Bom dia pessoal.

Estou com um driver montado com esses dois chips muito conhecidos (e antigos também), porem estou com um problema de perca de passo.

O L297 tem os capacitores de bypass de 220nf (são muito?) mas tenho de 47nf caso seja necessário trocar. O mesmo para o L298, tanto na alimentação da lógica como da parte dos motores.
A parte lógica trabalha com 5v bem filtrada e os motores com 19v(estou utilizando uma fonte de notebook de 19v 4.5A). Fiz a placa com o cobre inferior sendo o gnd e o superior sendo o 5v. As trilhas da alimentação de 20v são de 2,5mm de largura. As trilhas da parte lógica são com 0,5mm. Espalhei alguns capacitores de poliéster de 1nf pela placa. Melhor utilizar poliéster ou cerâmicos?
O potenciômetro do vref é 5k e tem um capacitor de 1nf em paralelo com o pino central.

O layout de um motor da placa é esse:

Aqui tem um vídeo do problema: https://drive.google.com/open?id=0B08mqhdaHSWWVExZVkktQXRaYWc

e aqui uma foto da placa sem o LM7805 e alguns capacitores, e com um conector adaptado para testes apenas.

Exibições: 1484

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Segue os arquivos do EAGLE caso alguém queira ver.

Anexos

Rodrigo bom dia. 

Vou estudar o seu projeto. Mas à tarde terei compromisso. 

Aguarde. Abraços. 

Oi R, bom dia.

Eu uso estes CI na minha CNC há muito tempo, e não tenho problemas.

A diferença básica entre o meu projeto e este seu é que usei um CD40106 antes do isolador óptico,

mas não acho ser este o problema.

Vi seu vídeo, e acho que o motor está ligado em uma sequencia de fase não correta.

Você já experimentou inverter uma das bobinas dele?

Por questões de facilidade de manutenção e permitir a substituição individual, montei um conjunto para

cada motor em uma placa separada e usei um "back plane" para alimenta-las e controla-las.

Seque o meu esquema do 297/298 e a PCI.

Rui

Legal seu esquema Rui.

Eu ia fazer tudo separado: uma placa com a conexão db25 e optoisoladores, depois um conector de 3 para cada l297/298. Mas acabei fazendo tudo em uma placa pois iria me atender mais facilmente (a placa tem seu lugar na maquina).

Sobre a ligação do motor, fiz todas as sequencias possíveis. Estou achando que um canal do L298 ou do L297 não está chaveando, sei lá. Não sei como testar sem usar um osciloscópio.

O estranho que nos 3 conjuntos L297+L298, o problema é o mesmo!

Oi R,

use 2 Leds ligados invertido um com outro, e em paralelo com cada bobina,

claro colocando um resistir em serie com eles.

Aí coloque uma velocidade bem baixa para o step, e veja como os Leds estão acendendo.

Rui

Rui, obrigado pela dica, eu estava procurando um LED bicolor para isso.... acho que queimei neurônios demais e não pensei nessa alternativa... kkkkkkk

Uma alternativa para testar as saídas do L298, é medir a tensão V RMS sobre as fases do motor. (bobinas).

Se uma tensão estiver muito diferente da outra, pode ser um indício de algo errado. 

Mas não sei se com o voltímetro isso será possível.

Com um voltímetro normal, um par está com 11v variando até 12v e o outro entre 8 e 9v....

Estou montando o analisador lógico.

O pino SYNC do L297 usado pelo Rui , entendi lendo o Datasheet que serve para entrada de Clock externo. 

Rodrigo, no seu projeto o clock é gerado por RC . Será que faz alguma diferença?

Na placa do RUI , tem resistores R Sense. 

Rui, como usa o PINO Control do L297 ?  Define ação do Chopper

HIGH    ou LOW ?

Obrigado. 

Bom dia, o pino SYNC é utilizado para sincronizar diversos L297 em uma mesma placa, mas essa técnica não é mais utilizada, tanto que nos novos L297A não tem mais esse pino.

O pino Control é LOW, de acordo com o datasheet é onde o chopper atua, se for HI o chopper atua nas fases ABCD, se for LOW ele atua nos pinos INH1 e INH2 que são conectados nos "Enable" do L298.

Perguntas :

1) Achei que usava full step, mas o seu circuito esta configurado para Half Step. 

2) Porque optou por não usar os Resistores SENSE ,para controle de corrente ? 

3) Qual potenciometro esta usando em Vref do L297 ? Qual é a tensão ajustada por você ?

Acho que essa tensão não vai mudar nada, já que esta não esta usando os R Sense.

4) Qual  interface usada no conector X1 ? Paralela 5 V ? 

5) Porque usou dois tipos de acopladores óticos, já que os niveis de tensão devem ser iguais ?

6) Porque usou o 4N25 (CTR=20) e não o 4N35 (CTR=100) ?

7) Fez os calculos de polarização dos acopladores óticos,  de acordo com as especificações ?

8)A porta de controle CCW/CW esta funcionando corretamente ? 

9) Quando Led esta ON no acoplador 6N137 a saida é LOW. Mas  a Porta NAND só inverte quando as duas entradas estão HIGH.  A Entrada -Clock do L297 é sensível a subida de borda. É isso mesmo ?

10) Porque não optou por usar uma porta para dar RESET no L297 ? Imagine se o translator interno esta numa sequencia. E você quer começar uma outra sequencia. Como vai zerar o translator ? Será que isso pode influenciar em algo?? 

Você não tem osciloscópio, mas pode usar um analisador lógico nas portas digitais. 

1, uso half step mesmo, preciso de bastante precisão.

2, os resistores de RSENSE são aqueles de porcelana grandões, são 10W por 0.1 ohm. ah, agora vi que não coloquei eles no esquema de um motor apenas. Só estão presentes no esquema do EAGLE.

3, o potenciômetro é um trimpot multivoltas de 5k, como o meu RSENSE é 0.1ohm, o pino do L297 está recebendo 200mV. (2A de corrente),  mas para testes com motores mais fraco, uso entre 80mV e 130mV.

4, Paralela, 0 - 5v.

5, para sinais que dizem a direção do motor uso o 4n25 (são acopladores mais lentos). Para os passos, o 6n137 (são mais rápidos).

6, já tinha o 4n25 inclusive ele funciona muito bem em uma outra placa baseada no L297 + 7409 + mosfets, para motores unipolares.

7, sim. Segui o datasheet.

8, sim, funciona de acordo.

9, sim, a porta NAND tem uma entrada fixada no vcc para "inverter" o sinal invertido que sai do 6n137.

10, não vi nenhum projeto que utilize essa função, acredito que se resetar o L297, você ira perder os passos.

Estou montando o analisador lógico que você indicou, e também irei fazer o testes que o Rui comentou. (ps seu analisador funciona no STM32?)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço