Bom dia galera, mais um projeto que está no forno.

Todo sonho de um hobista em eletrônica é criar suas placas de circuito impresso sejam elas um protótico ou uma placa definitiva.

Pois bem para encurtar a conversa e meu desafio. Quando iniciei eletrônica a bons anos atrás, fazíamos nossas montagens em ponte de ligações (creio que nem exista mais) ou em placas. Geralmente eram feitas a mão com caneta especiais ou senão com decalques. Este assunto já foi muito discutido tanto aqui no fórum e tantos outros lugares.

Acontece que com a modernização, vieram outras facilidades de se obter uma placa perfeita.

Tentei e consegui bons resultados com a transferência térmica, porém nunca acertava o time correto e sempre algo de errado saia, mais para trilhas grossas, sempre acabava saindo.

Mudei para o método da tinta fotosensível, onde nunca consegui fazer a mágica da remoção da tinta após a sensibilização. Tem vídeos na net que a pessoa, após a exposição da placa a luz ultravioleta, mergulham a placa na solução de barrilha leve (carbonato de sódio) e retira o excesso com a maior facilidade (isto nunca consegui fazer). Já experimentei mudar tempo de exposição, mudar mistura da solução de barrilha, enfim não consegui bons resultados.

Pesquisando mais na net, me chamou a atenção o método com Dry Film, que assemelha a tinta fotossensível. Comprei o material e fui aos testes. Muito bom resultado, embora o segredo todo parece estar na laminação, do resto até o momento parece o melhor método para quem sonha com as tais placas.

Fiz uma outra pesquisa rápida na net e juro que decepcionei com os preços de uma laminadora (plastificadora), aí porque não tentar fazer uma ? E eis o desafio.

Com apenas 20,00 comprei uma unidade fusora da impressora laser da Lexmark 342. Perfeito, tudo o que se precisa. Dois rolos, uma super lâmpada que aquece o rolo de alumínio  e tudo reunido num pequeno espaço que será depois acondicionado numa caixa e com custo bem baixo.

Eis a laminadora:

 

    

O primeiro desfio foi a parte mecânica, onde através de duas molas pude ajustar os cilindros.

O segundo desafio foi em acionar este rolo (movimentar) e acreditem este pequeno e singelo motor de passo 28BYJ-48 (graças ao redutor) e o driver ULN 2003, deram conta do recado.

Gostaria de fazer uma programação no arduino (meu fraco) e espero a contribuição de vocês.

Ficaria assim:

botão L/D (3) - Um único botão para ligar e desligar;

led 1 (4) - verde;

led 2(5) - vermelho;

relé 1 (6) - (ligar lâmpada);

relé 2 (7) - (ligar cooler);

stepper motor; (8,10,9,11)

O ciclo seria:

Ao primir o botão 1; ligaria o led 1 (indicando que o sistema foi ligado) e o relé 1 (que ligará a lâmpada para aquecimento do cilindro);

Após um tempo determinado (ex. 10 segundos); permanecem ligados L1 e RL1 e liga também L2 (dizendo que a lâmpada foi aquecida e o motor foi acionado) e o stepper motor  numa velocidade

a ser definida em único sentido).

Ao primir novamente o botão 1, desliga o rele 1. e o led2 e ligando o relé 2, mantendo ligado o motor stepper e o led1. Após 30 segundos desliga o motor stepper, o led 1 e o relé 2, estando assim pronto para mais um ciclo.

Este projeto está aberto a discuções e sugestões. Espero poder contar com a ajuda dos mestres em programação. 

Uma foto do motor stepper:

  

Exibições: 2661

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Boa tarde Alexandre,

realmente eu cheguei no meu limite de conhecimento (básico) e estou parado com o projeto.

Minha idéia seria controlar a laminadora com o arduino, mais estou vendo que terei de arrumar um jeito mais simples.

Obrigado pela ajuda.

Nascimento, persista mais um pouco, o seu programa esta quase pronto, o aprendizado é feito em cima de desafios.

Boa noite Tiago, José Gustavo, 

Realmente nunca é tarde para aprender, agora a noite deitado ao berço esplendido, vi esta matéria onde se explica a função mills. 

Pelo que pude perceber, quando é executado o delay, o arduino neste espaço de tempo não faz mais nada a não ser o congelamento do tempo (espera). 

Já no mills é diferente, você pode continuar com uma (ou várias) função ao mesmo tempo e quando você solicita a execução do mills ele o faz sem congelar o resto do programa (acho que mais ou menos isto).

Encontrei esta explicação:

https://www.zonamaker.com.br/arduino-funcao-millis-e-porque-nao-usa...

Agora estou maromenos entendendo o mils, José Gustavo, também está me auxiliando.

Obrigado e vamos trocando idéias,

J.Antonio

Será que meu pensamento está certo ? 

Quando iniciei a fazer este sketch, peguei um modelo pronto para controlar um motor de passo (mais preciso o 28BYJ-48), fiz o motor rodar e falei meio passo dado.

Depois continuei com minha linha de raciocínio e assim o fiz:

Acresço os leds com seus respectivos pinos, declaro que são do tipo SAÌDA, e inicio a sequencia das operações.

Acontece que, ao inserir os leds/relés, percebi que ao inserir no código o delay o motor deixava de funcionar.

Fiz então ao contrário (e aqui estou por enquanto), fiz rodar os leds com a temporização através de delay e não conhecia este permenor do "congelamento", ou seja, pelo que li, quando o arduino estiver executando a função delay, ela pára de executar as outras e faz somente o delay.

Por isso, pensei o seguinte. Criar a função mills  (não sei se é assim mesmo que é chamado, ou rotina ?), uma para o aquecimento e outra na etapa de resfriamento da lâmpada, fazendo que as saídas controladas nesta  etapa não sejam afetadas, como por exemplo a ligação do motor.

Seria isto ? Será que estou entendendo ? Sei que minhas palavras podem estar confusas (assim como minha cabeça), mais se estiver no caminho  acho que entendi o objetivo da função mills e sua diferença quanto ao delay.

Amanhã tentarei ligar o motor, 1 botão  e 1 led somente.

- Primeiro objetivo é ao primir o botão, o motor e led ligarão.

- acrescer a função mills  fazendo com que o led apague e o motor continue,

vamos estudar se não conseguir eu dou um alo.

Valeu galera

opa, você esta pegando o caminho das pedras, outra coisa você pode separar o código em blocos criando vários void's, um para cada coisa, acho mais prático de entender o código, mas primeiro monte a ideia, depois a gente te ajuda a melhorar.

Quanto ao millis é igual eu te passei, você so precisa criar intervalos diferentes, para cada rotina, caso os tempos sejam diferentes.

Tiago, tive um avanço. Consegui ligar o motor com 1 led e primindo o botão ambos funcionaram, tentei inserir o mills mais não consegui.

O objetivo deste experimento seria de inserir o mills (temporizador) mantendo o motor ligado, ou seja, ao primir o botão liga-se o motor e o led e após 3 segundos desliga o led e continua com o motor ligado. Feito isto irei incrementar os outros leds indicativos e as saídas dos relés.

Dê uma olhada no código, eu não estou sabendo onde inseri-lo.

http://pastebin.com/ExUd0nL1

  

Nascimento, vou estudar seu programa e ver se consigo visualizar sua lógica, eu só não entendi para que serviria o var2, no seu código, é o segundo botão?

Tiago, para desligar com apenas 1 botão.

José Antonio , bom dia . 

Pelo que sei, debouncing não dá para fazer com delay. 

Tem que fazer com a função millis. 

IMPORTANTE ! Você testou o seu sketch dos leds e botões montando em um Protoboard ?

Agora esta funcionando ok ?

Não monte nenhuma placa PCI, sem antes testar tudo no Protoboard. 

José Gustavo, boa tarde.

JG, estou tentando trabalhar no meu código, hoje o dia está sendo turbulado, mais sai.

Claro a PCI ainda somente está no papel, ou melhor no arquivo do Eagle, assim que deixar o código redondo eu  faço as modificações necessárias. Por enquanto está ao meu lado no meu super proto.

Ainda não está de acordo falta o motor e fazer a mudança para mills, mais sai.

Abraços.

JA 

Nascimento, consegui um tempo e tentei bolar um código aqui usando millis() de forma mais fácil de entender e de usar.

http://pastebin.com/vXh351zn

testa ai para ver se esta certo, qualquer duvida da um grito.

Boa tarde Tiago, assim que chegar em casa irei testar, 

Depois te digo se funcionou.

Depois  tentarei incrementar em cima deste código os outros pinos.

Valeu,

Ah vc não sabe da última, ajudando a esposa a dar uma arrumação nos armários, encontrei um velho e funcional fax Panasonic, vou abri-lo para ver o sistema de engrenagem e da parte da lâmpada fusora,

Depois te posto umas fotos,

Inté mais

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço