As Lâmpadas de LED atuais são de baixa potência, apesar de produzirem um boa iluminação. 

Isto é, são muito eficientes na produção de energia luminosa. 

Não sei se já abriram uma lâmpada dessas, para descobrir como funcionam.

Já abri algumas e percebi que todas lampadas de LED 127V ou 220V CA possuem internamente uma mini-fonte CC. É claro, pois como todos sabem, o LED é um diodo e somente conduz a energia em um sentido. Por isso precisam de corrente contínua para produzirem luz.

Recentemente estava pensando sobre isso. Por que não desenvolver um sistema de iluminação com energia CC de 12V ? 

Acho que com o uso dessa energia CC poderia baratear o sistema, otimizar o uso da energia, baratear o controle, permitir o uso de No-break com uma bateria de 12V, etc. 

O que acham da minha idéia ? 

Exibições: 24630

Responder esta

Respostas a este tópico

o que a gente precisaria seria uma fonte especialmente projetada para o uso residencial :

Características :

- consumo proximo de zero quando em standby

- tensão de entrada - 10V a 16V CC (ou até 24V ? ) 

- tensão de saída - valores multiplos da tensão dos LEDs (3,0V a 3,5V) 

- aceita interruptor comum

- aceita controle de potência (dimmer) 

- aceita controle remoto.

- Mais algum recurso necessário ?

Será que existe essa fonte ou teremos que projetá-la ?

Gustavo,

Com base nas características que você colocou, uma das alternativas seria utilizar o driver baseado no NUD4001 da ON Semiconductor. O NUD4001 é um driver para LED e conta com um regulador de corrente programável (via resistor). Esse IC atende as necessidades indicadas com exceção do controle remoto (isso pode ser resolvido com um pequeno MCU).

Na figura abaixo poder ver s simplicidade do circuito baseado no NUD4001. Os cálculos dos resistores são bem simples, o datasheet mostra como realizar esses cálculos. Na figura abaixo também pode observar que opino 4 do NUD4001 esta sendo comandado por um transistor bipolar que permite adicionar o dimmer por meio de PWM, de novo, um pequeno microcontrolador ou ate um 555 pode resolver isso.

No link abaixo pode observar um vídeo que fizeram na Rússia, nesse vídeo mostram o NUD4001 ligado a um spot de LEDs.

https://www.youtube.com/watch?v=lVK296rImfs

Boa dica , Samuel.

Mas serve somente para lampadas de baixa potencia. 

Exemplo 10 v x 345mA =  3,5W aproximadamente

Vi que dá para montar dois circuitos em paralelo. 

Obrigado. 

Olá Pessoal,

Segue abaixo link do vídeo que comentei que estaria postando, nele estou alimentando o spot com uma fonte DC de bancada.

Os pontos que gostaria destacar do teste no vídeo são:

- O spot esta formado por três LEDs rebel Lumileds. A corrente máxima permitida (especificação do fabricante) é de 350mA.

- Os LEDs começam a conduzir aproximadamente aos 7,1V

- Com uma tensão de +8,5V a corrente atinge 400mA

- Com uma tensão de +8,4V a corrente nos LEDs é de 350mA.

Como vocês podem perceber, uma pequena mudança na alimentação dos LEDs muda de forma considerável a corrente nos LEDs, o que coloca em risco a vida útil dos LEDs e como já comentamos, isso se resolve com uma fonte de corrente constante.

https://youtu.be/Eg7lHP2eUQg

Em próximos posts estarei mostrando os drivers que já utilizei com este spot.

Samuel, sua bancada é boa demais ! (para não falar outra gíria) 

É em casa ou na empresa? Poderia nos dar informações sobre os instrumentos ? 

Estou montando meu super LAB.  Obrigado.

Gostei também da chillout music...he he 

Que medo hein, nos testes! Uma viradinha no dedo e já era o LED !

Legal demais. 

 

Gustavo,

Desculpe pela demora em responder, estou numa correria terminando um produto.

A bancada é em casa. Segue relação dos instrumentos:

- Fonte de bancada Minipa MPL-3303M (duas saídas 0Vdc..32Vdc @ 3A e uma saída fixa de 5Vdc @ 3A)

- Osciloscópio Agilent DSO-X 2002A

- Analisador de estados /analisador lógico de 128 canais da HP.

- Forno de laboratório para SMD T-962

- CNC de quatro eixos com controle para Mach-3

- Estação de ar quente HK-939

- Estação de solda Instrutemp.

- Instrumentos portáteis

- Ferramentas.

- Stock de kits de desenvolvimento e stock de componentes.

Eu decidi trabalhar em casa, rende mais o tempo.

Referente ao driver para o spot de LEDs eu já fiz os cálculos para o NUD4001 que indiquei num post anterior. Assim que tiver oportunidade de fazer testes estarei postando.

Parabéns pela aquisição do módulo de células solares, você vai conseguir elaborar um sistema bem bacana.

Bom dia Samuel, 

Eu também tenho alguns instrumentos em casa, no meu LAB. 

- Osciloscópio TEK TBS-1062

- Multimetro FLUKE 17B+ e um FLUKE 70 III, 

- Analisador lógico SALEAE de 24 MHz (baratinho) 

- Fontes - várias de aparelhos, laptops,etc (gosto de reciclar equipamentos e componentes) 

- Soprador de ar quente - para remoção de componentes SMD

- Estoque de componetes 

- Furadeira DREMEL, 

Estou prestes a me aposentar, por isso pretendo ter um LAB bem montado. 

Fonto antiga do meu lab:

http://labdegaragem.com/forum/topics/desafio-ferramentas-b-sicas-de...

Muito obrigado pelas informações sobre o seu LAB.

Abraços, 

Gustavo 

uma boa ideia pra economizar energia e usar um PWM pra pulsar os ler em uma frequência alta, hora ligado hora apagado.

acho e que essa ideia foi utilizada em um projeto no canal do youtobe "WR KITS" com o mesmo principio de economizar energia .

Acredito que todas as fontes de corrente das lampadas LEDs comerciais usam PWM.

Uma sugestão: já que o LED consome tão pouco, porque agente não faz um protótipo usando regulador de tensao, baterias e painéis solares prá ver quanto custaria um sistema autônomo? Imaginaram a economia na conta de luz?

Um carinha da minha cidade tá querendo fazer isso num espaćo de 6x10 m, vou falar com ele pra ver se ele paga os custos de prototipagem, pelo menos, prá colocarmos em testes e ver se é viável.

O meu desejo é esse. 

Bateria e led eu já tenho. Comprei uma célula fotovoltaica, mas acho que a potencia é muito baixa (5V/100mA).

Preciso comprar um painel solar decente , mas não são tão baratos. 

Alguém já tem um painel solar em casa? 

Tenho 2 celulas, não lembro a especificacao. Ainda preciso da bateria e montar o circuito pra ela, fazer um carregador e um regulador de tensao.

Tenho varias baterias de notebook, acredito q algumas estejam em bom estado. Não sei se poderia aproveitar, vou desmontá-las hoje ;)

Naaaaa verdade, a idéia é criar um robô-girassol com motor de passo fazendo os paineis buscarewm a direćão do sol. Mas percebe que prá chegar lá tenho que fazer um carregador solar que acenda luzinhas? Pois é, nunca pular etapas! Abraćo!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço