Bom dia.

Estou elaborando um projeto para medir a corrente alternada de duas lâmpadas de Led ligadas em paralelo num circuito com uma fonte de tensão de 127VCA. Para medir essa corrente comprei o shield ACS712-05b invasivo. O objetivo do projeto é detectar quando uma das lampadas queimar ou as duas queimar. Como elas estão ligadas em paralelo na mesma fonte de tensão a corrente tende a diminuir com a queima de uma das duas e zerar no caso da queima das duas lâmpadas. Detalhe as lâmpadas estão libadas a uma distância de 120 metros da fonte com cabo de 2,5mm². A intensão é realizar a medição de corrente próximo da fonte, ou seja, estarei colocando o sensor em série próximo da fonte de 127VCA.

Já verifiquei em outros tópicos desse fórum que o nosso amigo José Gustavo Abreu Murta se empenhou muito em criar um código para leitura com esse tipo de sensor. Porém me ficaram algumas dúvidas, a saber;

1 º Ao utilizar o código http://pastebin.com/8sAQXe6Ycriado pelo José Gustavo Abreu Murta as corrente não ficam em zero quando o sensor está sem carga, ou seja com as lâmpadas desligadas o sensor apresenta valores diferentes do postado pelo José Murta em outro tópico deste fórum. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-capturar-valor-sensor-de...

Verifiquei que foi utilizado um algoritmo http://pastebin.com/5wSvManE para calibrar o ADC, porém no código citado acima não está utilizando esse algoritmo. Estou na dúvida se devo calibrar primeiro ou utilizar esse algoritmo dentro do código que lê as corrente. Porque será que o meu sensor não apresenta valores de correntes 0 quando as cargas estão desligadas?

Obs.: Consegui calibrar o ADC utilizando o algoritmo acima e os valores ficaram correto conforme publicado no fórum pelo José Murta.

2º Verifiquei que foi citado a necessidade de utilizar um transformador para medição de corrente com esse sensor, quando utilizado diretamente na rede elétrica CA. Não entendi o porque dessa necessidade.

3º A principio estou utilizando lâmpadas de Led de 7W de potência que medindo diretamente com o multímetro me apresentam um corrente de 55mA. Será que esse sensor consegue ler esse valor de corrente, alguém já testou na prática? 

Caso não leia, qual o valor mínimo já conseguido ler? No meu projeto se não ler as de 7W não tem problema porém o valor mínimo para leitura seria duas lâmpadas de 15W, ou seja ler correntes de no mínimo 120mA, já me atende.

4º Meu sensor não estará próximo do arduino o objetivo é conectá-lo na mesma placa que desenvolverei. Porém a carga a ser medida estará a 120 metros. Isso pode trazer alguma perda na leitura ou algo insatisfatório?

5º Como não estou trabalhando com uma carga puramente resistiva, essas correntes refletidas para a entrada analógica podem prejudicar o meu microcontrolador? Há a necessidade de filtrar os harmônicos?

Exibições: 2518

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa.

Não ha risco de choque não, antes de atingir esses níveis de tesão o núcleo satura se operando na frequência de 60Hz. Mas de qualquer maneira pode usar dois zener de 2,4V em anti paralelo para não passar dos 5V, (+-2,5V), Claro que deve-se usar o resistor sugerido no datasheet  ou testar resistores na ordem de 100R a 10k, afim de buscar o ponto ótimo de operação para essa aplicação. Essa é maneira mais simples de medir correntes de com esses circuitos de baixo custo.

Eu utilizo 30 voltas nos sensores STC13-100 para simular a corrente de 100A. Assim com um variac de 2000VA consigo calibrar e verificar o correto funcionamento. No meu caso utilizo como carga dois resistores de 39R em paralelo, ja que esse TC é de 100A para 50mA. Logo tenho 39R|39R * 0,05 * 1,42 * 2= 2,76Vpp para um circuito que opera em 3,3V.  

Boa noite Jucelei. 

Agora que eu entendi ! Você dá 30 voltas no fio que vai passar a corrente .

Eu havia entendido que você daria as voltas no enrolamento do sensor.

É isso mesmo ?

Boa noite.

Passo 30 vezes o primário (fio a ser medido a corrente) pelo sensor, assim com uma corrente de 3,33 A simulo na pratica um circuito com corrente de 100A.

Obrigado pela idéia!

Lucas, você que esta estudando engenharia elétrica, veja essa idéia que tive ontem à noite. 

Precisará ser avaliada, antes de testada. Dê o seu parecer. 

Você precisa identificar se uma das lâmpadas esta queimada. O circuito possui duas lâmpadas de LED numa distância de 120 metros do interruptor e energia. É isso mesmo ?

Você sabia que uma lampada de LED possui uma fonte CA/CC auto regulável dentro dela? 

Idéia :

1) montar uma lampada L1 em série com um diodo D1 

2) montar uma outra lampada L2 em série com um diodo D2 (sentido inverso de D1) ,  mas em paralelo com o circuito da lampada L1

  Portanto cada Semi-ciclo da tensão CA será responsável pela alimentação de cada lâmpada. Fiz um teste com uma lampada de 6W aqui em casa e funcionou .(diodo 1N4007). 

3) Próximo do interruptor , conecte um resistor de carga R1 em série com o mesmo.  Esse resistor deverá provocar uma queda de tensão suficiente para alimentar dois opto-acopladores. 

4) Em paralelo com o resistor, monte dois acopladores óticos, A1 e A2 . Um com o sentido inverso do outro (polarização do Led). 

Portanto quando a lampada L1 estiver operacional , o acoplador A1 será ativado. E quando a lampada L2 estiver operacional o acoplador A2 será ativado. O inverso será  verdadeiro ?

A saida dos acopladores poderá ser usada para dar algum tipo de indicação. Até para um Arduino. 

Faz sentido essa minha idéia ?? 

Jucelei , você resolveu o problema do Lucas ! 

Testei o circuito das lampadas com um sensor SCT013-30A. Na saída do transformador, eu coloquei um resistor de 100K ohms e um capacitor de 0,1uF. 

Passando por um fio somente , o Voltímetro mediu aproximadamente 4 mV. 

Enrolei dez voltas de fio sobre o sensor, e a tensão multiplicou-se por dez, aproximadamente 40 mV .

Se ele usar um SCT013-05A , as medições ficarão viáveis ! Não sei se ele encontrará com facilidade esse sensor. 

A dica foi ótima ! Baseada na teoria dos transformadores. Parabéns ! 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transformador

Legal!

Lucas, veja se acha esse sensor (transformador de corrente ) SCT013-05A .

Eu tinha feito essa montagem para testar com acopladores óticos. Esqueça...

Ficou boa sua montagem, caprichada. rs

Sempre faço montagens assim . 

A base é um MDF revestido com 1,5 cm de espessura (compro pedaços de refugos no Leroy Merlin ).

Essa base tem 23 x 37 cm. Coloco quatro pezinhos de borracha (auto-colantes).

Eu parafuso todos os componentes na base com parafusos pequenos de madeira.

Sempre coloco um fusível (0,5A)  - suporte vermelho, pois acidentes sempre podem acontecer. 

Uso os conectores de barra para fazer as ligações. 

Obrigado pelo elogio. 

Ao Jucelei e ao Gustavo Murta: Obrigado pela aula.

Murta, ficou ótima a montagem. O Brasil está precisando de mais pessoas como você com esse espírito investigativo e disposição para aprender e ensinar.

Esse seria um bom tema para colocar no seu blog: A teoria por trás dessas medições e cálculos e por quê o sensor ACS não foi uma boa opção.

Quem sabe nós, meros mortais que não conhecemos muito bem a elétrica/eletrônica, aprendemos um pouquinho...

Obrigado amigo José Augusto ! 

Estou fazendo o que mais gosto e com tempo para fazer. 

Obrigado pelas sugestões. 

Abraços, 

Gustavo 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço