Boa tarde,

Veja se alguém pode me ajudar. Não sou expert em eletrônica, conheço mais a parte de programação, meu problema é o seguinte:

Desenvolvi um projeto para alimentar os meus peixes, é um motor que fica despejando a comida de 8 em 8 hrs, com um display que exibe a hora e a temperatura. A iluminação do aquario é controlado por um timer (http://mlb-s2-p.mlstatic.com/timer-temporizador-de-tomada-c-ajuste-...) totalmente a parte, não tem ligação nenhuma com o circuito arduino. Percebi que todas as vezes que acende a luz do aquário aparece vários caracteres estranho no display, e vira uma bagunça. Sempre tenho q resetar o arduino para normalisar.

Será que é alguma interferência que o motor está recebendo da lampada, visto que o motor fica próximo da mesma? Se sim existe algum circuito para prevenir isso? 

Desde já obrigado.

Exibições: 1977

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Luiz,

Isto tah com cara de EMI é um a interferência muito chata para sanar, mas é possível.

Vou lhe dar algumas alternativas sem conhecer seu circuito.

1. Proteger os cabos externos : "para sensores utilizar cabos blindados"

2. Instalar o equipamento em caixa metálica.

3.  Utilize filtro na entrada da fonte >>>>>>> Otíma pagina com inforrmações

4. utilizar filtro snubber nos contatos de reles.

Alguma destas dicas vai funcionar...

Abs 

Mauricio Ortega

Bom dia Maurício, 

Eliminei primeiramente meu sensor de temperatura LM35, o problema continuou, desleguei então o servo motor (TG9) e fazem dois dias que não estou tendo problemas com "sujeiras no display" estou achando que quem está captando essa interferência de quando se acendem a luz fluorescente do aquário é o motor. O servo motor está ligado direto no arduino (positivo, gnd e leitura), Existe algum circuito que proteja essa interferência? Ou terei que tentar colocar o motor dentro de uma caixa metálica? Obrigado desde já...

obs. não alimente o servo nos 5Vdc do Arduíno;

desacople o servo via 4n25.

o motor e uma maquina puramente indutiva....causa interferencia...seria interessante colocar um oscilocopio e verifica onde esta o ruido e corrigir com filtros...mas primeiramente deve-se encontrar a origem do ruido.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço