Bom dia galera, mais um projeto que está no forno.

Todo sonho de um hobista em eletrônica é criar suas placas de circuito impresso sejam elas um protótico ou uma placa definitiva.

Pois bem para encurtar a conversa e meu desafio. Quando iniciei eletrônica a bons anos atrás, fazíamos nossas montagens em ponte de ligações (creio que nem exista mais) ou em placas. Geralmente eram feitas a mão com caneta especiais ou senão com decalques. Este assunto já foi muito discutido tanto aqui no fórum e tantos outros lugares.

Acontece que com a modernização, vieram outras facilidades de se obter uma placa perfeita.

Tentei e consegui bons resultados com a transferência térmica, porém nunca acertava o time correto e sempre algo de errado saia, mais para trilhas grossas, sempre acabava saindo.

Mudei para o método da tinta fotosensível, onde nunca consegui fazer a mágica da remoção da tinta após a sensibilização. Tem vídeos na net que a pessoa, após a exposição da placa a luz ultravioleta, mergulham a placa na solução de barrilha leve (carbonato de sódio) e retira o excesso com a maior facilidade (isto nunca consegui fazer). Já experimentei mudar tempo de exposição, mudar mistura da solução de barrilha, enfim não consegui bons resultados.

Pesquisando mais na net, me chamou a atenção o método com Dry Film, que assemelha a tinta fotossensível. Comprei o material e fui aos testes. Muito bom resultado, embora o segredo todo parece estar na laminação, do resto até o momento parece o melhor método para quem sonha com as tais placas.

Fiz uma outra pesquisa rápida na net e juro que decepcionei com os preços de uma laminadora (plastificadora), aí porque não tentar fazer uma ? E eis o desafio.

Com apenas 20,00 comprei uma unidade fusora da impressora laser da Lexmark 342. Perfeito, tudo o que se precisa. Dois rolos, uma super lâmpada que aquece o rolo de alumínio  e tudo reunido num pequeno espaço que será depois acondicionado numa caixa e com custo bem baixo.

Eis a laminadora:

 

    

O primeiro desfio foi a parte mecânica, onde através de duas molas pude ajustar os cilindros.

O segundo desafio foi em acionar este rolo (movimentar) e acreditem este pequeno e singelo motor de passo 28BYJ-48 (graças ao redutor) e o driver ULN 2003, deram conta do recado.

Gostaria de fazer uma programação no arduino (meu fraco) e espero a contribuição de vocês.

Ficaria assim:

botão L/D (3) - Um único botão para ligar e desligar;

led 1 (4) - verde;

led 2(5) - vermelho;

relé 1 (6) - (ligar lâmpada);

relé 2 (7) - (ligar cooler);

stepper motor; (8,10,9,11)

O ciclo seria:

Ao primir o botão 1; ligaria o led 1 (indicando que o sistema foi ligado) e o relé 1 (que ligará a lâmpada para aquecimento do cilindro);

Após um tempo determinado (ex. 10 segundos); permanecem ligados L1 e RL1 e liga também L2 (dizendo que a lâmpada foi aquecida e o motor foi acionado) e o stepper motor  numa velocidade

a ser definida em único sentido).

Ao primir novamente o botão 1, desliga o rele 1. e o led2 e ligando o relé 2, mantendo ligado o motor stepper e o led1. Após 30 segundos desliga o motor stepper, o led 1 e o relé 2, estando assim pronto para mais um ciclo.

Este projeto está aberto a discuções e sugestões. Espero poder contar com a ajuda dos mestres em programação. 

Uma foto do motor stepper:

  

Exibições: 2657

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Nascimento, de fato a maioria dos materiais não são muito práticos para iniciantes, eu li esse livro inteiro, ele ensina a montar um jogo da forca em C, eu achei bem didático e me tirou inúmeras duvidas.

Já estou estudando a programação de Arduíno faz uns 3 anos (como Hobby não me sobra muito tempo, mas me esforço), e confesso que ainda me considero leigo, mas ja estou conseguindo fazer algumas coisas legais com ajuda do pessoal aqui do Fórum.

Me dediquei muito a controle do tempo e controle e temperatura, que são as variáveis que mais utilizo nos meus projetos.

O canal do Neri Neitzke é muito bom tbm, aprendi muito sobre programação com ele, (principalmente as duvidas mais bestas rsrs), o bom é que os videos são curtinhos.

https://www.youtube.com/watch?v=S8u6MyT0xIoaula 4423 Arduino Conheça a Linguagem Arduino estrutura funcoes variaveis operadores etc

https://www.youtube.com/watch?v=L1TytgjyOKEaula 4449 Arduino millis para tempo transcorrido e evitando caos no transito

Comprei o livro de programação básica em C++ que você indicou, vou iniciar a ler 

valeu, bom domingão. 

Oi JAN, boa noite.

Eu tinha olhado somente a questão do comando do LED.

Como voce disse que não apagava, fui revisar o code inteiro e encontrei 3 erros. 

A saber:

Definição da variável previousMillis  no inicio do code , estava definida como int, qdo deveria ser definida como long.

Nesta linha, redefinia a variável  previousMillis  //    long previousMillis = millis(); que já estava definida.

Nesta linha, a comparação estava como menor <, //  if (millis() - previousMillis < 0)   e deverá ser como maior >

Testei aqui no mini e funfou.

Rui

Anexos

Boa noite RV,

eu vi dois vídeos sem abrir o seu código e já dei uma repaginada no meu código, FUNCIONOU, não como eu queira que funcione, ou seja, falta inserir ele no lugar certo e depois acrescer quem liga e quem desliga, mais o importante é que estou feliz com meu avanço, consegui fazer com que o led após primir o botão pela segunda vez, ficasse o tempo determinado aceso e depois apagasse, para além não interferiu no funcionamento do motor.

Eu sei que sou limitado, não tenho vergonha de dizer, aliás ninguém nasceu sabendo e quero aprender. 

Obrigado RV eu vou testar o seu código e também dar uma estudada no como você fez. 

Vamos avante. 

 

Olha o código e diga se não está ficando mais fácil de se entender 

http://pastebin.com/index.php

Eu acho que o codigo nao foi enviado, Nascimento, pelo menos aqui eu nao visualizo.

É verdade Akira, 

agora sim, aí vai:

http://pastebin.com/9UQkMcMN

Testei seu código e fazendo um estudo nosso código está bem parecido. 

Bom aos pormenores. Agora que já consigo fazer uma temporização o próximo objetivo é:

 - Ao primir o botão uma vez, o motor funcionará (ok em funcionamento), o led acenderá (ok está acendendo), e agora o led ficará aceso por 3 segundos e desligará, mais o motor continuará.

Vou tentar aqui mais já mudei a parte do mills de lugar dentro do loop e não tive  resultado.

Tentarei inserir uma else ?? 

Vamos ver o que da.

Aos garagistas de plantão, 

Rui Viana, José Gustavo, Tiago Alexandre, Akira Sato, e demais colaboradores.

Tenho estudado (pelo menos tentando) nas horas vagas, um e-book que comprei e baixei como já dito em meu post,

Acontece que minha idéia e meu código está já numa formatação de quase lá.

Sei que ainda vai demorar um pouco para chegar nos finalmente, por isso venho encarecidamente pedir novamente ajuda aos senhores para poder caminhar commeu projeto,

Desde já agradeço a colaboração,

Segue o código: 

http://pastebin.com/ixphjwQq

ta ficando bom e organizado o código, mas qual o erro que esta dando? Tente dividir os problemas em pequenas partes para ficar mais fácil de resolver, para ficar bem claro os pontos para podermos te ajudar.

Obrigado Tiago, 

Seguinte, como você pode observar pelo código, assim que pulso o botão, o motor liga (blz), o led1 liga(blz), o rele 1 liga(blz) e temporiza o led 3, isto é, como o mills inicia a contagem do tempo assim que o arduino é energizado, o mesmo inicia a contagem do tempo do led3. O led 2 não vai a LOW. Assim que resolvermos esta etapa tem a seguinte.

Valeu 

Bom dia pessoal.

Em breve as fotos da montagem da laminadora. 

Aguardem,

JA

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço