Olá,

talvez o que quero saber já tenha sido postado, mas para adiantar... 

solicito orientação de qual hardware (kit Arduíno) devo adquirir para iniciar a "brincadeira". Digamos para um nível inicial e médio já que "manjo alguma coisa de eletrônica).

Pretendo fazer meio inverso; adquirir o hardware depois estudar material didático a respeito. 

Antonio

Exibições: 669

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse tipo de pergunta é bastante subjetiva, depende do que você pretende estudar ou aplicar (há um universo de conhecimento) : você ir para robótica, automação residencial, controle de sistemas, rede de sensores ...

Começe por automação residencial (é bom ter uma meta), há bastante material na internet e no fórum.

No mercado livre existem diversos kits arduino iniciante.

Ok Flavio,

vou iniciar por tua sugestão (automação residencial). Poderias sugerir quais kits Arduíno adquirir?

então ai vareia rsrs

Mas possivelmente você vai querer algo que se conecte a internet, neste caso recomendaria um ESP8266 (com wifi), ou alguma NodeMCU com ESP32 já que vc esta começando agora, a Vantagem do ESP32 é que ele tem bluetooth e Wifi e é muito potente, no Aliexpress tem um preço muito acessível.

Mas talvez seja interessante vc aquirir as partes separadas, mas é tudo relativo a algum problema que você queria resolver, como estou entre iniciante e intermediário,  tenho percebido que a maioria das automações envolvem tempo, temperatura e umidade, alem de controle de cargas AC ou DC. Sendo assim recomendo alguns componentes básicos como:

- 1 arduino UNO ou 1 nodeMCU ESP8266 (wemos D1 mini) ou ESP32;

- 1 RTC DS3231 (relógio de tempo real);

- 1 sensor de temperatura DS18B20 a prova dagua;

- 1 Sensor de temperatura e umidade SHT10 ou DHT21;

- 1 Sensor de luminosidade LDR;

- 1 modulo rele para controle de cargas AC;

- 1 protoboard;

- um monte de fios jumper macho/macho e macho/femea;

Se for fazer placas de circuito;

-algumas placas ilhadas (recomendo aquelas de dupla face do aliexpress);

- resistores de 10k, 4,5k, 1k;

- Alguns transistores NPN e PNP;

- Vários   Diodos 1N4007 (usa até bastante)

- Alguns LEDS

Você pode comprar kits nacionais na RoboCore ou FilipeFlop, BauDaEletronica ou EletroGate , mas tudo depende da sua necessidade e do seu bolso, veja uma necessidade que vc queira resolver e comente ai, fica mais facil

Uma alternativa tbm, para ter algo bem dizer pronto, é comprar uma placa de automação residencial Sonoff e um modulo CP2102 USB-2-0 TTL-UART, para reprogramar o Sonoff já que ela é um ESP8266

Escolhe alguns projetos de nível iniciante, como você já tem um conhecimento em eletrônica estuda os circuitos, verifica os componentes necessários e a logica para o funcionamento do mesmo, inicie  por projetos de automação residencial, acionamentos de motores, simulação de sistema bombeamento de agua para caixas, semáforo.

Ok Francisco Thiago,

minha ideia é adquirir os componentes (possíveis) no Aliexpress.  Demora, motivo correios do Brasil, mas são baratos (e geralmente bons). Já sou "cliente" deles.

Copiei tua orientação no bloco de notas para analise dos produtos a adquirir e acesso mais rápido.

Procura adquirir um esp8266 ou esp32, ele vem com wiff ja, o arduino você terá que comprar um placa com modulo wiff e se quiser usar o bluetooth sera outra placa.

Francisco, me indica um modulo rele para controle de cargas AC; de preferencia do Aliexpress - o restante já localizei...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço