.

Exibições: 349

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Oi, Leonardo,

A corrente elétrica realmente vai depender do valor da resistência do circuito. Vai ser dada pela lei de Ohm. A corrente vai ser o valor da tensão da bateria dividida pelo valor da resistência do circuito. Assim, resistências de valores baixos vão "puxar" da bateria correntes maiores. Considerando sua bateria como uma fonte de tensão ideal, ela seria capaz de fornecer qualquer valor de corrente, assim o valor da resistência determine.

Agora, sendo sua fonte de tensão uma fonte de tensão REAL (não ideal), ela não será capaz de fonecer correntes muito altas. Daí, a medida que vamos aumentando o valor da corrente (diminuindo a resistência do circuito) a tensão da fonte irá cair. Isso é esperado pois toda fonte de tensão real possui uma resistência interna que vai ficar em série com o circuito externo. Assim, as fontes de tensão reais são consideradas ideais até certos valores de resistências. Segundo o autor Malvino, uma fonte de tensão real é considerada "quase ideal" para cargas (resistências externas), cem vezes maiores que a resistências interna da fonte.

E como se encontra a resistência interna de uma fonte ? Ah, isso fica para uma próxima oportunidade.

Abraços,

Frederico

Pesquise sobre Arduino Tiny. Vão ter comodos que você vai utilizar 2-3 sensores, e o Tiny da conta. E pesquise também sobre os StandAlone Por menos de 25 pila vc monta um Arduino numa plaquinha com meia duzia de soldas. (a Placa do Arduino é um kit de desenvolvimento. Não é pra ficar la grudada no equipamento)

Pesquise sobre Reles Sem Fio. As vezes, com um Unico Mega e um conjunto de atuadores e sensores sem fio vc cobre toda a área.

Muita gente usa uma placa pronta Arduino para cada projeto, e além de sair muito caro, "não é o correto". É como o famoso microcontrolador PIC, mas o Arduino usa o ATmega328.

A placa azul que todo mundo conhece com o nome Arduino é para desenvolvimentos de projetos, não exatamente para um projeto em sua versão final. Quem descobre o Arduino e não conhece eletrônica, geralmente pensa que usar arduino tem que ter a plaquinha azul. Resultado da falta de informação: Para cada "brinquedo" que faz, paga praticamente 100 Reais só pela plaquinha, quando poderia gastar por volta dos 20 Reais apenas.

Um Atmega328 (rodando com a plataforma Arduino) te oferece até 18 saída/entradas. Precisando de mais saídas, não é necessário partir para o Mega, você pode trabalhar com Registradores de Deslocamento (ex.: 74HC595), e para cada 3 saídas do Arduino você ganha mais 8 saídas. Pode-se cascatear as saídas dos Registradores e ter um número muito alto de saídas.

Você pode com um único Arduino UNO, ter 15 entradas para verificar estados de sensores, botões, e etc, e 80 saídas ou mais. Isso na prática seria ter 15 sensores espalhados pela casa e mais 80 cargas para controlar (lâmpadas, etc), com apenas um arduino uno. Ainda tem a possibilidade de usar nas entradas sinais analógicos, e com isso vc pode ter seus 80 sensores/botões também!

Já vi gente que precisou controlar 20 cargas, e a solução foi comprar um Arduino Mega só pra isso. E ainda ficou sem o arduino para futuras experiências pq o deixou fixo no projeto.

Quando vejo um projeto, em sua edição final, com uma placa Arduino, eu já penso: "Pqp..."

hehehe... :)

O Jonatas citou o ATtiny85, é tbm é um CI interessante! Tem um custo um pouco mais baixo, mas ainda acho o valor dele "alto" considerando as suas limitações. Mas dependendo do projeto, ele seria uma ótima opção!

Um tutorial legal de como usar o ATtiny85: http://www.arduinoacademy.com/2012/01/22/tutorial-arduino-programar...

O "correto" seria você usar seu Arduino para desenvolver seus protótipos, e na versão final montar sua placa com o circuito necessário do Arduino e do seu projeto.

Pronto! Só montar sua PCI direitinho, soldar os componentes e tudo funcionando da mesma forma, e seu Arduino já está livre e pronto para projetar/desenvolver um novo projeto! :D

Ah! E nada daquela porqueira da placa perfurada. Faça uma PCI direito! :))

Tenho um blog para postar experiências com Arduino: www.efeitonerd.com.br

Ando meio atolado, mas já já faço mais posts por lá!

Abraços! Bons estudos e projetos!

Opa!!

Não tinha pensado em fazer exatamente sobre Standalone por já ter visto vários artigos sobre o assunto. Mas, posso até fazer! :)

É isso ai! Fico feliz em saber que o blog ta nos favoritos! Qualquer sugestão, critica, estamos aqui é pra aprender mesmo!

Abraços!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço