Boa noite pessoal, estou com um projeto e devido a limitações de hardware e porta do Arduino e ESP32 vou ter que trabalhar com os dois juntos.

O ESP32 será "o cara" responsável por ler e processar os dados dos sensores e outras condições envolvidas no código. Devido a sua memória maior e mais poder de processamento. Além do uso do WiFi.

Já o Arduino será responsável pela UI e nele terá uma tela LCD touch onde o usuário (eu) poderei interagir com o projeto ligando reles, vendo o dados dos sensores,...

Para tal preciso que o Arduino consiga ler dados (variáveis) que estão no ESP32 e enviar comandos para o ele executar.

Já vi que existe a comunicação via I2C para tal finalidade, a questão que não encontrei é a possibilidade do ESP32 (master) alterar variáveis que estão dentro do Arduino (slave).

Alguma dica por onde começar?

Exibições: 267

Responder esta

Respostas a este tópico

De forma automática desconheço que isso exista. Seria como um DMA do PC (Direct memory access)... Onde um periferico solicitava o barramento para escrever na memória.

O caminho padrão seria usar comunicação serial mesmo. Mais simples. Um com uma rotina de escrita e o outro com uma rotina de leitura.

O protocolo é necessário para saber qual byte significa o que. Por ex se vc usar um determinado caracter para avisar que inicia um bloco de dados e depois sequencialmente ler suas variáveis já tem um protocolo.

Caso insista em usar I2C vc pode colocar um como master e o outro como slave que vão se comunicar.

No Arduino tudo é mais facil, exemplificado e desenhado, veja que simples:

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/MasterWriter

Interessante, vou me aprofundar mais no assunto. Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço