As Lâmpadas de LED atuais são de baixa potência, apesar de produzirem um boa iluminação. 

Isto é, são muito eficientes na produção de energia luminosa. 

Não sei se já abriram uma lâmpada dessas, para descobrir como funcionam.

Já abri algumas e percebi que todas lampadas de LED 127V ou 220V CA possuem internamente uma mini-fonte CC. É claro, pois como todos sabem, o LED é um diodo e somente conduz a energia em um sentido. Por isso precisam de corrente contínua para produzirem luz.

Recentemente estava pensando sobre isso. Por que não desenvolver um sistema de iluminação com energia CC de 12V ? 

Acho que com o uso dessa energia CC poderia baratear o sistema, otimizar o uso da energia, baratear o controle, permitir o uso de No-break com uma bateria de 12V, etc. 

O que acham da minha idéia ? 

Exibições: 24627

Responder esta

Respostas a este tópico

Rui meça a tensão CC que alimenta os LEDs. 

E depois medirei a minha.

Medições da Lampada Kian 7W

Tensão CC de saida da fonte = 39 V cc

São 12 leds no total .

Tensão CC sobre cada LED = 3,25 V 

Calculando 7W / 12 = 0,583 W para cada LED.

Corrente = 0,583 W / 3,25 V = 180 mA aproximadamente. 

Tensão sobre o capacitor da fonte = 155 V cc 

A rede de energia é 127 Vca

Rui , qual a potência dessa lampada com 56 Leds ? 

A minha lampada é de 7W e a especificação do chip WS3441S8P recomenda potência < 9 W. 

A potência máxima do WS3441D8P é menor do que 14 W. 

Tem que estudar também a distribuição das tensões sobre a sua lâmpada. 

Oi JG, bom dia.

As lampadas são ditas de 14W , mas veja bem 14 W ditos por chineses né.

kkkkk

Pois fazendo as contas eu encontrei somente  4,58W  (79Vdc e 58mA) .

Se foce mesmo de 14W, a corrente teria que ser de 177 mA.

Estes chineses . Vou reclamar no Procon kkkkk

Rui

As lampadas de qualidade que duram até 15 mil horas fabricadas pela Osram, usam um driver para os leds, as que não usam, geralmente são de baixa qualidade. Link.

http://www.osram.com.br/osram_br/produtos/tecnologia-led/lampadas/l...

Abs.

Carlos eu já comprei várias lampadas KIAN e estou gostando muito.

http://www.kianbrasil.com.br/

Tenho outras marcas também. 

Gustavo,

Bom saber!

Obrigado pela dica.

Abs.

Talvez a tensão ideal não seja 12V e sim 13,8V ou algo perto disso. 

13,8 V é a tensão de carga das baterias de chumbo. 

Sabendo-se que a tensão sobre os LEDs de potência pode variar entre 3,25 e 3,4 V, podemos calcular 

4 x 3,25 = 13 V

4 x 3,40 = 13,6 V 

Olá Pessoal,

Esse projeto é muito legal, tem muito apelo ecológico.É importante notar que para o controle dos LEDs orientados para iluminação, os parâmetros que mais afetam a vida do LED são a corrente, e a temperatura (temperatura de junção no diodo). Na figura abaixo podem observar um gráfico com a resposta do LED ao nível de iluminação normalizada versus horas de operação, como pode observar, o LED vai perdendo capacidade de emissão de luz com o passar do tempo, isso é inevitável, o melhor a fazer é ter um controle adequado da corrente (regulador de corrente) assim como controle da temperatura (dissipação). No link abaixo vocês podem encotrar um documento bem interessante do controle de LEDs para iluminação.

Outro aspecto importante é o referente a tensão. A tensão de operação do LED (tensão pela na qual o LED emite o máximo de luz para a corrente nominal) para LEDs de iluminação é de 3.5V, o que significa que se tivermos uma fonte de 12Vdc poderíamos no máximo ligar três LEDs em serie ao regulador de corrente e isso é uma grande limitante já que os spots de LEDs tem mais de 3 LEDs. A sugestão é utilizar tensões maiores para aumentar o numero de LEDs  em serie para cada spot; os caminhos que teríamos seria ligando baterias em serie ou utilizando um conversor DC-DC, por exemplo de 12Vdc para 48Vdc.

http://www.lumileds.com/uploads/167/WP15-pdf

Samuel, suas colocações são muito importantes. 

Obrigado pelas informações. 

Estava refletindo ontem à noite antes de dormir. Tenho muitas idéias nesse período. 

É muito importante, como já disse, a regulação da Tensão sobre os leds.

Já medi várias lampadas com LED e as tensões medidas variaram entre 3,25 e 3,4 V. 

Não me lembro de 3,5 V.

Desse modo , a tensão de alimentação dos LEDs poderia ser bem maior se fosse usado um regulador que aumentasse a tensão (por exemplo 39V) . Mas a tensão de distribuição entre as lampadas poderia ser mesmo os 12V. 

Como seria usado um regulador de tensão, a alimentação poderia variar entre 11V (bateria descarregada) e 14V (bateria carregada). 

O importante da regulação é que manteria a iluminação constante !

Mas para dimmerização, as fontes reguladas pulsantes são mais complicadas. 

É um outro caso para se pensar...

Olá Galera,  Olá Zé Gustavo,

    Cara, a poucos meses eu comecei a planejar um projeto desses em minha casa,  na verdade a minha ideia era colocar um eletroduto de 3/4 fazendo intersecção na horizontal, com os eletrodutos que ficam na vertical que chegam até as caixas elétricas 4x2 onde ficam as tomadas.

    Em geral na grande maioria dos projetos elétricos das casas, a fiação da rede padrão vem pelo teto e desce por esses eletrodutos verticais que vão até as caixas onde ficas as tomadas e interruptores.

    Como minha casa tem forro, e eu estava fazendo uma reforma, onde revesti todas as paredes com revestimento(tipo um gigantesco banheiro kkk)  eu cheguei a pagar ao empreiteiro que estava fazendo a reforma pra ele colocar essa nova linha de eletrodutos, infelizmente o FDP roubou meu dinheiro, não fez a nova linha e ainda fez um bocado de M3rd@.

    A ideia era colocar placas solares ligadas a baterias, dai trazer por esses novos dutos,  uma rede elétrica paralela de 12v,  iria mesclar lampadas fluorescente comuns acionadas por reatores de 12v as lampadas de 110v,  e de forma periférica iluminação led em ambientes de menos luminosidade,  a ideia seria fazer a mesclagem.

   O problema todo até agora pra mim é:  Tendo os eletrodutos elétricos padrão da casa já cheios de fios, e não tendo acesso ao teto,  por onde passar então uma rede de 12v ?    bem, até agora não encontrei a resposta, e esse sim é pra mim o maior problema.

    Só pra finalizar uma dica:   Vocês sabiam que podem pegar luminarias LED velhas, onde os leds ainda funcionem e converter elas em celulas fotovoltaicas, ou seja, dá pra gerar energia solar com placas de leds ?  sabiam disso ?   se não sabiam deem uma olhada no youtube,  geração energia solar com leds.

    

Weider, a minha idéia seria trocar toda a fiação comum com a fiação da rede 12VCC, no caso de casas já montadas. Ou então tentar reaproveitar a mesma fiação.

No caso de novas residências, a fiação já seria no novo padrão. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço