Olá a todos,

estou com um projeto de automação residencial e gostaria de ajuda para solucionar a maneira ideal para acionamentos paralelos.

Minha dúvida é quanto a maneira mais correta ou ideal (talvez?) de ter um mecanismo de acionamento paralelo que informe ambas as partes, ou ao menos uma central, que o acionamento foi feito.

Bom, ficou um pouco confuso, então vou tentar explicar de uma maneira mais técnica.

Gostaria de acionar (por exemplo) uma lâmpada pelo Arduino e também com a possibilidade pelo próprio interruptor da parede, contudo gostaria que o Arduino soubesse, independentemente do acionador, o estado da lâmpada (ligado/desligado).

Pensei em sensores de luminosidade, contudo esta aplicação é falha durante o dia, ou quando há várias lâmpadas no mesmo espaço.

Outra maneira que pensei é um sensor de corrente, contudo é um dispositivo caro se for utilizado para cada lâmpada de um imóvel.

Bom, peço ajuda para esta empreitada.

Abraço a todos.

Exibições: 1836

Responder esta

Respostas a este tópico

A idéia é ser usado para acionamento de qualquer dispositivo, no caso da lâmpada poderia ser uma incandescente, contudo não é regra. Mas valeu a dica.

já que todas as soluções utilizariam uma porta auxiliar, não seria mais facil utilizar um interruptor pulsador(tipo campainha) no lugar do liga desliga e este pulsador acionar uma entrada do arduino e ele altera a saida ligando ou desligando a lampada.... neste caso economiza CI, rele....

Concordo com você, mas por estética prefiro o interruptor paralelo, a questão da quantidade de portas do arduino não é o problema, pretendo utilizar expansores de IO.

Agradeço a sugestão.

Boa noite Guilherme, tudo bom ?

Gostaria de saber se obteve sucesso nos seus testes ? Quero montar o mesmo esquema na minha casa, mas sinceramente não tenho nem idéia por onde começar. Estou começando agora a mexer com Arduino e não entendo nada de eletrônica.

Vou começar do básico. Se você tiver sucesso e puder me dar um norte, vou ficar muito grato.

Obrigado

Opa Ronaldo,

ainda não fiz os testes com o circuito que o Marcelo passou, mas ja estou com os componentes para testar.

Meu norte é antes de começar a fazer alguma coisa, desenhe o que você quer fazer no papel.

Esquemas, circuitos, diagramas... tudo o que for possível.

Depois faça as aquisições para o protótipo, e depois pense em algo para o encapsulamento, eu indico aquelas caixas de central da Tigre, são realmente muito boas.

Abraços.

Vou seguir a sua dica.

Se puder, nos dê retorno sobre o andamento do seu projeto e dos testes.

abs

CUIDADO com choques eletricos. 

Pessoal, esta solução é bem simples e eu recomendo procurar no site do Nilton Cunha Braga artigos sobre Fontes de Alimentação sem Transformador (FAST); Lá voces encontraram dicas de calculo dos componentes, etc.

O que eu quero dizer como Engenheiro Eletricista é que esta solução é bem arriscada em termos de segurança, pois não há separação da rede eletrica, assim exige muita cautela no projeto, isolando adequadamente a parte ligada na rede, pois a tensão da rede (220 V ou 127 V, fase-neutro) pode ser até fatal.

Outro risco são os surtos de tensão que possam ter origem externa ("raios e trovoadas") ou internas dependendo das demais cargas na instalação que possam provocar transientes. No minimo prever um Varistor na entrada.

Muito cuidado com esta solução. E que em caso de instalações prediais, só as use onde os circuitos do predio estiverem com proteção por interruptor diferencial residual (IDR), exigido nas normas brasileiras, mas nem sempre presentes.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço