Fala garagistas tudo bem?

Estou fazendo um projeto em uma máquina utilizando um Arduíno Mega, nela utilizo um display 16x2 e um módulo de 16 relés 5V, por hora estou acionando duas pequenas bombas de água, que são bem simples, basicamente motores CC de apenas 10W, a funcionalidade está OK aciona e desaciona conforme programado, porém após alguns acionamentos, o display se perde e começa a mostrar caracteres aleatórios, provavelmente vindo de algum ruído produzido pelos motores ou pelos relés, sei que pode ser resolvido com diodos nos relés, porém meu módulo é pronto, acionado por opto acopladores, alguém já se deparou com esse problema ou tem idéia de como resolver?

Módulo que estou usando:

https://www.eletrogate.com/modulo-rele-16-canais-5v

Valeu!

Exibições: 2343

Responder esta

Respostas a este tópico

Possivelmente a origem do ruído não é o rele e sim a carga.

Motores DC (ou CC) são grandes geradores. Ele vão precisar de diodos também, em paralelo com eles.

Olá Eduardo, obrigado pela resposta, liguei os motores direto nos relés sem nenhum componente entre eles, irei tentar por os diodos para ver se resolve, grande abraço.

Alex,

Quando utilizar cargas indutivas por acionamentos através de microcontroladores, utilize o circuito Snubber. O relé aparentemente apresenta segurança deviso isolação galvânica, mas dependendo da carga que está acionando, a corrente de partida gera corrente de retorno, você vai conseguir eliminar isso com este circuito que mencionei.

Links:

http://microcontrollerslab.com/how-to-design-a-snubber-circuit/.

http://www.littelfuse.com/~/media/electronics/application_notes/ree....

 

vc conseguiu resolver? pois estou enfrentando o mesmo problema, soq eu no meu caso esta ainda mais chato e complicadod e se resolver....

estou usando um rele que também teoricamente esta protegido com diodos e transistors, mas ao acionar ou desasionar um motor do tipo bebedouro o display fica louco exibindo acarateres especiais totalmente sem nexo, antes dava este erro quando eua cionava um sinaleiro do tipo buzzer e leds(220Volts) ae eu tirei o buzzer e aparentemente resolveou o problema mas agora as veses quando o motor liga ou quando desliga começa a vir esses caracteres especiais e estranho foi que quando eu deixo o display mais afastado do motor eu não tenho este problema, mas quando fica proximo ae ele fica louco

Opa tudo bem?

Consegui resolver sim, o que acontece é uma interferência magnética que faz o display se perder, pois o cabeamento acaba se tornando uma antena, resolvi colocando um diodo reversamente polarizado no meu motor que é DC, nos terminais dele, assim o ruído não se propagou mais.

Abraço.

que bom que conseguiu resolver, no meu caso estou usando um motor AC e está bem, comnplicado, eu ate coloquei o modulo rele para acionar um contator para então o contator acionar o motor, me parece que diminuiu mas ainda sim continua a dar interferencia quando ligado e desligado repetidas veses, sei que este motor não vai ficar ligando e desligando direto mas estou simulando aqui para fazer todos os testes antes de concluir o projeto, mas cinceramente não sei como resolver...

eu aterrei o display lcd na carcaça da maquina e pelo que percebi deu uma amenizada e as veses da o erro mas somente quando acionado repetidas veses, mas ainda sim quero solucionar isso de uma vez por todas, pois ta brabo isso viu!

estou usando um modulo rele 4 canais dentre os quais 3 estão em acionamento sendo um deles o motor de geladeira, o segundo um buzzer e o terceiro apenas um jumper, tive ate então que tirar o buzzer que é um sinaleiro pois era a conta dele ser acionado que o display ficava louco, mas agradeço pela resposta vlw

Boa tarde DFP,

você está usando snubber entre os contatos do re/e?Contator?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Snubber
RV

ola boa tarde RV, eu não estou usando o snuber pois o modulo segundo consta na sua descrição ele ja é composto por transistor, resistor e diodo, eu estou usando a mesma fonte do arduino para o rele tbm, teria isso algum problema?

nessa maquina que é uma refrigeradora uso um fonte de 5 volts para o arduino, rele, display 16x2, um sensor hall de vazao, e um sensor de temperatura, mas essa fonte entrega 3 amper o que segundo meus calculos o consumo de tudo junto não chega a 2 amper,

e uso uma fonte de 24vcc para alimentar uma bomba de agua, será que posso usar um regulador de tensão o lm7805 para alimentar o rele? claro com um dissipador, pois em alguns testes ele fritou.

deixei a imagem do modulo que estou usando em anexo.

desde ja muito obrigado

Anexos

ola pessoal para quem passou ou ainda continua a passar por este problema que mencionei eu consegui solucionar, adicionando um filtro RC de 150nf x 400V e um R de 150 ohm em paralelo com a carga que no caso era um motor de geladeira, fica a dica ae pro pessoal, agradeço a todos

ola pessoal para quem passou ou ainda continua a passar por este problema que mencionei eu consegui solucionar, adicionando um filtro RC de 150nf x 400V e um R de 150 ohm em paralelo com a carga que no caso era um motor de geladeira, fica a dica ae pro pessoal, agradeço a todos.

e mais uma vez muito obrigado SR. RV pela dica, pois este filtro acredito eu que esta funcionando como um snuber, sinceramente foi bem empirico mesmo pois eu não calculei a frequencia para encontrar o valor da capacitancia e pelo que pesquisei seria melhor colocar um cap de 330nf mas como não tinha aqui coloquei este mesmo e tudo indica que resolveu o problema, agora vou fazer os testes possiveis e se de algum problema posto novamente para quem sabe tbm ajudar a outros que assim como eu não tem um conhecimento mais profundo sobre eletronica.

Bom dia, Davidson

A utilização correta do snubber é em paralelo com o contato do Relé e não em paralelo com o motor. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço