utilizei o seguinte calculo: dividi a metade da tensao de referencia do NodeMCU, que no caso é 1,65, pelo o pico de corrente na bobina secundaria do CT, que no caso é 0,0707, e obtive o seguinte valor: 23,33. Neste caso utilizei uma resistencia de 20 ohms.

Para calcular o divisor de tensao, utilizei o seguinte calculo: Vout = Vin*R2/R1+R2, logo ficará: Vout = 3,3*10/20= 33/20 = 1,65. 

Desde já agradeço.

Exibições: 867

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Srta. T,, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

Veja se este tutorial pode te ajudar.

https://savjee.be/2019/07/Home-Energy-Monitor-ESP32-CT-Sensor-Emonlib/

Tenha em mente que o port analógico do ESP8266 suporta no máximo 1V.

RV

Boa noite mineirin RV,

Obrigada por mandar o tutorial. Vi sim que a porta analogica suporta no maximo 1V, porem vi nesse blog:

https://www.filipeflop.com/blog/trabalhando-sinais-analogicos-no-no...

E vi em outras literaturas tambem, que o NodeMCU possui um atenuador de sinais atraves de um divisor resistivo, que condiciona tensoes entre 0 e 3,3V ao nivel do ADC de 0 a 1V. E isso tambem me gerou uma duvida se eu iria calcular meu circuito baseado no valor de 3,3 V ou se calcularia no valor de 1V, ainda possuo duvida em relacao a isso.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço