Olá a todos,

estou com um projeto de automação residencial e gostaria de ajuda para solucionar a maneira ideal para acionamentos paralelos.

Minha dúvida é quanto a maneira mais correta ou ideal (talvez?) de ter um mecanismo de acionamento paralelo que informe ambas as partes, ou ao menos uma central, que o acionamento foi feito.

Bom, ficou um pouco confuso, então vou tentar explicar de uma maneira mais técnica.

Gostaria de acionar (por exemplo) uma lâmpada pelo Arduino e também com a possibilidade pelo próprio interruptor da parede, contudo gostaria que o Arduino soubesse, independentemente do acionador, o estado da lâmpada (ligado/desligado).

Pensei em sensores de luminosidade, contudo esta aplicação é falha durante o dia, ou quando há várias lâmpadas no mesmo espaço.

Outra maneira que pensei é um sensor de corrente, contudo é um dispositivo caro se for utilizado para cada lâmpada de um imóvel.

Bom, peço ajuda para esta empreitada.

Abraço a todos.

Exibições: 1836

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom, acho que você poderia usar o relé na saída em paralelo com seu interruptor chaveando a mesma fase, e para detectar se ela está acessa, você poderia colocar em paralelo com a lâmpada um relé de mesma tensão, quando a lâmpada for acionada, o relé também acionaria, ai você pode usar um contato NA podendo chavear por ele o sinal que quiser (5v para o arduino por exemplo)

 

espero ter ajudado.

Eu tive esse mesmo problema, mas o lance do relê ou outra coisa em paralelo, apenas indica que foi "acionado", no caso de uma lâmpada, se ela estiver queimada, indicaria que está ligada, mas não acesa, se isso para você não for problema, pode usar esse esquema aqui.

Opa Marcelo, gostei bastante dessa solução e ainda mais que consegui comprar 100 desses CIs por 8 dólares no aliexpress!

Mas fiquei numa dúvida besta, no lado da tensão de 220V, são 3 pinos, 2 no força e 1 no neutro?

Como ficaria essa ligação na rede elétrica residencial?

Obrigado.

O esquema é para monitorar dois equipamentos, usando apenas um capacitor de poliester, para cada dois equipamentos que você for monitorar, você usa apenas um capacitor.

Tipo o 220V de cima seria um equipamento e o 220V de baixo seria outro equipamento, e o meio seria a fase comum dos equipamentos. 

Como eu uso dois PL2505-4 (quatro optoacopladores no mesmo die) então preciso apenas de quatro capacitores de poliester.

Entendi, valeu as dicas...

Ja fiz a compra desse componente, vou esperar chegar para começar os testes.

Abraços.

Você comprou de qual? PL2505-? que tem o 1, 2, 3 e 4, que indica quantos opto há no mesmo die.
Se comprou o PL2505-1, num soquete de 16 pinos você consegue colocar 4 deles.

Opa Marcelo,

agora você me confundiu, hehehe, comprei o PS2501-1 conforme a imagem do circuito que você passou, ele é socket com 4 pinos. PL2505 eu não achei.

Abraços.

Errei não é PL2505, mas PS2505 que é um PS2501 com dois diodos, mas o funcionamento do circuito é o mesmo.

Eu mesmo só achei PS2501 tbm, é que existem o PS2501-1 (com 4 pinos), PS2501-3 (com 12 pinos) e o PS2501-4 (com 16 pinos),

E você pode usar quatro PS2501-1 em um soquete de 16 pinos q eles encaixam.

Entendi, comprei o CI no aliexpress por um preço bem em conta, (100pcs por $8).
Quando chegar irei fazer os testes e posto o resultado aqui.

Abraços.

Opa Marcelo,

cara chegou os brinquedinhos... hehehe, estou pensando em montar esse final de semana uns testes.

Gostaria de saber com você se o circuito é montado em paralelo com a rede ou em série.

O input do arduino tem que ser analógico ou digital serve?

Abraços.

Opa Edson,

gostei da idéia, mas um relê 110V/220V é meio caro.

Mas é uma idéia que vou considerar, obrigado.

se a lâmpada for incandescente ou outra que gere calor pode usar um lm35

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço