Boa Noite pessoal, vamos supor um circuito alimentado por uma bateria de 9V, com alguns componentes controlados por um arduino por exemplo. Para um perfeito funcionamento, ambos os terras necessitam estar interligados, porém se eu não interligar o terra do arduino com o da bateria, só que alimentar a entrada de m CI por exemplo, o mesmo irá funcionar, qual o motivo disto ocorre ? O 5V do arduino fecha circuito com o (-)da bateria ?

Exibições: 245

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi GDP, boa noite.

A sua explicação está um pouco confusa.

Pode explicar melhor e se possível acrescentar desenho.

um desenho fala mais que mil palavras.

Rui

Boa noite Rui, obrigado pela atenção. Bom, deixando a dúvida um pouco mais simples, pois a resposta do joao já me esclareceu bastante,  porque a corrente não flui da fonte de 5V para o terra da fonte de 9V por exemplo ? Seria devido eu não ter definido uma referência para a fonte de 5V, como nosso amigo João citou, correto ? Sendo assim não posso garantir a uma tensão de 5 V, caso não haja uma referencia...

Não entendi muito bem o que você quis dizer nesse ultimo post, porem partindo para análise dessa imagem (considerando que os terras não estão interligados) a fonte de 5V possui um potencial de 5V em relação ao seu GND, porem ele está a um potencial 14V menor que o polo positivo da fonte de 9V já que seu polo positivo está no GND da fonte de 9V, isso seria equivalente a "criar uma tensão de -5V".

Nesse caso especifico a fonte de 5V nada influencia sobre o resistor, porem, caso o GND da fonte de 9V não estivesse ligado ao positivo da fonte de 5V (ou seja 9V em um terminal do resistor e 5V no outro), mesmo assim não poderíamos dizer com precisão que a diferença de potencial sobre o resistor é de 4V (9-5) ja que a referencia de cada tensão pode variar entre si.

Para entender esse ponto deve-se primeiramente ter em mente que qualquer medida de tensão depende de um referencial, ou seja, os 9V da sua bateria significa que seu polo positivo possui um potencial 9V maior que seu polo negativo (GND). Quando se utiliza duas fontes de alimentação (como no seu exemplo a bateria e a fonte do arduino), os GNDs precisam estar interligados para garantir que o referencial das duas fontes seja o mesmo ponto, dessa forma qualquer medida de tensão em um determinado ponto será "vista" da mesma forma por todo o seu circuito.

O circuito pode sim funcionar sem interligar os GNDs, porem você não pode garantir um perfeito funcionamento uma vez que parte do circuito possui um referencial diferente do outro (de forma não desejável).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço