Oi pessoal, tudo bom?
Recentemente eu estava procurando soluções para montagem de um interruptor infravermelho para lâmpada do meu quarto e me deparei com um produto que substitui o interruptor convencional sendo instalado em série com a lâmpada
Como é feito esse circuito?
Necessito pois a caixa do interruptor do meu quarto só passa o fio da fase, sem o neutro
Alguem pode me ajudar?
Obrigado

Exibições: 879

Responder esta

Respostas a este tópico

olá, você tem algum esquema desse dispositivo que encontrou? ou o site...

Se o produto é para ser instalado em série, não é preciso fazer nada. Apenas conectá-lo no lugar do interruptor, pois não vai passar pelo neutro. só o fase estará presente, como é o padrão das instalações elétricas( interruptor no fase).

Boa sorte!

bem lembrado... (só contesto o interruptor no fase!!! o padrão deveria ser o interruptor no neutro!!)

O fase deve ficar no interruptor porque durante a substituição de uma lâmpada você não precisaria desligar o disjuntor do circuito de iluminação. Bastaria desligar o interruptor da lâmpada em questão e o serviço poderia ser feito com segurança, pois estariam presentes, no soquete, apenas  o neutro e o retorno(desligado no interruptor).

  

                         

                

Fabio esse produto não é open source, então nao tenho acesso a nenhum esquema :( Eu queria descobrir o esquema para fazer semelhante
Leonel meu interesse não é instalar esse produto, mas sim desvenda-lo para fazer um circuito semelhamte

Nesse caso, imagino que, ficando em série com a lâmpada, seria como um divisor de tensão feito com a lâmpada e o sensor ou ainda ver o sensor como uma chave eletrônica colocada em série. Assim, quando a lâmpada está apagada é porque o sensor está com uma resistência muito maior que a lâmpada e a tensão fica toda sobre ele. Se o sensor for ativado, a resistência dele cai a quase zero e a tensão vai para a lâmpada, fazendo com que acenda. Dependendo do equipamento , um sensor IR poderá ativar um transistor e este, ativa um relê ou triac que suportem a corrente da carga ( no caso a lâmpada). 

Imagine ou procure o esquema de um variador de luminosidade. Nesse esquema substitua o potenciômetro por um LDR  . O resultado será o mesmo . Agora variando de acordo com a luz presente no LDR. Se substituir por circuito sensor  IR ... O resultado será semelhante, ao invés de variar continuamente a iluminação, apenas irá acender ou apagar.

Pense nisso!

E seria possivel fazer isso com arduino?

Ainda não tenho experiência com o Arduino, mas creio que é possível sim.

Vi um vídeo sobre o uso de sensor IR  com o Arduino e com as devidas adaptações seria simples.

No vídeo é utilizado um componente, onde estão um emissor IR e um sensor separados por um fenda no invólucro. Sempre que algo interrompe o feixe o sensor é acionado. Assim, o Arduino poderia acionar um LED IR ( emissor ) e o sensor iria receber o sinal  e produzir o resultado desejado. semelhante aos controles remotos IR dos aparelhos eletrônico em geral. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço