Idéia - Colocar um aro automotivo sempre na mesma posição numa esteira de montagem.

Galera, preciso de ajuda com uma idéia e aqui é o melhor lugar rsrsrs...

Tivemos idéia de desenvolver para TCC da faculdade um sistema automatizado que monte os bicos de ar (pneu sem camara) nos aros dos carros.

No sistema em como fazer, já temos uma idéia legal, porém o que está complicando é:

Os aros serão colocados numa esteira, porém nem sempre eles estarão na mesma posição, digo que, o furo onde vai o bico de ar, hora pode estar num ângulo e hora pode estar em outro, como posso fazer para que eu consiga identificar a posição do furo e virar o aro para a posição desejada?

Pensei em utilizar um labview para identificar, porém nunca mexi com ele, é complicado? E qual a precisão? visto que o furo sempre tem que estar numa posição exata, senão o bico não encaixará.

Att

Exibições: 328

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc de qq jeito vai precisar de um motor pra fazer o aro virar até a posição correta.

Se colocar um sensor que perceba se o furo está na posição correta e caso negativo faz virar já resolveu.

Esse sensor pode ser otico. Se vc tiver como colocar um de um lado e outro do outro tem mais garantia de sucesso, caso negativo teria que ser de reflexão. Se a roda for preta complica um pouco.

Vc pode usar um sensor pronto:

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/34-sensores/breakout-de-...

Ou montar um com um transmissor e um receptor IR. Vi um topico aqui outro dia, mas não achei agora.

Vc precisa q o aro seja colocado em um gabarito. A parte interna da roda próxima ao cubo tem algumas referencias que sensores mecanicos podem captar.

pensei nessa hipotese...colocar um gabarito que gira livremente, ai ligar um motor para girar até o furo ficar na posição desejada. Quais sensores mecanicos podem ser usados? e onde fixaria ele? será que tem algum ponto internamente que possa ser usado como referência?

Aros Fiat por exemplo tem aquele pino que só permite encaixar a roda de um jeito. A partir dele tens uma referencia de quantos graus tens que girar. Podes trabalhar tbm com sensores ópticos pra encontrar a posição dos furos dos parafusos e até do próprio bico.

Primeiro você tem que pensar onde que as rodas vão ser posicionadas. Na entrada da esteira, na saída, na montagem?

Eu consigo pensar rapidamente em 7 modos de resolver esse problema. Também vai depender da temática que queres abordar.

bom, as rodas serão colocadas no início da esteira, já no gabarito (pensei um gabarito onde os furos de fixação se encaixem nele, e esse gabarito gira, para poder ser posicionado) e qdo chegar no local da montagem, a esteira irá parar. O sensor optico seria fixado para que fique bem alinhado com o furo, e qdo ele não fosse recebesse o reflexo, saberia que ali se trata do furo?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço