Irrigação Automática com RTC1307 e sensor de umidade

Fala Garagistas !

Entrando neste mundo bacana da programação, "criei" um projeto de irrigação em casa. No meu caso era necessário pelo fato de muitas vezes ficarmos fora de casa e as plantinhas ficarem secas.

Apesar de haver diversos na web, no meu caso montei diferente. Nada de irrigação com precisão, somente não deixarem as plantas "esturricadas" no sol sem água rsrs.

Pensei no seguinte: em dois determinados horários (15 e 23h) se não chovendo (ou a terra molhada) abre válvulas através de relés, dando "bips" sinalizando a ativação da rega e um led de status piscando sinalizando externamente que o programa (ou sistema) está rodando.

Porém, com as condições acima rodando ok, quando ele aciona pela 2º, 3º vez, o sistema para de rodar!

O led de status não pisca, o led do arduino tb não pisca mais e o sistema no horário definido e não chovendo não aciona mais.

Percebi também que o RTC não está "segurando" as horas.

Peço a ajuda de de vocês analisando o código o que estou fazendo errado, já troquei toda a fiação e o arduino.

Antecipo agradecimentos e qualquer dúvida estou a disposição.

Arduino UNO + RTC 1307 + módulo sensor umidade

1_Irrigacao_automatica_Rev4.ino

Exibições: 657

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde WA,

você disse que usou reles pra acionar as válvulas que abrem as "águas".   Certo?

Pelo que você reporta de problemas, parece que é interferência elétrica no seu sistema.
Se usa rele e válvulas magnéticas, precisa colocar snubber em paralelo ou com as válvulas, ou 

com os contatos dos reles para evitar interferências de ruido Selectric gerados por cargas indutivas.

Poste o esquema elétrico do seu projeto.

RV

Boa tarde Mineirin !

Então nem A e nem B...  é X ??? rsrs

Nunca imaginei que seria isso! eu tinha o esquema mas perdi, vou postar a foto como está hoje.

Agora repare na foto abaixo que a válvula C e esta na caixinha verde, a válvula A está bem abaixo neste cano descendo e a válvula B está lá na outra extremidade da parede, á uns 2 metros do Arduino.

Mas as válvulas estão longe! ainda gera interferência? e o código está ok? posso testar hoje é desligando a parte elétrica das válvulas, sendo assim toda a parte de programação deverá rodar sem travar!

Sim, mesmo estando longe geram.

Sim, sem as válvulas deve rodar OK.

RV

Bom dia RV,

Primeiramente agradeço pela sua experiência e atenção.

Ontem o primeiro "disparo" funcionou bacana, o segundo será hoje as 15hrs.

Lendo vários posts, vejo que você está certo, inclusive vi um post seu sobre a aplicação do Snubber. Quando vc se disse a interferência, eu imaginei ser "ondas magnéticas" e pelo que li são surtos elétricos gerados pelo campo magnético da válvula solenóide.

Vi algumas pessoas "montando" um snubber, pergunto:

é recomendável essa montagem?

qual os valores usar?

os snubbers já "prontos" correspondem a minha ou de outro projeto?

Achei o esquema elétrico, só está diferente o Arduino que é Uno e não Nano.

Bom dia WA,

os snubbers adquiridos no mercado são melhor acondicionado dentro de uma proteção,

mas o uso de snubber montados também funcionam bem.

Lembre-se de protege-los, pois terão tensão AC de linha neles.

RV

Para a montagem, consegue dimensionar os itens ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço