Olá,.

Estou usando um shield para impressora 3D chamado Ramps sobre um Arduino Mega e sobre a Ramps 5 Drivers A4988 (X,Y,Z,E0 e E1):

Já usava um CNC Shield + Arduino UNO com estes drivers e motores de passo sem problemas.

Quando passei para a Ramps tive este problema, pois o firmware Marlin tem uma configuração de passo por mm diferente do que eu usava no CNC Shield que usava o firmware Grbl.

Bom, fico feliz que pelo menos o ajuste dos drivers A9488 estão corretos. 

Estou fazendo testes combinando os microsteps (configurável abaixo dos driver na Ramps por 3 jumpers) com a configuração no firmware Marlin e já consegui o eixo Z funcionar, mas os eixos X e Y ainda não funcionaram mesmo com a mesma configuração do Z.

Enfim, estou convertendo uma estrutura de CNC DIY, feita com barras roscadas de 1/4", para uma Impressora 3D, cuja estrutura mais usada é com correias dentadas.

Se você souber algo sobre este hardware/firmware e puder ajudar eu agradeceria.

Obrigado.

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Respostas a este tópico

Boa sorte no seu projeto. Se tiver alguma duvida ou resposta posta aqui. Estou aprendendo pra montar a parte mecanica.

Estes são os cálculos e configurações que fiz até agora para responder à seguinte pergunta:

Quantos passos (steps/mm) são necessários para mover o eixo XYZ em 1 mm utilizando RAMPS e Marlin?

1) Barra roscada de 1/4"
    fios por polegada = 20  (http://ancora.com.br/site/wp-content/uploads/2015/03/pag86_1.pdf)
    fios por mm = 1,27  = 25,4/fios por polegada
2) Motor de passo
    passos por revolução= 200
    micro stepping     m_step      step/mm  =  (passos por revolução x m_step) / fios por mm   (http://solidutopia.com/marlin-firmware-user-guide-basic/)
        Full  = 1 157,48
        1/2  = 2 314,96
        1/4  = 4 629,92
        1/8  = 8 1.259,84
        1/16  = 16 2.519,69
3) Driver A4988
    RS1 e RS2 = R100
    RS (Ohm) = 0,1 (http://www.hobby-hour.com/electronics/smdcalc.php)
    Imax  (A) = 0,33 (https://www.sparkfun.com/datasheets/Robotics/SM-42BYG011-25.pdf)
    Vref (V) = 0,264 = Imax x 8 x RS   (https://www.pololu.com/file/download/a4988_DMOS_microstepping_drive...)
4) Configuration.h
    // DEFAULT_AXIS_STEPS_PER_UNIT   {X,Y,Z,E1}
    #define DEFAULT_AXIS_STEPS_PER_UNIT   {2.519,69,2.519,69,2.519,69,500}

As configurações de velocidade e aceleração dos eixos XYZ serão definidas por tentativa e erro, do menor valor para o maior.

esse valor de 500 como vc chegou nele?

Esse A4988 chines ele eh diferente do Pololu original caso vc nao saiba, original eh 0.05ohm e chines eh 0.1ohm.

O valor 500 veio no Configuration.h que eu peguei de um exemplo, mas não utilizei ainda porque o acessório que empurra o filamento (MK8) não chegou ainda. Preciso comprar o filamento de PLA 1.5mm (só tenho uma amostra de 10M), mas não sei onde tem um preço bom. Quanto vai de filamento pra fazer um cubo para calibragem?

O A4988 é chinês sim. O José Gustavo tem um tutorial (http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-motor-de-pass...), que me ajudou a configurá-lo. Os resistores são de 0.1 Ohm (R100). 

usa muito pouco,10M vc consegue calibrar ela tranquilo.

MK8 eh bom, muitos usam.

A extrusora como vc vai fazer?

Este é o kit comprado para extrusão:

Vou montar uma estrutura do tipo COREXY, parecida com esta:

Duas coisa me preocupam nesta extrusora:

1) No final da extrusora, antes do bico, tem uma guia extra feita de teflon (gambiarra) ao invés de ser tudo de metal, onde pode enroscar o filamento:

Acho que vou ter que comprar esta peça "toda de metal" para filamento de 1.75mm.

2) O Bloco de aquecimento não está dando aperto no tubo de aquecimento ficando solto e caindo:

Alguns recomendam por pasta térmica e enrolar fita de teflon em todo bloco para que o calor do conjunto não derreta o que já foi impresso (uma gambiarra feia). Isto seguraria o tubo de aquecimento, mas acho que esta folga no meu bloco é um defeito.

Enfim, acho que são problemas por ser o extrusor um clone.

Esse negócio esta ficando chique !

Com os especialistas ajudando, vai ficar mais chique ainda.

Eu tenho essa extrusora, eh uma porcaria rs com o uso vc vai perceber.

Primeira coisa para imprimir, uma extrusora decente; bondtech, procura que tem todos os arquivos para imprimir.

Esse tipo de extrusora o ideal eh usar redutor planetario, vai ter dor de cabeca com isso se nao tiver redutor, investe em um e imprime o bondtech.

1) Isso nao eh gambiarra, os primeiros modelos eram assim, polimento interno nessa dimensao nao eh qualquer um que consegue executar o servico...a questao nao eh o diametro do filamento que faz enroscar mas o material, teflon tem um ponto que se vc atingir vai estragar, quente ele vai expandir e quando resfriar vai comprimir, ou seja vai entupir, estragar...PLA e ABS vc usa ele tranquilo, outro tipo de materia vc tem de verificar qual a temperatura  e se for ate 220 graus nao tem problema...

claro, tem filamento de baixa qualidade, ta escrito 1.75 mas na verdade eh 1.78 para mais, uso Mitsubish eh 1.75mm no carretel todo, impressionante maseh uma empresa gigante mas no geral eh 1.75 -77mm no mesmo carretel que vc vai encontrar no mercado.

Apertando com alicate o bloco o cartucho aquecedor fica firme?

o parafuso esta rodando em falso?

o mais facil no seu caso talvez seja apenas enrolar teflon ou kapton no cartucho para tirar a folga, se tiver ferramenta vc pode refazer a rosca ou ate mesmo uma nova rosca de diametro maior.

Esse isolamento termico acho que eh para ter uma temperatura estavel, nas primeiras versoes o sensor termico nao tinha um controle PID eficaz, oscilava muito e consequentemente o tubo de teflon acabava entupindo, calibra sua impressora primeiro, faz o PID e se ela oscilar muito isola, nunca isolei, prefiro as coisas simples, manutencao simples.

O sensor tem de ficar perto no nozzle, a intencao eh saber a temperatura dele, tem muito projeto ruim que vc tem de refazer o furo, tem sensor que esta no cartucho de aquecimento o que nao faz sentido.

Outra coisa, investe em fuso de esfera para o Z, mas isso com tempo.

Primeiro de tudo extrusora de qualidade.

Um redutor planetário é um motor que empurra o filamento pra dentro da extrusora, ou seja, igual ao MK8 com motor de passo? Ou é uma outra coisa?

O filamento que tenho é de PLA  (10m) e não sei a marca, pois comprei uma amostra. Quando compra um carretel levarei em conta suas dicas.

Não cheguei a apertar com alicate, pois achei que só apertando o parafuso o bloco prenderia o cartucho. O parafuso não está rodando em falso, mas não coloquei muita força com medo de espanar a rosca. É um parafuso pequeno que parece que não vai ter força pra "dobrar" o alumínio do bloco. Refazer a rosca é complicado pra mim. Acho que a fita é o meio mais rápido de resolver o problema.

O Sensor fica perto do cartucho. Se precisar, refaço o furo.

Obrigado pelas dicas, vão servir pra por em funcionamento esta extrusora e para comprar uma de melhor qualidade.

Eh um motor de passo com varias engrenagens, a tracao vai ser feita usando adaptador MK ou outro  mas com um diametro interno maior que o do MK8.

Vc vai precisar de um paquimetro para verificar a dimensao desse filamento, isso tem de ser feito ou compra Mitsubishi 1.75mm exato.

O alicate eh pra vc ver se o buraco do cartucho eh grande demais, se vc apertar com alicate e continuar com folga o buraco eh grande, se nao ficar com folga talvez o buraco do parafuso nao eh fundo o suficiente, afinal vc disse que aperta e nao roda em falso, a rosca esta okay entao mas pode ser a profundidade dela o problema. em todo caso a fita no cartucho eh facil de fazer.

O ideal eh o sensor perto do nozzle, impresionate como os caras tem o desenho tecnico com todas as espeficicacoes nele mas fazem uma copia errada, inclusive a borda de cima tem muita copia que nao segue a especificao do E3D que sao baseados, caso vc pegue algo baseado em E3D para imprimir para o seu hotend verifica as dimensoes de tudo antes de imprimir.

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