A algum tempo quero fazer um desse, mas ta me custando alguns neuronios, tanto na parte do programa quanto na parte de elétrica, andei pesquisando na internet porém não encontrei um projeto esclarecedor, únicos layouts que encontrei foram simples exemplos explicativos de uma ponte de diodos para retificação e igbts para fazer o chaveamento.

Gostaria de saber se alguém já se aventurou em construir um desses.

Estarei iniciando o projeto logo e postarei aqui sobre resultados.

Exibições: 63761

Responder esta

Respostas a este tópico

ola voce poderia me ajudar a copiar uma plaquinha inversora de frequencia que e ligada a um motor trifasico de 1/4 cv? eu posso te enviar as fotos ? esta placa e de um tanque resfriador de leite e o motor tem que girar bem devagar e com força !

Bem pessoal, peço perdão por não ter acompanhado o tópico, por motivos de faculdade e trabalho ao mesmo tempo não tenho tido mais tempo, porém agora estarei acompanhando com vocês este desenvolvimento. Até me assustei com o tanto de pessoas e comentários que tive a respeito do projeto do inversorzinho, creio que instiguei vocês a buscarem e se aprofundarem mais no assunto, e acho isso muito bom.

O assunto que quero tratar com vocês é o seguinte, estive pensando neste projeto do inversor após realizar um serviço no laboratório de uma grande empresa de elétrica e motores, onde o inversor de 45Kva alimenta um transformador, onde o mesmo tem vários taps de saída e serve como uma fonte que é utilizada para testes de produtos.

Ao testar o equipamento, percebi muita interferência na saída do inversor, onde mesmo com o painel e os equipamentos devidamente aterrados e construções do painel seguindo as normas vigentes.

Com esta análise deste produto, percebi que mesmo fazendo algo que não seja aplicado em utilizações industriais, gostaria de investir tempo de pesquisa na parte de aperfeiçoamento da corrente de saída do inversor, então estou rumando a uma área diferente, sendo que irei utilizar o inversor como base de testes sobre interferências de sinais elétricos.

As interferências obtidas são uma onda senoidal não consistente (com muitas variações), obtendo picos de tensões maiores do que a tensão nominal usual no inversor.

Everton

Esses picos, em minha pouca informação, devem ser respectivo ao chaveamento, mais especificamente ao nível da tensão do barramento CC presente nos transistores. 

Se eles estiverem maiores que o barramento CC, deve-se considerar as indutâncias da carga e cabos e otimizar filtros.

Para minimizar isso e de quebra, minimiza intereferências EMI, li que tem usar filtros, diminuir a relação Dv/Dt e ou diminuir a frequência de chaveamento.

Tenho visto técnicas de aplicação de filtros, ou na saída, ou no link barramento CC, ou combinação de ambos.

Esses filtros comerciais são caríssimos, desanimei de comprá-los, até porquê, quando vejo esquemas, percebo que não valem tudo isso, deve se tratar de oportunidade de mercado.

Os inversores novos estão vindo com esses filtros incorporados, e o pouco acrescentou no preço, provando que minha percepção está certa.

Além disso, há necessidade de comprar cabos blindados, que são 3x mais caros que um cabo PP normal e reatâncias de entrada (comprei mais por proteção ao inversor contra-raios)

Portanto, se alguém tiver fabricando filtros trifásicos, a preço justo, informo que sou potencial comprador de 2 peças para 170A @ 380V e 2 peças de 100A @ 380V trifásicos. 

Pessoal

Descobri que da para gerar 3 pwm na mesma frequência , sincronizado e ainda por cima, remover interrupções de hardware que possam danificar a etapa de potência .

Vou testar essa técnica , e posto o resultado essa semana.

Gostaria de saber para onde foram os avanços das pesquisas? Estou desenvolvendo um projeto microcontrolado pelo Arduíno. 

Partindo do princípio de que a 3 saídas PWM tinham que ter frequência de chaveamento iguais, para efetuar um acionamento trifásico, tive as seguintes dificuldades:

O arduino apresenta os pinos 9 e 10 e os pinos 3 e 11 com a mesma tabela de frequência , mas os pinos 5 e 6 a tabela respectiva é o dobro da frequência. Não sei como dividir isso.

Não vi garantia de sincronismo entre os pinos PWM e nem como controlar o tempo morto. Isso pode queimar a etapa de potência.

Tentei alterar os timers diretamente, mas sem nenhum resultado.

Tem vários projetos de inversores mono, mas não trifásico. Os que dizem ser trifásico, na verdade apenas fazem interface com um inversor comercial pronto, funcionando.

Parece que o arduino não foi feito para isso, se fosse, acredito que apresentaria pinos e bibliotecas específicas para acionamentos trifásicos.

Então desisti por enquanto dessa empreitada.

Dei uma pesquisada e ver o que há de novo depois desse tempo, tem esse cara que andou fazendo alguma coisa:

http://digitalcommons.calpoly.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1129&...

O inversor trifásico que eu fiz, na qual mencionei, fiz utilizando um ATMEGA48, utilizando as 3 saídas PWM e utilizei um circuito adicional para gerar tanto a parte negada do PWM como também o dead time.

Kraft, já havia pesquisado sobre este material do Omar Muñoz. O problema foi o código que não compila! Parece haver algum erro de syntaxe. O hardware parece coerente!

Carlos, achei interessante este seu procedimento, já que fazer tudo no arduíno ficaria mais complexo e talvez inviável. 

Kraftwerk estava lendo sobre este assunto e é possível utilizar o Arduíno para desenvolver um inversor de frequência trifásico sim, mesmo com o Arduíno Uno.

https://www.youtube.com/watch?v=VNCdoAo9mD8

O vídeo é de um inversor de frequência trifásico que desenvolvi com o Arduíno uno comunicando em modbus com supervisório elipse E3.

desculpa resposta um ano depois mais só agora tive oportunidade de ler estas postagem.

Olá a todos, algum tempo atras eu fiz um inversor de frequência para acionar um motor de 3CV/2.2KW trifasico cuja a alimentação vinha através de baterias, neste caso 6 baterias em série de 12 volts cada totalizando 72 volts. Este sistema foi incorporado a uma plataforma de cadeirante com o objetivo de fazer o resgate do passageiro até o térreo no caso de falta de energia elétrica.

Este projeto/produto é utilizado até hoje como parte integrante no equipamento de uma empresa especializada na fabricação de elevadores e plataformas. Utilizando componentes discretos na parte de potencia e o o processador ATMEGA48 para geração do PWM, sintetizando a forma de onda senoidal nas suas três fases e obedecendo a constante do motor V/F, foi para mim um grande desafio na época.

Hoje já temos recursos melhores como módulos mais completos e dotado de recursos e com um custo baixo, no projeto original necessitei colocar vários transistores MOSFET em paralelo, pois não tinha a disponibilidade de tais modulo no comercio brasileiro e nos meus projetos sempre priorizo a questão da reposição de pecas.

Mas com o objetivo de dar uma maior esclarecimento sobre o assunto, estou finalizando um shield de inversor de frequência, capaz de se conectar com um arduino e acionar tanto um motor monofásico como trifásico também

até 1/2HP.

Os interessados em adquirir este shield, favor enviar um email para :eletroncard@gmail.com, solicitando uma reserva deste shield, afirmo que esta reserva não é um compromisso de compra, apenas servirá de base para um lote de fabricação que será pequeno.

No mais, quaisquer dúvidas pertinente e este, podem entrarem em contato no mesmo email.

Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço