As Lâmpadas de LED atuais são de baixa potência, apesar de produzirem um boa iluminação. 

Isto é, são muito eficientes na produção de energia luminosa. 

Não sei se já abriram uma lâmpada dessas, para descobrir como funcionam.

Já abri algumas e percebi que todas lampadas de LED 127V ou 220V CA possuem internamente uma mini-fonte CC. É claro, pois como todos sabem, o LED é um diodo e somente conduz a energia em um sentido. Por isso precisam de corrente contínua para produzirem luz.

Recentemente estava pensando sobre isso. Por que não desenvolver um sistema de iluminação com energia CC de 12V ? 

Acho que com o uso dessa energia CC poderia baratear o sistema, otimizar o uso da energia, baratear o controle, permitir o uso de No-break com uma bateria de 12V, etc. 

O que acham da minha idéia ? 

Exibições: 24633

Responder esta

Respostas a este tópico

Vamos comećar a brincadeira então!!!

Fiz alguns testes, espero que ajude!

https://youtu.be/wlPxm1CCCyA

Alexandre sua lampada de LED consome  9 W.  

O calculo da corrente nos LEDs não é bem assim, como informou no vídeo. 

Suponhamos que 24 leds x 3,25V = 78 V cc

( a tensão CC sobre cada LED pode variar entre 3,0V e 3,5V - dependerá das especificações do LED) 

 9 W / 24 leds = 0,375 W para cada Led 

P = V  I 

I = P / V  =  0,375  / 3,25 =  115,38 mA  (desconsiderando a perda na fonte) 

Calculando de outra forma :

 I = 9 W / 78 V = 115,38 mA 

Essa deve ser a corrente que passa pelos LEDs = 115 mA aproximadamente 

Depois meça e nos informe. 

Abraços, 

Sabe Ze Gustavo,

    O topico tá 10,  a ideia é maravilhosa,  mas como é uma mania pessoal minha, de sempre buscar os problemas antes,   sinceramente,  se eu fosse tomar essa ideia de uma rede 12v o maior problema seria cabeação.

    Tipo,  digamos que como você citou se utilizasse a rede existente pra ao inves de ser 110v por exemplo, atrelarmos ela agora aos 12v.

    1º Não adiantaria muita coisa colocar só a fiação que vai do tronco até a lampada em 12v,  a não ser que em cada tronco desses se colocasse um transformador.

    2º Para ter uma rede real 12v  teria que substituir vários troncos por 12v,  mas ai rola um tremendo problema de aparelhos que não são encontrados em 12v,  por exemplo, digamos que da caixa central da sua casa até seu quarto, vocÊ isole os 110v e coloque 12v,  tudo bem,  para as lampadas seria legal,  mas e ar condicionado?  Televisores ?  Ventiladores ? etc. etc.

    Logo volto a pensar,  a ideia é fantastica,  mas para uma casa onde a rede elétrica seja antiga e já tenha sido passada, é dificilimo implementar um projeto desses, visto que nem todos os eletricistas e pedreiros passam tudo por eletrodutos livres, o que permitiria puxar uma cabeação pararela.

    Bem, é minha opinião,  posso estar errado.

Weider, você ainda não entendeu a idéia.

Repetindo, a rede 12V é só para iluminação.
Em momento algum citei o uso de outros aparelhos, porque sei que é inviável.


Para os outros aparelhos, continuará a rede elétrica comum.
O eletricista que não conseguir montar duas redes distintas, não é um eletricista.

Lembre-se que em várias empresas e ou residências , podem existir duas redes : 127V e 220V.
Se misturar as redes, vai dar um estouro !!!

Sei disso,

    O que e estou é trazendo o problema pra meu lado pessoal,   eu moro em uma casa, onde quando a comprei todo o sistema já estava pronto,  na ultima reforma quando tive acesso acima do forro, notei que os eletrodutos só iam até o fim da parede, ou seja, não existem calhas por onde eu possa passar guias para passar uma nova fiação.

   Imagino que o meu problema é o mesmo de muita gente.

   Quando se tem uma casa projetada, ou quando se mora em apartamento onde se tem a planta e dá pra passar um guia e puxar uma nova fiação ai a coisa é perfeita,  mas quantos por cento das casas brasileiras são assim?

    Para trabalhar com uma rede de 12v,  você tem que ter ao menos um tronco de 12v assim como tem o de 110v,  o que vai fazer a partir desse tronco central é detalhes especificos a cada projeto.

   Me pergunto então sobre você sobre sua casa,  como você faria ?

    Lembre-se não estou dizendo que não dá certo,  só busco ideias e repostas,  estou sempre buscando aprender, posso não estar vendo algo e você sim.

Weider, moro em apto. 

E as mangueiras de passagem de fios elétricos não estão entupidas de fios. 

Lembrando que a fiação antiga poderá ser reaproveitada, ou então trocada por fios mais finos, acho que não terei problemas. 

Se o projeto de rede CC de iluminação for inviável para casas antigas, poderá ser aplicável à novas residências.Estou pensando no futuro. 

E tenho uma percepção que esse sistema será usado no futuro. (quem sabe no nosso presente) . 

A minha visão do sistema é essa : imagine um bairro inteiro sem luz, devido à queda de energia e a sua casa toda iluminada com baterias. 

Tenho certeza que isso provocará muita admiração dos vizinhos. Ficarão intrigados e desejarão copiar você. 

LUZ =  SEGURANÇA e  CONFORTO 

Pensei agora no meu caso : a iluminação da garagem e dos corredores das escadas do prédio. 

O acionamento das lampadas é automático. Um relé fotoelétrico aciona a energia para todo o sistema. 

Algumas lâmpadas ficam sempre ligadas à noite, e outras são acionada por sensores de presença. 

Temos algumas lâmpadas de emergência que nunca funcionam devido à problemas de bateria. 

Se o sistema fosse todo CC, o controle de acionamento poderia ser o mesmo adaptado. 

A alimentação interna dos circuitos dos sensores é CC. 

Usando um sistema de bateria (ou baterias) centralizado e monitorado, a efetividade seria muito boa. 

A monitorização das baterias deveria dar indicação de falha na bateria.

E ainda temos a possibilidade de alimentação das baterias com células fotoelétricas  solares ! 

Um sistema bem projetado poderia ser praticamente imune à falhas. 

Há há há,  você esta correto em várias coisas, mas em uma em especial:

"Temos algumas lâmpadas de emergência que nunca funcionam devido à problemas de bateria. "

Cara, eu  já comprei trocentas luminárias de emergência tanto as de LED como aqueles modelos que vem pequenas fluorescentes, e todas tem o mesmo problema:  As baterias.

  Quando elas não pifam ou estouram do nada, elas criam uma crosta na ponta dos fios que são ligados a elas que ferra tudo.

  Dai como o sistema é normalmente alimentado pela rede, você passa e vê aquele belo led de indicação de funcionamento perfeito,  mas quando falta energia e o sistema procura pela bateria, tchan!  tchan! tchan! tchan!  cadê bateria ???????

   Realmente, uma rede, onde o existe uma única bateria grande, máster, pode ser a solução.

   Outra coisa, realmente no seu caso dá sim pra fazer,  apartamentos tem eletrodutos em tudo que é lugar, ligando sempre um ponto ao outro,  lembro de uma quebrada de galho que fiz pra um amigo que queria passar um cabo pela canaleta e mesmo com toda minha insistência que não se mistura eletricidade com outras coisas ele queria,  mas não conseguia passar o guia.

   Então eu lhe ensinei o truque,  eu utilizo silicone em spray,  no geral coloco bastante dos dois lados do eletroduto e ai tento passar o guia.

   No caso dele como não deu,  eu desliguei a rede, e puxei um dos terminais como guia,  na ponta dele coloquei dois fios,  depois puxei de volta o fio da rede e mais o que ele queria.

   Em casos como esse dá,  mas em casos como o meu não,  só quebrando parede.

   A ideia é ultra super hiper mega legal e possível,  mas pra alguns casos é bem complicado pelos motivos já citados.

   Mas aconselho você a tentar e ser uma fonte de estimulo pra galera.

É isso aí Weider. 

Trabalho com manutenção de sistemas Mainframe a muitos anos. 

E todos esses sistemas tem redundância. Tenho bastante experiência com redundância. 

Por isso pensei em usar duas baterias. O sistema usa alternadamente as baterias e ficará sempre monitorando a qualidade das duas. Desse jeito ficará bem confiável. 

Se uma das baterias pifar,  o usuário será alertado evitando imprevistos. 

So pra ajudar a complementar.

Na fazenda uso uma placa solar 150W para alimentar o sistema de transmissao de telefonia.

Bateria uso uma Moura 63A estacionaria. Nos meus testes, as automotivas comuns nao aguentavam o ciclo de trabalho.

Meu equipamento consome no maximo 2A. Lembrando que e telefonia, o uso e minimo.

Essa placa e capaz de gerar quase 10A.

No caso de voces, acho que devem fazer um estudo do tempo de funcionamento e comsumo total das lampadas. Apartir disso, escolher placas e baterias.

Eu comprei a placa fotoeletrica solar de 20 W pois estava dentro das minhas possibilidades $$$.

Com ela poderei fazer testes para o projeto. 

Obrigado  pelas dicas !

Olá, senhores!

Só agora encontrei essa publicação, e é algo que também penso faz tempo, tanto que há 2 anos orientei alguns alunos num TCC baseado nessa ideia, o projeto foi bem desenvolvido do lado da célula fotovoltaica mas ficou bem simplificado no lado da iluminação, por conta principalmente da falta de um padrão pra trabalhar diretamente em DC.

Tentei acompanhar a discussão de vocês o melhor que pude, mas desculpem se deixei passar algo.

Estou resgatando o tópico pois vou fazer a instalação de spots no meu apto, não queria ficar simplesmente nos spots 127V com driver integrado, então pensei em fazer uma rede 12Vdc como padrão para alimentação, tanto para fitas de LED em alguns pontos como para os spots em outros, e dimerizar o conjunto com um controlador PWM, dessa forma:

click map

site: http://www.armacostlighting.com/store/led-dimming-basics/

O dimmer que quero usar é o mesmo usado em fitas de LED: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705227926-controle-remoto-se... , e a fonte seria uma fonte chaveada convencional de 12Vdc, tudo para manter um padrão mínimo e facilitar a manutenção futura.

Acontece que a confusão toda está nas lâmpadas MR16 12V, elas originalmente foram concebidas para substituir as dicróicas 12Vac, mas minha ideia é usar essas lâmpadas 12Vdc para poder dimerizar. Até onde sei, as lâmpadas AC tem um capacitor para limitar corrente no driver, por isso acho que não devem funcionar em DC... Encontrei algumas lâmpadas ditas "dimerizáveis", mas a informação é pobre, não explica qual o dimmer deve ser usado, e algumas cobram o olho da cara.

Alguém topou com essa situação? Será que encontro essas lâmpadas 12Vdc de LED na Santa Efigênia e consigo dimerizá-las com esse controlador PWM? Existe uma solução mais prática e estou sofrendo a toa? rs

Obrigado desde já!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço