Identificando um dispositivo Bluetooth entre vários

Olá! 

Criei um dispositivo eletrônico com Bluetooth e usei um shield HC-06 Arduino. Também criei um aplicativo para gerenciar e controlar estes dispositivos. Será montado um sistema para usar vários destes dispositivos juntos e vendido dessa forma para o usuário final (que provavelmente será uma pessoa leiga). Considerando que existirão vários destes dispositivos ligados no mesmo ambiente, gostaria de saber como posso fazer para que o cliente (leigo) possa identificar cada um deles na lista de Bluetooth que aparecerão no aplicativo (por exemplo DEV1, DEV2,... DEVn).

OBS.: Entendo que depois de conectar a primeira vez com cada um dos dispositivos será possível renomear os mesmos na lista de bluetooth. Porém um usuário leigo provavelmente não saberá identificar um a um e ir renomeando.

Obrigado.

Exibições: 430

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Noite;Faça um informativo (manual de instrução) para o cliente (LEGO),explicando como deve ser configurado,esperando logicamente  que o cliente (LEGO)saiba ler. 

Boa noite, 

Você pode renomear cada módulo Bluetooth com um nome que quiser (acho que a limitação é de 20 caracteres).

Esse nome fica gravado no módulo, mesmo desligado. 

Isso não pode ser feito antes de enviar o módulo  para o cliente ?

José, minha ideia inicial é essa mesmo. Verifiquei em vários lugares que é até simples essa alteração de nomes, só que eu não contava com isso, pois vou ter que criar uma maneira de gerenciar esses nomes. Considerando que não poderá (ou não será aconselhável...) que existam nomes iguais, vou ter que criar um programa só para alterar essas informações antes de colocar o shield Bluetooth na placa final. A menos que você tenha alguma dica para que seja criada uma rotina no microcontrolador de minha placa, para que ele faça a alteração. Aqueles comandos "AT" do shield Bluetooth podem ser gerados pelo microcontrolador? Estou usando PIC.

Obrigado!

Bom dia , 

"Aqueles comandos "AT" do shield Bluetooth podem ser gerados pelo microcontrolador?"

- Claro que sim, conectando o módulo na porta serial do microcontrolador. 

Esses tutoriais são muito bons! (para Arduino) 

http://www.martyncurrey.com/category/bluetooth/

São muito bons mesmo esses tutoriais. Eu já tinha visto alguns deles em uma outra questão que você respondeu a outro usuário. Vou ver se encontro o que preciso. Obrigado.

José, vou lhe fazer uma pergunta de leigo, ok? 

Eu tenho meu circuito com um PIC e um shield HC-06 conectados aos pinos RX/TX, como deveria, funcionando sem problemas.

Minha dúvida é:  enquanto estou usando a conexão Bluetooth para dar instruções ao meu circuito, por exemplo, enquanto estou conectando o circuito ao PC via Bluetooth, o shield responderá aos comandos "AT"? Ou não, a conexão Bluetooth não pode estar sendo utilizada para que o shield possa responder aos comandos "AT"?

Grato!

Bom dia William,

Pelo que sei, quando o módulo esta pareado com outro dispositivo , não é possível dar comandos AT através desse dispositivo pareado.

OK. Eu achei que estava fazendo algo errado e por isso não conseguia fazer funcionar. 

Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço