Tenho um motor trifásico de 1 CV  e 1 inversor de frequência Weg 10. Quero liga-lo (o motor trifásico) em rede monofásica de 220 V para controlar velocidade e sentido de rotação principalmente. Meu objetivo final é aprender manejar esse equipamento em conjunto com o Arduino. Alguém tem experiência nisso?

Exibições: 15824

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Wiechert, antes de tudo, meus parabéns pelo post !!

  Estou usando este seu exemplo, para comandar através do arduino meu CFW10.

Um pergunta quanto ao esquema "passa baixa", eu conseguiria utilizar um componente diretamente na perna do PWM que convertesse para uma saida analógica ? Dei uma pesquisada e encontrei o ULN2803, que posso alimenta-lo externamente.  Sabe se funcionaria ?

Um grande abraço !

Wiechert, teria como eu mudar a tensão de saída de 0-24VDC ao invés de 0-10??

Teria como me enviar esse código do arduíno? att.

Segue um sketch para você começar, o potenciômetro deve ser ligado em A0 e a saída PWM usada é o pino 9 e não o pino 3 como no desenho. 

int inputPin = A0; // select the input pin for the potentiometer
int pwmPin = 9; // select the pin for the PWM out
int sensorValue = 0; // variable to store the value coming from the sensor

void setup()
{
pinMode(pwmPin, OUTPUT);
}

void loop() {
sensorValue = (analogRead(inputPin))/4;
analogWrite(pwmPin, sensorValue);
delay(10);
}

Obrigado, vou testa-lo depois volto sobre o resultado.

Abrçs

Wiechert como eu consigo falar com você, quero desenvolver um projeto para controlar um inversor CFW 500, você poderia me ajudar meu Contato 16 993631060

Mauricio,

Qual sua dúvida ? 

O inversor você pode liga-lo no 220 VAC mono sem problemas que a saída será trifásica.

O sentido de rotação e a velocidade do motor será controlada pela IHM existente no inversor... caso ela não existir, você pode controla-lo externamente por uma comunicação com o próprio via PC ou, o sentido de rotação por uma das portas digitais (não lembro exatamente qual) e a velocidade, simplesmente colocando um potenciômetro de 10K (se não me engano) em uma das portas analógicas... 

O esquema destas ligações você pode achar na página da WEG.

Sds, 

Daltro

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço